domingo, 17 de maio de 2009

| REVIEW | Lost :: 5x11

:: 5x11 :: "Whatever Happened, Happened"
Finalmente, depois de cinco anos eu posso dizer que pela primeira vez eu gostei da atuação de Evangeline Lilly. Não sei quanto a vcs, mas nunca achei ela mt esforçada nas expressões, porém, nesse episódio ela merece elogios! Apesar de não ter sido um dos melhores episódios da temporada, e algumas histórias terem sidos resolvidas de um jeito esquisito, só o final já me deixou empolgada por demais e doida de vontade pelo próximo episódio!
Depois do acampamento ter sido 'atacado', Horace acredita que os hostis tiveram ajuda de alguém de dentro e que a chave encontrada era de um dos zeladores, incluindo Jack nesse meio como suspeito. Jin acorda e encontra little Ben ainda vivo e o leva pro acampamento, deixando Roger apreensivo e Kate meio que tenta acalmá-lo. Apesar de ser o little Ben, bem, ele é só uma criança e Juliet luta pra tentar salvá-lo, mas precisa de um cirurgião e claro, por sorte eles tem um bem ali na ilha.
Sawyer que tinha reunido Jack, Kate e Hurley numa casa pra evitar suspeitas contra eles, foi lá pedir a ajuda do médico e na lata Jack se negou! E não mudou de ideia! Antes disso, Hurley tava preocupado com medo de que fosse desaparecer (lembrando "De volta pro futuro" rsrs), já que se o little Ben morresse, ele não cresceria e eles nunca teria ido pra ilha. rsrs Miles tenta explicar ao dude que não é bem assim as coisas, já que o little Ben não vai morrer e que o fato de Sayid ter atirado nele agora significa que em alguma outra ocasião, o iraquiano atirou em Ben. Eu não sei não, mas não tô lembrando de Sayid ter dado algum tiro em Ben, o que significa que ainda possa vir a acontecer. Miles deixa claro que pra eles ali do acampamento é passado, mas pra eles do avião e tal, é o presente. O presente deles é no passado dos outros! Vixi! Porém, Hurley deixa uma questão que Miles fica sem resposta: o little Ben sobreviveu ao tiro de Sayid, ok. Mas então, porque Ben não reconheceu - ou pelo menos não disse nada - Sayid como quem fez aquilo contra ele no passado??? Boa, né?
Baseando-se nesse mesmo fundamento de já fez aquilo antes, é que Jack não ouve os apelos de Kate pra ir ajudar Juliet. O doutor lembra que foi atendendo a pedidos dela, quando Sawyer tava correndo o risco de morrer naquela jaula na 2º ou 3º temp, que ele aceitou operar Ben na coluna, lembra? Que ele até parou a cirurgia pra exigir que os colegas fossem soltos? Então! Mas aí é que vem a outra questão pertinente: se isso aconteceu lá no futuro, não teria de acontecer no passado tbém? 'O que aconteceu, aconteceu' né? Ou 'O que aconteceu necessariamente não precisa acontecer de novo'? Vamos seguindo e ver até quando esse lance de não poder mudar as coisas vai continuar. Kate ficou boladona com Jack, dizendo que gostava mais da versão anterior dele, que batalhava mais. Porém, o doutor responde que ela não gostava dele antes. Ui. Ela sempre gostou dele, mas sempre foi enrolada com Sawyer, que por ser o bad guy ficou manchado o bastante pra ela não querer se arriscar. A culpa no fundo é toda dela. rsrs
Bem, o episódio focou bastante em Kate, que apesar dos pesares, não queria que o little Ben morresse e até se ofereceu para doar sangue. Quando Roger Linus lamenta não ter dado toda a atenção ao filho e pergunta se Kate é mãe, ela nega, meio triste. Daí a gente vê os flash fowards do que a sardenta arrumou pra voltar pra ilha e o que houve com Aaron. Mas, antes volta pra quando ela saiu da ilha e foi fazer o que Sawyer lhe pediu no helicoptero antes de pular: procura Cassidy, a mãe de Clementine, a filha dele! Kate lhe conta toda a verdade sobre a ilha e não aquela contada aos repórteres e tal. Apesar do desejo de Sawyer, Cassidy não aceita o dinheiro e diz que ele nunca quis saber da filha antes, e que o real motivo pra ter preferido pular do helicoptero deve ter sido covardia, não queria enfrentar como seria a vida com Kate pós-ilha.
Aí chegou naquele ponto em que Ben reuniu o pessoal no porto, com Sun ameaçando matar ele e e ele tentando convencê-los que devem voltar pra ilha, mas Kate se negou, brigou com Jack e foi embora. Ela parou num mercado e na distração perdeu Aaron de vista e saiu desesperada atrás dele, e o acha sendo levado por uma loira de cabelos ondulados, lembrando até Claire, mas que não tinha nada a ver com ela e Kate o pega de volta. Depois, ela vai até a casa de Cassidy, parece que as duas viraram amigas mesmo e até a Clementine aparece já grandinha. Kate comenta do lance de voltar pra ilha e do medo que teve de perder Aaron, apesar de sempre ter achado que um dia isso aconteceria e Cassidy diz que ela ficou com Aaron não só pra cuidar dele, mas pra ela se consolar depois que Sawyer partiu seu coração.
Mesmo triste, Kate visita a mãe de Claire e abre o jogo sobre a mentira deles a respeito do acidente e que Claire estava viva, porém sumida. E tbém deixa Aaron com ela dizendo que vai voltar para a ilha pra poder encontrar Claire. Aaaah... então é esse o motivo! Enfim, ela fica super triste ao se despedir do menino e realmente foi uma cena tocante e que ela mostrou-se muito bem. E foi assim que Kate voltou para a ilha, triste porém decidida a trazer a mãe do garotinho que aprendeu a amar e acabou deixando ela mais forte e amadurecida. Agora, nos tempos da ilha, vendo que little Ben está muito mal, Juliet diz que talvez os Outros possam ajudá-lo e ajuda Kate a tirar o menino da enfermaria e levá-lo de combe, mas chega na hora daquelas torres, e como fará pra passar sem tomar um choque? Sawyer aparece e diz que a ajudará porque Juliet lhe pediu e não deixaria o menino morrer apesar de tudo e olha que ele sabe que foi ele quem libertou Sayid. Até o pai de Ben sabe. Cheia de raiva, Juliet invade o banheiro de Jack em pleno banho dele (esperta...) pra brigar por ele não ter ajudado ela e questionar o porque ele voltou pra ilha. O doutor diz que ainda não sabe, mas confessa que foi mais por ele mesmo. Engraçado Juliet ter feito a mesma pergunta que Sawyer fez a Kate. Mas realmente, depois de tudo, eu desacredito que possa ter uma chance de acontecer um 'quadrilátero amoroso'.O lance é que os dois passam a cerca e entram no território dos hostis e Kate conta a Sawyer que fez o que ele tinha pedido, de cuidar da filha dele e tbém diz o que Cassidy falou, dele ter sido covarde. Sawyer fala que eles dois nunca dariam certo, mas que agora está bem com Juliet porque amadureceu bastante. Logo eles são cercados por um bando de hostis e pedem pra falar com Richard. Como sempre, o esquisitão surge do nada e claro, com a carinha de sempre, e aceita ajudá-los a curar o menino, mas terá consequências. Assim que ele fizer o que tem pra fazer e curá-lo, little Ben não lembrará de nada do que aconteceu e mais: perderá toda a inocência dele! Ah... Imagine só! Ah, e teve um lance que um dos caras ficou dizendo pra Richard que Ellie deveria ser informada sobre isso pois Charlie poderia não gostar, mas Alpert respondeu que não liga mais de seguir as ordens deles. Hum! Bem, Kate e Sawyer ficam indecisos quanto ao que fazer: deixar o menino morrer ou permitir que ele viva e se torne aquele gênio do mal que eles conhecem? Bem, apesar da dura decisão, preferem a vida dele e Richard leva o little Ben pra um lugar no meio da floresta, acho que é um daqueles templos que tinha aparecido naquele episódio da Rosseau nova, sabe? Pensei que fosse a cabana do Jacob...
No fim, avança no que deve ser 30 anos no futuro e Ben finalmente está acordando lá na enfermaria e se depara com Locke 'vivinho', sentado bem na frente dele!!! Sério, a cara do Ben já mostrava tudo: ele não imaginava que aquilo poderia acontecer!!! Mó cara de medo! kkk... e Locke só diz "bem vindo ao mundo dos vivos". rsrs Essa vai ser boa!!!
------------------------------------------------
* DETALHES *
- algo que de primeira eu quero frizar: não tô mais acreditando nesse lance de 'o que aconteceu, aconteceu e não pode mudar'. Ou vai dizer que não foi por culpa da burrice do Dr. Jack de negar ajuda a Juliet que Kate e Sawyer tiveram de apelar pra estratégia de Richard??? Se Jack tinha atendido Ben antes, não devia ter feito isso naquele momento tbém??? O fato dele ter se negado a repitir a ação não foi o que levou a todo o futuro de maldade de Ben? Ou será que outra pessoa fez aquilo pelo Ben e nessa época teve de ser Kate e Sawyer??? Ou será que não tinha acontecido nada disso e Ben era pra ser ruim naturalmente, o que não seria difícil, com o pai maltratando ele né?
- outra coisa é evidente: os tempos de sossego e vida normal de Juliet, Sawyer, Miles e Jin junto co
m Kate, Jack e Hurley estão de dias contados. Horace desconfia de um traidor e a não ser que descubra algum outro no meio, provavelmente essa situação vai ser o estopim pra descoberta a respeito dos 'membros futuristas'.
- onde está Daniel Faraday? Será que o 'não está mais entre nós' é porque o físico morreu? ou ele tá saltando no tempo?
- o que acontece pra Richard dizer que curar Ben significaria tirar a inocência do garoto? tá vendendo a alma dele pra alguém? Creeedo! Mas será que aquele lugar pra onde ele levou o garoto não é tipo a antiga moradia do Jacob? suponho que ele deve ter algo a ver com isso, será?
- Charlie e Ellie devem ser os líderes dos Outros/hostis. E Richard não parece mt interessado em atender as ordens deles. Widmore tinha dito que Ben foi quem o expulsou da ilha, mas será que foi isso mesmo? Ellie é aquela loira que vigiava Dan lá na bomba e soube que eles eram do futuro e tal, será que 'Ellie' vem de Eloise Hawking? Acho que não, já que a velha é bem branca e de olhos claros e a Ellie que apareceu era bem mais morena. Quem sabe ela não pode ser a mãe da Penny né? Mas aí ia dar mt embolação, porque ia ter a chance do love de Desmond ter nascido na ilha e eu não acredito que ela tenha algo a ver com isso.
- lembrei de Desmond. Tô com saudades dele! Apesar de ter medo do que Ben possa ter feito...
- eu quero ver se Ben realmente não faz ideia do que Locke tá fazendo aparentemente vivinho na sua frente! Tomara que não, porque vai ser ótimo ver ele sem um plano debaixo da manga.

Nenhum comentário: