quarta-feira, 30 de abril de 2008

| Conheça a história do Homem de Ferro dos quadrinhos

O Homem de Ferro (Iron Man) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Sua identidade secreta é a do empresário e milionário Anthony Edward "Tony" Stark. Foi criado por Stan Lee em 1963, com projeto de Don Heck nos desenhos, sua primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 e foi publicada no Brasil em Heróis da TV #100.
Como Tony Stark, o Homem de Ferro é um gênio da engenharia de automação. Nunca faltou dinheiro para seus projetos pois herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando este faleceu em um acidente. Dada a sua juventude, criou para si uma fama de playboy milionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes.

Durante a guerra do Vietnã, Tony Stark
aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalmente acionando uma armadilha! Por sorte, ele sobreviveu, mas os estilhaços da bomba atingiram seu coração. Os vietcongues o capturaram e foi levado até o líder Wong Chu. Stark estava à beira da morte e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma, prometendo que depois ele seria operado dos estilhaços.
Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma, e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar o vietcongue. Preso com ele estava outro gênio, o professor Yin Sen. Stark revelou seu plano ao professor, e Yin Sen o ajudou a construir a armadura que o manteria vivo. Inventou, primeiro, um traje especial, um exo-esqueleto superequipado construido para fugir de um campo de prisioneiros vietcongue, onde estava preso.
Para disfarçar a fuga, o cientista que se tornara amigo de Stark distraia os outros, e acabou fuzilado! Pelo menos Stark conseguiu fugir. Wong Chu tentou fugir, mas o Homem de Ferro incendiou o galpão de munições fazendo com que a explosão o matasse e os prisioneiros foram libertados.
As primeiras versões da armadura era bem mais rude, cinzenta e com traços pouco anatômicos, tinham um gerador magnético que mantinha o estilhaço da granada afastado do coração de Stark. Mas o problema só se resolveria por completo com um transplante de coração. Desde então Stark desenvolveu novas versões de sua armadura, e adotou as cores vermelho e dourado como as padrões da armadura. Com o traje cada vez mais aperfeiçoado, Tony Stark passou a atuar como super-herói, combatendo toda sorte de inimigos dos Estados Unidos. No começo de suas atuações, e para que ninguém desconfiasse, Stark espalhou o boato de que o Homem de Ferro era seu guarda-costas.
Na versão original Tony Stark colaborava com as forças armadas americanas, desenvolvendo armas e maquinários destinados aos confrontos da Guerra Fria. Seus inimigos frequentes eram os comunistas (russos, asiáticos ou latino americanos), enfrentando como Homem de Ferro rivais tecnológicos como o Dínamo Vermelho (ou Escarlate) e o primeiro Homem de Titânio, ou espiões especiais como a Viúva Negra e o Espião Mestre. Duramente atacado na época da reação à Guerra do Vietnã, amenizou sua postura anticomunista.

O Homem de Ferro tbém é um dos fundadores dos Vingadores ao lado de Thor, Hulk, Vespa e Homem Formiga. Apesar de ser um herói sem poderes próprios, sua coragem, inteligência, e equipamentos o tornam um dos mais poderosos dos Vingadores. O próprio Anthony Stark também tem um papel muito importante nos Vingadores, pois é ele que financia parte dos recursos da equipe e fornece a tecnologia que precisam, como por exemplo os jatos e naves. Inclusive, era muito amigo do Capitão América, que entrou depois no grupo.
As armaduras usadas na Gruta (prisão de segurança máxima para super-vilões) também são criações de Stark. Entre os inimigos do Vingador destacam-se o Mandarim, Dr. Destino, Dínamo Escarlate, o dragão milenar Fin Fang Foom (que nome estranho!!), IMA, e HIDRA.


Nas histórias mais recentes, Stark foi levado à falência por um rival chamado Obadiah Stane (criador da armadura do Monge de Ferro), que o levou a um colapso emocional e problemas com alcoolismo. Ele teve de abandonar a identidade do Homem de Ferro, transferindo-a para um de seus empregados, o ex-militar James Rhodes.
Stark recuperou-se financeiramente criando uma nova companhia, a Circuits Maximus, mas enquanto a reerguia, Rhodes continuou no controle do traje. Com o tempo Rhodes foi se tornando cada vez mais agressivo, beirando a loucura. O motivo disso era o traje estar calibrado para funcionar em conjunto com a mente de Tony Stark. Depois de salvar Rhodes e derrotar Stane, Tony decidiu se dedicar a destruir todos os trajes de combate baseados no seu, por serem perigosos demais. Essa perseguição aos vilões cibernéticos teve uma conclusão trágica quando Stark, ao lado da Viúva Negra e de um novo Dínamo Escarlate - o militar russo Valentin Shatalov - enfrentaram o ensandecido Homem de Titânio original (Boris Bullski). Indignado com a Rússia, ele fugiu de uma base militar e tentou matar Tony Stark durante uma cerimônia de inauguração de uma fábrica da Stark em solo russo.
O uso constante do traje do Homem de Ferro estava destruindo o sistema nervoso de Tony Stark. Enfraquecido e, mais tarde, paraplégico após ser baleado por uma ensandecida ex-amante, Stark não podia mais lutar em pessoa e teve que desenvolver uma versão do traje do Homem de Ferro controlável à distância. Quando essa versão provou não ser suficiente ante uma ameaça em particular, Stark produziu uma nova armadura, mais poderosa que veio a ser chamada de Máquina de Batalha. Essa foi mais eficiente contra seus inimigos mas tinha os mesmos efeitos que sua armadura antiga sobre sua saúde. Muito tempo depois, Stark recobrou a mobilidade das pernas após - literalmente - exigir o uso em si mesmo de um revolucionário biochip.
Stark decidiu fingir sua morte e pôs a sí mesmo em animação suspensa enquanto se recuperava. Rhodes, que não foi avisado sobre esse plano, assumiu o comando das Empresas Stark e da Máquina de Batalha. Quando Stark reapareceu curado, Rhodes ficou furioso por ele ter enganado a ele e a outros amigos e partiu, levando consigo a Máquina de Batalha. Rhodes passou a atuar esporadicamente usando o traje do Máquina de Batalha.
Tony Stark não possui nenhum poder além de seu grande intelecto, mas seu traje possui vários apetrechos tecnológicos. A armadura é o testemunho da genialidade de seu criador. Ela é feita em malha de metal, sendo enrijecida por um campo magnético. Geralmente, ela é guardada dentro da pasta executiva de Stark, num compartimento secreto. Possui diversos equipamentos (computador de navegação, diversos tipos de sensores, sistemas de iluminação, emissores de pulso eletromagnéticos, sonar, disruptor sônico, compartimentos de reserva de oxigênio), entre muitos outros apetrechos. A maioria dessas habilidades não estava presente no traje original do Homem de Ferro, datado de 1963.
Após a injeção do virus Extremis, Tony Stark ganhou vários novos poderes: força e velocidade sobre-humana, e com uns dos 'upgrades' que ele fez nele mesmo agora ele pode se conectar em qualquer rede, incluindo satélites, celulares, etc. ou seja, ele 'enxerga' com a mesma precisão de um satélite.

Imagina só um filme contando a história da fundação do Vingadores com direito a todos esses super heróis?? Demais!! Por enquanto, fiquemos com esse mini-trailer do filme Homem de Ferro que estréia hoje no Brasil e no mundo! é de arrepiar!! Abaixo, um link de um post anterior com a história do filme.




Post relacionados:
Vem aí | Homem de Ferro > Estréia: 30/04/08
Post relacionados Blog da Lulyy:
[ HOMEM DE FERRO ] Super Estréia do Mês*

Um comentário:

david santos disse...

Olá, Lully!
Gostei muito do seu trabalho.
Parabéns.