segunda-feira, 4 de maio de 2009

| REVIEW | Lost :: 5x09

:: 5x09 :: "Namaste"

Se a série tá perdendo audiência é porque a gente não pode mesmo entender o público americano! Porque quem é mesmo fã dessa série, mesmo com seus altos e baixos, deve compartilhar da mesma opinião que eu: essa temporada da avassaladora. Não do aspecto de ação e suspense dos anos anteriores, mas do ponto de vista das revelações, e tudo, nossa tá mt bacana de se ver!!! Apesar de que, teve um momento bem 'meda'... rsrs
Já começa com a descoberta do que aconteceu no segundo acidente, agora do Ajira Airways. Lá estava o co-piloto comentando a coincidência de ter um dos Oceanic Six no avião (mal sabia ele que outros quatro tavam lá...) quando começou aquela pane braba e Frank já sentiu o que era. Balança, balança, clarão e do céu cinzento, eles vão parar num céu azul bem acima do que parece ser a ilha!!! Frank já sabe o que fazer, e uma pista de pouso convenientemente surge na ilha e ele consegue pousar aos trancos e barrancos! Ao acordar, o co-piloto está morto e Sayid, Jack, Kate e Hurley sumiram. Frank ajuda Sun e logo Ben aparece dizendo que os sumidos foram embora, mas ele não sabe pra onde. Tá.
30 anos antes....... Sawyer pasmado ao rever os quatro ex-coleguinhas de ilha, principamente Kate, claro. Até Jack sentiu algo alí nos olhares. Bem, o lance agora é Sawyer conseguir explicar a eles como foram parar em 1977 e na Iniciativa Dharma. E como era de se esperar, eles não entenderam muito bem e Sawyer pensa em algo pra levá-los ao acampamento sem serem descobertos ou achados como 'hostis'. Ao saber que Sun estava no mesmo vôo, Jin sai em disparada até a estação Chama pra ver se houve sinal de algum avião na ilha.
Na Chama, um tal de Radzinsky constrói uma maquete (que depois a gente descobre ser da Estação Cisne) e estranha a pergunta sobre o avião, mas não acha nada no radar. Um alerta de invasão hostil é emitido e Jin corre na frente e encontra Sayid! Porém, pra disfarçar que não o conhece, tem que prendê-lo. Com ajuda de Juliet, Sawyer consegue incluir Kate, Jack e Hurley na lista de passageiros do submarino que chegou a ilha naquele dia trazendo os novos funcionários Dharma. Hurley lembrou a Sawyer do destino do pessoal da Dharma, que foram todos assassinados e que agora poderiam impedir isso, mas Sawyer tenta explicar sobre as teorias de Faraday e ao ser perguntado se o físico está com eles alí, Sawyer diz que 'não mais' ? Como assim?
Avançando no tempo, temos Frank tentando acalmar os poucos passageiros do avião quando Caesar questiona se ele realmente não sabe aonde caíram, e comenta inclusive ter achado uma construção onde há gaiolas com animais (?) e dá pra ver uma ilha bem maior! Enquanto eles discutem, Ben vai saindo de fininho, possivelmente já descobriu em que lugar da ilha está e Sun vai atrás dele, e tbém Frank os segue. Ben diz que irá pra outra ilha que é onde tem o acampamento do seu pessoal e Sun o segue, mas Frank a alerta pra não confiar no cara. Porém, ela tá mais interessada em encontrar Jin e acredita que Ben saiba mais que eles e vão atrás de botes que há na praia. Daí, com tudo já pronto pra sair, Sun dá uma pancada em Ben!!! Não é que ela não é nenhuma boba? Gostei disso! Dá-lhe Sun! Frank sem saber o que fazer mesmo, embarca com ela até a outra ilha.
Jack conhece o famoso cara dos vídeos Dharma, Pierre Chang (mas não era outro nome?), que lhe mostra sua tarefa de acordo com sua especificação: 'workman', ou zelador. rsrs De médico a zelador, até Jack riu. É engolir o orgulho, até porque não é mais ele o 'líder'. Kate por pouco não é descoberta, mas Juliet chega bem na hora. Sawyer logo vai tentar resolver a situação de Sayid, e disfarçadamente faz ele se declarar um hostil, ou então pode ser morto, já que Radzinsky acredita ser ele um espião e por ter visto a sua maquete, pode contar tudo aos outros.
Frank e Sun chegam a outra ilha esperando encontrar alguém, mas logo se vê que as coisas não estão em seus lugares, até porque ao que parece eles estão 30 anos a frente, provavelmente no tempo 'real'? depois que eles saíram da ilha, não sei. Enfim, o lance é que rola um susto com uns barulhos no mato e quando chegam ao acampamento, abandonado e acabado, nenhum sinal de vida. Até que uma luz acende numa das casas e eis que surge ele, o fantasminha camarada, Christian Sheppard! Sério, é um dos mistérios que eu mais espero descobrir! Ela pergunta de Jin e ele quer lhe mostrar algo. Numa sala abandonada e tbém destruída, há alguns retratos na parede e enquanto Sun não entende nada, Christian lhe mostra aonde está seu marido: uma foto dos recrutas da Dharma de 1977 aonde estão Kate, Hurley e Jack. Sun e Frank continuam boiando e o ghost só avisa: "Você tem uma pequena jornada pela frente" !!! Ih caraca!!! Ela nem imagina que tá falando com um cara morto, imagina!
De volta aos 77, bem na hora daquela foto que Sun estava vendo. Depois, Kate, Hurley e Jack ficam surpresos ao verem Sayid chegando como prisioneiro com Sawyer, que o deixa numa cela. Jack vai falar com Sawyer na casa dele e descobre na surpresa a companheira dele, Juliet, e é impressão ou o doutor ficou bem emocionado ao revê-la? Enfim, Jack começa seus questionamentos a Sawyer a respeito do que ele pretende fazer sobre as coisas e tal, e o loiro ainda tá planejando algo, mas o doutor mais uma vez quer fazer algo sem nem saber no que tá se metendo e acabou levando um toco de Sawyer, que lembrou como suas atitudes impensadas mataram a muitos. O engraçado é ver Jack apelar pra o fato dele ter conseguido tirar alguns da ilha, sendo que isso foi mais uma de suas furadas. É, se antes a rixa deles era por causa da sardenta, agora a coisa fica mais feia ainda. Será que Jack aguentará só receber ordens? Ah, e ainda rolou um momento 'olhar que devo desviar' de Sawyer com Kate. Juliet, te cuida!
Pra finalizar, um momento esperadíssimo e que eu já tava matutando quando iria acontecer. Bem, o fato é que Sayid está lá preso e um menino vai levar comida pra ele e começa a perguntar se ele é mesmo um hostil. Curioso pela pergunta, Sayid se apresenta e o menino tbém. Quem é ele? Benjamin Linus aos 12 anos!!!! 'É um prazer te conhecer, Ben'!!! IhIhIh!!! Essa vai ser boa!! Agora o Ben tá em desvantagem e o titio Sayid pode fazer o que quiser? rsrs Mas será que esse encontro entre eles é quem definirá aquele velho e conhecido Ben bad? Sabe-se lá!

----------------------------
DETalhes
+ a Estação Cisne é aquela aonde Desmond morou e ficava digitando aqueles números, anos mais tarde. E o tal do Radzinsky foi pra lá depois e chegou a ter como companheiro o antigo colega de Desmond, que vestia aquela roupa amarela quando ele chegou a ilha e o largou sozinho na Estação. E não sei porque, mas Radzinsky se mata.
+ AAAAAAAAAAAAAAH! Pra não esquecer, lembra do bebê de Amy e Horace, que Juliet fez o parto e deu tudo certo? Lembra quando eu apostei que ele não seria 'qualquer' bebê? É, os pais escolheram o nome da criança: ETHAN!!!!! Hahahahaha... A cara da Juliet ao saber disso foi mt engraçada, pois ela tava segurando o little Ethan no colo!! kkk... Eu tacava longe! rsrs O lance é: curiosamente, foi Ethan (junto a Richard) que convidou Juliet para integrar o projeto pra ajudar as grávidas e a levou pra ilha, lembram, deu até o suco com sonífero. Depois, ele era o ajudante dela nos partos. E depois, bem, ele fingiu ser um dos passageiros da Oceanic e quase matou Charlie, e tbém levou Claire sei lá pra onde. Ethan acabou morto por Charlie. Belo destino hein.
+ Hurley e seus momentos: elogiando o inglês de Jin; com medo de perguntarem quem era o presidente em 1977; e na hora da foto era pra dizer 'Namastê'. Aí ele nem entendeu (Nama-what?) rsrs.
+ e o que foi aquela porta abrindo e os barulhos na floresta quando Sun e Frank estavam no abandonado acampamento? Scary! E Christian Shepard?! O que ele faz ali caramba? Ah e detalhe: aquela sala aonde tinham quadros de onde ele tirou a foto da equipe Dharma de 77, parece ser a mesma sala aonde os novos recrutas da Dharma eram recebidos e tinham as tarefas recebidas. Percebi isso quando Kate conversava com um cara e deu pra ver a parede com as fotos atrás. Resta saber o que causou essa 'separação temporal'. Uns nos anos 70 e outros sabe-se lá quando, provavelmente nos tempos 'atuais'. E tbém: como vão se encontrar? Ah, talvez quando encontrarem Locke eles descubram. Outra coisa: no Dude We Are Lost, os caras acham que viram a Claire lá nessa cena da Sun vendo a foto, confira e vê se enxerga, eu não vi nada.
+ as gaiolas com animais citadas por Caesar seriam aquelas aonde Kate e Sawyer ficaram presos na segunda temporada ??? Até porque, Ben chegou a levar Sawyer a um penhasco e lhe mostrou que estavam na verdade em outra ilha, e que aquela outra ao longe era aonde o avião da Oceanic tinha caído! Lembram tbém que Sawyer e Kate estavam trabalhando numa construção, não sei se era de uma rodovia ou de uma pista de pouso?
+ acredito que quando Sawyer disse que Faraday 'não mais' está com eles, não significa que ele tenha morrido, acho que o cara deve ter ficado meio pirado depois de tudo que passou com Charlotte, ele tinha ficado bem abatido.
+ Sawyer comentando com Juliet que tinham de arrumar uma forma de encobrir Kate, Jack e Hurley, 'antes que estraguem tudo o que temos aqui'. É uma ilusão dele né? Ele sabe o destino daquele povo e que não pode mudá-lo (aparentemente, porque se eles estão participando daquilo tudo, não mudaram algo?). Sawyer tá brincando de casinha com Juliet, tem confiança de mts e uma vida honesta, diferente de antes. Mas até quando?
+ uma coisa é certa: até o final da série deve ter uns 20 e pouquinhos episódios que provavelmente deve ser passado em meses na ilha, no máximo. Não vai dar pra eles chegarem até aquele fim trágico da Dharma. Então de alguma forma, eles vão mudar alguma coisa. Não acham?

Episódio Exibido no axn dia 27/04

Nenhum comentário: