sexta-feira, 20 de março de 2009

| O que eu Vi | JANEIRO Atrasilda*

Com toda a minha embolação no fim e começo de ano, eu acabei me esquecendo(tbém) dos filmes de JANEIRO! Não muitos, nem tão esperados e os destaques do mês: dobradinha-tripla de Cameron Diaz, Meg Ryan e Tom Hanks; finalmente vi alguma coisa da Scarlet Johanson e revi alguns filmes que tinha mt vontade há tempos. E consegui me atrasar ainda mais com s filmes de FEVEREIRO, que em breve estarão por aqui. Vixi!

P.S. Eu te amo [P.S. I Love You, EUA - 2007]

Depois de um longo período de comédias românticas sem sal nem açúcar, com finais mais previsíveis do que da novela das 8, tá aí um filme diferente. Não perfeito, mas diferente, com outra perspectiva. Geralmente o casal sempre é 'feliz pra sempre', independente de qualquer coisa. Desta vez, o casal apaixonado é separado pela morte, algo que não tem volta e que é difícil de superar, inimaginável. Talvez o casal protagonista não seja o mais 'tudo a ver', bonitinhos e tal, mas isso que achei bacana, pois parecem normais. Um casal como qualquer outro, que briga, tem problemas, mas se ama além de qualquer bobagem cotidiana. Mas, um dia a missão de cada um por aqui se cumpre, e cabe ao outro tentar continuar a vida. Pensando que sua amada sentiria muito sua falta, Gerry deixa um presente para aniversário dela: várias cartas de amor que serão entregues aos poucos, com o objetivo de fazer ela continuar a viver. Se essa idéia soa um tanto 'mórbida', termina por ser algo sensível, e emocionante, e que ajuda Holly, a viúva, a encarar sua nova vida de outra forma, e a não se fechar para as novas oportunidades. Esse filme poderia ser como qualquer outro, mas, felizmente ele conseguiu surpreender! E eu adorei isso! Outra coisa maravilhosamente divina, claro, ele, Jeffrey Dean Morgan (o Denny de Grey's Anatomy) e seu sorriso que ilumina, como minha mãe disse. A trilha sonora é mt boa, as cenas do passado de Holly e Gerry, como eles se conhecendo são super fofas (apesar de não dar pra crer que ela tinha 19 e ele 23 anos.rsrs). Um filme que, apesar da história, não quer te forçar a chorar.

Com: Hilary Swank, Gerard Buttler, Lisa Kudrow, Kathy Bates, Jeffrey Dean Morgan.
Direção: Richard LaGravanese (A Princesinha)
* TRILHA SONORA *
---------------------------
---------------------------
Zodíaco [Zodiac, EUA - 2007]
Caramba! Como explicar esse filme? Adoro essas coisas de investigação (vide os seriados que eu falo aki no Blog), ainda mais quando são fatos reais, nesse caso, como o nome diz, sobre o Zodíaco, assassino da região de São Francisco, nos Estados Unidos, que no final dos anos 60 mandou cartas pra três jornais da cidade, incluindo o San Francisco Chronicle, confessando seus crimes e mandava um código que ninguém conseguia decifrar. Nessa história entra o detetive David Toschi, que persiste até ver que não tem mais jeito; o jornalista provocador Paul Avery, interpretado de forma magnífica por Downey Jr. e o tímido cartunista Robert Graysmith, que é o único que consegue desvendar os mistérios dos crimes, porém, isso lhe custa sua família, trabalho e às vezes, até a sanidade! Mt interessante o passo a passo, e talvez seja justamente esse o problema, alongou demais o filme. Mas, tirando isso, é legal ver quando eles tão cara a cara com o único suspeito, e provável assassino, mas que por não terem as provas concretas, nunca dava pra prendê-lo. O pior é que na real, nunca prenderam o Zodíaco! Esse único suspeito, só foi aceito nos anos 90 e quando iam prendê-lo, o cara morre e o caso é fechado! Mt loka a história, sugiro que tenha paciência (muuuita mesmo) pra acompanhar, vale pelas atuações e pela história mesmo. Mt bom!

Com: Jake Gyllenhaal, Mark Rufallo, Robert Downey Jr., Anthony Edwards.
Direção: David Fincher (O Curioso Caso de Benjamin Button)
P.S. 'Zodíaco' é baseado na história verídica de um serial killer que aterrorizou a baía de San Francisco e provocou autoridades em 4 jurisdições, com códigos e cartas, durante décadas.
P.S. [2] Este é o 3º filme que aborda o assassino, os anteriores foram: "The Zodiac Killer" (1971) e "O Zodíaco" (2005).
P.S. [3] Baseado no livro escrito pelo próprio Robert Graysmith, "Zodíaco".

------------------------------------------------------
Eu e as mulheres [In The Land Of Women, EUA - 2007]
Meio sumido desde o fim de The OC, eu tava com vontade de rever o Adam Brody! Apesar do personagem ser adulto mesmo, parece que a gente tá vendo o mesmo nerd, só que como eu já disse, adulto. Na história, ele levou um chute da namorada que é uma atriz em ascendência, e resolve ir passar um tempo com a avó, que tá meio maluquinha, achando que vai morrer a qualquer hora. Enquanto refresca sua mente, ele tbém tenta escrever o livro que planeja desde os tempos de colegial. Mas, logo ele se distrai novamente, com a vizinha da casa da frente, mais velha que ele. Na real, a coisa é mais pra amizade, a cumplicidade entre os dois é bem legal, passam horas conversando e tal. A tal mulher ( Meg Ryan num bom papel como há tempos eu não via) vive um drama com sua saúde e com o relacionamento com sua filha rebelde sem causa, a Bella Swan de "Crepúsculo" (meu primeiro filme da Kristen). Enfim, logo logo o cara que só queria descansar a cabeça e esquecer da namorada, se vê no meio dessa relação entre mãe e filha, mas por outro lado, é através dele que as coisas melhoram pra elas. É bem legal esse filme, surpreende, já que aparentemente não dá a impressão de que vai ser lá grande coisa, mas vale ser apreciado. Mas não se iluda com esse poster, é só pra chamar a atenção.

Com: Adam Brody, Meg Ryan, Kristen Stewart, Elena Anaya.
Direção: Jon Kasdan
* TRILHA SONORA *
------------------------------------------------------
O ex-namorado da minha mulher [The Ex, EUA - 2007]
Nada mais chato que um ex-namorado pentelho na vida. Pior se o cara é meio que o chefe do atual marido da ex. Que embolação que eu fiz! O lance é que Zack Braff consegue ser engraçadinho como um jovem casado que acaba de ter um filho e perder o emprego e ainda fez a esposa desistir de trabalhar! Sem ter pra onde correr, ele aceita trabalhar com o sogro que só o tolera e não gosta de seu trabalho (cozinheiro). O fato é que na empresa de publicidade onde vai trabalhar, ele vira assistente de Chip (Bateman) um ex amigo de sua esposa dos tempos de escola e que chegou a ter um affair com ela, e parece não ter esquecido. Além de Braff ter de aturar todo o carinho do sogro por Chip, ainda paga altos micos falando bobagem. Aos poucos, a gente começa a perceber a verdadeira face de Chip, que por trás do 'cara na cadeira de rodas', ele se aproveita disso pra massacrar de todas as formas possíveis o rival, que acaba desacreditado até pela esposa! Nossa, mas dá até pena dele! Chega a ser triste quando ele quer provar que Chip mentiu sobre ser paralítico, e o taca escada a baixo!! Nossa, e o pior é que, enfim, deixa pra lá. É moderadamente divertido, nada super demais de bom, mas que dá pra ver e passar o tempo.

Com: Zack Braff, Jason Bateman, Amanda Peet.
Direção: Jesse Peretz
------------------------------------------------------
Efeito Borboleta 2 [Butterfly Effect 2, EUA - 2004]
Eu realmente não entendi mt bem o primeiro filme. Pra falar a verdade meeesmo, eu não curti mt, o Ashton Kutcher tava estranho demais. Já este aqui eu já achei mais legal, eu acho que é por toda a motivação dele de não só salvar a namorada, mas os amigos tbém, já que a embolação começa depois deles voltarem de viagem e sofrerem acidente de carro onde só o protagonista sobrevive. Um ano depois, ainda deprimido, ele fica olhando tanto as fotos antigas e volta aquele tempo exato e com isso, resolve dar uma modificada nas coisas. Mas é aquilo: mexeu no passado, o futuro pode mudar e é isso que acontece todas as vezes que ele intervém, até o sacrifício final que ele faz por todos. O chato do filme foi o excesso de cenas picantes, não tinha o porquê e os meninos devem ter adorado aquela cena dele com a Erica Durance. Enfim, uma 'continuação' sem motivo algum, mas que não deixa de ser intrigante e menos confuso que o primeiro, pelo menos pra mim.

Com: Eric Lively, Erica Durance, Gina Holden, Dustin Milligan, Lindsay Maxwell.
Direção: John R. Leonetti (Kyle XY, Premonição 2)
------------------------------------------------------
O Diário de uma Babá [The Nanny Diaries, EUA - 2007]
Eu já tinha tentado, mas nunca tinha conseguido ver um filme da Scarlet Johanson. Daí me aparece esse filme em que ela é uma recém saída da faculdade e que não sabe mt bem o que quer da vida, só o que a mãe dela quer. Pra tentar se descobrir e observar os outros, ela resolve aceitar o emprego de babá de um menininho cuja mãe é da alta sociedade. O bastante pra nunca dar atenção ao menino, que acaba se apegando mesmo à babá, que por sua vez fica sem tempo pra sua própria vida e nem quer saber de homens, até que o vizinho bonitão e cheio da grana aparece interessado nela. E não tem mt o que dizer desse filme, que enrola e cansa. Ela reflete sobre os comportamentos da chefe e do marido traíra, e esquece do objetivo inicial que era ela se conhecer. Mas largar o emprego fica difícil quando ela é a única que realmente se importa com a criança. Porém, quando começa a atrapalhar sua vida de uma forma sem volta, ela tem de tomar uma decisão. Não curti mt o filme, nem o final do jeito que foi, nem a Scarlet Johanson.

Com: Scarlet Johanson, Laura Linney, Paul Giamatti, Chris Evans, Alicia Keys.
Direção: Shari Springer Berman e Robert Pulcini (Anti-Herói Americano)
------------------------------------------------------
Forrest Gump - O contador de histórias [Forrest Gump, EUA - 1994]
Mais um grande filme com Tom Hanks. Ele não se cansa disso, né? A história é bem louca, inimaginável. Enquanto espera o ônibus, Forrest Gump vai contando a história de sua vida, que basicamente, se liga a história americana! O cara esteve presente em vários momentos importantes, tantos que eu até me esqueci! Tbém, apesar de ser um grande filme, ele é, teoricamente, enorme! Mt longo! Enfim, Forrest nasceu com problemas nas pernas e a partir disso descobriu a habilidade de correr mt rápido. Isso o levou a campeonatos e tudo mais, até Olimpíadas ele participou! Chegou a conhecer o presidente Kennedy, se meteu no meio do escândalo do Watergate, foi pra guerra e lá conheceu seus únicos amigos: um morreu, e o outro, foi o responsável por torná-los ricos... já que investiram na nova empresa chamada Apple...rsrs Enfim, vários anos se passam e apesar de várias conquistas, Forrest sentia falta só de uma coisa: sua amiga de infância e seu grande amor, que ia e voltava pra sua vida no passar dos anos, porém, só depois que eles se entendem e ele até tem um filho (Haley Joel Osment novinho!). Ah, é mt coisa, bem interessante. Mas, é cansativo! Detalhe pra idéia de Gump de correr o país inteiro à pé! Eu lembro disso de um comercial, mas nem sabia que era sobre esse filme! rsrs

Com: Tom Hanks, Gary Sinise, Robin Wright Penn, Sally Field.
Direção: Robert Zemeckis (trilogia De volta para o futuro, Uma cilada para Roger Rabbit, A morte lhe cai bem)
P.S. Indicado a 13 Oscars, ganhou seis: melhor ator (Tom Hanks), melhor diretor, melhor efeitos visuais, melhor edição, melhor filme, melhor roteiro adaptado.
* TRILHA SONORA Cd1 e Cd2 *
------------------------------------------------------
Apenas bons amigos [Speechless, EUA - 1994]
Em tempos de eleições para escolha do senador lá, dois estranhos se conhecem num bar e a conversa de uma noite tem tudo pra virar algo mais. Até descobrirem que ela é redatora de um político e ele, do outro! Rivais na política que inicialmente tentam levar na boa a afeição entre eles, mas quando cada um começa a pescar as coisas do outro e usar no trabalho, aí não dá. É engraçado os políticos de cada lado discursando mas mais parecia o casal brigando! Eles trapacearam, mas se apaixonaram. Teve o Christopher Reeve ainda andando (!) como o ex-noivo dela e mts tentativas de entendimento. Mas, apesar das brigas, os dois não podiam negar seus sentimentos um pelo outro, e o casal pegou mt bem, combinaram, até pq Geena Davis ainda tava 'bonitinha'. Bem legal esse filme, mt bom.

Com: Geena Davis, Michael Keaton, Christopher Reeve.
Direção: Ron Underwood (O Ataque dos Vermes Malditos)
------------------------------------------------------
Letra e Música [Music and Lyrics, EUA - 2007]
Apesar de não figurar na lista das minhas comédias românticas favoritas, o filme consegue ser divertido, o que abafa um pouco o que deveria ser o brilho maior: o romance entre o casal que no caso é um ex-ídolo dos anos 80 que vive do único sucesso de sua ex-banda, a Pop! Simplesmente impagável o video clip fictício dessa banda! Zoando com toda aquela breguice dos anos 80, os mullets, dancinhas ou historinhas ridículas nos clipes! kkk... Hugh Grant tá mt bom nesse filme e agora, o personagem dele tem a chance de ter uma música sua na voz da nova cantora sensação dos adolescentes. E lá vai mais zoação! kkk, eles não perdoaram mesmo! Drew Barrymore é a moça que molha suas plantas e o surpreende ao mostrar um talento pra compor. Agora ele será a música e ela a letra da canção. Não que o casal seja ruim de todo, mas não pegou, não convenceu, só divertiu. Ela é ótima atriz e ele tbém, não tinha cono não funcionar, mas quanto ao romance, ficou devendo. A música que eles compuseram foi mt boa, e a voz do Hugh Grant tbém não deixa a desejar. Mt bom esse filme, fofo e divertido que vale a pena ver e rever, e rever de novo e de novo... E dançar bastante "Pop! Goes my heart". rsrs

Com: Drew Barrymore, Hugh Grant, Haley Bennet, Brad Garret.
Direção: Marc Lawrence (Amor à segunda vista, Miss Simpatia 1 e 2)
* TRILHA SONORA *
------------------------------------------------------
Mensagem para você [You've Got a Mail, EUA - 1998]
Na época que eu vi este filme pela primeira vez, eu tava começando a mexer em internet, bate papo e tal, e adorei a história por pensar que poderia acontecer comigo um dia, imagine. rsrs teenage things. Enfim, Meg Ryan e Tom Hanks combinam tanto que o filme nem precisa ser bom, era só ter a imagem deles, mas não, ele é mt fofo! Os dois conversam pela internet sem saberem nada pessoal um do outro, e ambos mantém relacionamentos um tanto vazios. Ela é dona de uma lojinha de livros no bairro, pequena, mas aconchegante e tem mt valor pra ela. Já ele, é um dos donos de uma grande livraria, dessas que tem preços baixos e cafezinho pra tomar enquanto vc lê. Um império, que vai logo abrir sua nova loja na rua da de Meg! Se os dois sentem algo especial via email, pessoalmente a coisa muda. Ela o acusa de estragar sua vida e só pensar em grana e ele retruca da maneira que pode. Até que a coisa muda e os amigos da internet vão se conhecer pessoalmente... Putz, essa cena foi mt legal, quando Tom olha e vê que ela é quem é, fica desolado, mas acaba indo falar com ela, que não sabe quem ele é. E por aí vai, apaixonados pela internet, e ele tentando mostrar seu lado verdadeiro para ela pessoalmente, antes de revelar o segredo. Mt bom, nossa! Pra mim o final não foi clichê não, foi lindo e melhor que não teve mais enrolações do tipo 'vc mentiu pra mim' ou 'te odeio' ou então, 'vai atrás de mim em algum aeroporto'. O final foi romântico e os atores fizeram toda a diferença! Adoro esse filme!!!

Com: Meg Ryan, Tom Hanks, Parker Posey, Steve Zan.
Direção: Nora Ephron (Sintonia de Amor, A Feiticeira)
------------------------------------------------------
Patch Adams - O Amor É Contagioso [Patch Adams, EUA - 1998]
Robin Willians é um dos poucos atores em Hollywood que se dão ao luxo de fazer o povo rir e chorar. Se as comédias dele não foram mt boas nos últimos anos, pelo menos no quesito drama, ele já deveria ter levado vários Oscars na minha opinião. Um desses deveria ter sido pra esse personagem, baseado numa história real de um médico que queria fazer a diferença e conseguiu. Patch tentou se matar e foi internado num hospício por vontade própria e descobriu que queria ser médico. Na faculdade, apesar de ser o bobalhão da turma, era o mais inteligente, só que ele é meio avesso às regras que não concorda, dentre elas a de não poder interagir com os pacientes ou então, de tratá-los de acordo com sua doença. Sua forma de pensar e agir atinge em cheio os altos e rígidos escalões, mas não a força de vontade ele que consegue amizades das enfermeiras, que lhe dão cobertura. É lindo ver ele brincando com as crianças com câncer (de verdade), conseguindo fazer um homem feliz no pouco tempo que lhe resta e realizando o sonho de uma idosa. Simplesmente emocionante, tocante a história, que adicionou o elemento romance-tragédia (desnecessário) no enredo, o que não existiu na realidade, mas tbém não estragou o filme. Lindo e comovente mesmo, merecia vários Oscars!

Com: Robin Williams, Philip Seymour Hoffman, Sarah Potter.
Direção: Tom Shadyac (Ace Ventura, O Professor Aloprado, O mentiroso, Todo Poderoso)
P.S.
Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Trilha Sonora e duas indicações ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Comédia/Musical e Melhor Ator em Comédia/Musical para Williams.
------------------------------------------------------
Máquina Quase Mortífera [Loaded Weapon 1, EUA - 1993]
Ai que falta faz um filme idiota como os de 'antigamente'... Não idiota no sentido pejorativo, como são os de hoje, mas o típico filme que quer te fazer rir com um cara cuja casa do lado de fora é um pequeno trailer e por dentro é um casarão!! Emilio Estevez zoou tudo o que podia nesse filme: o típico ex-policial que largou tudo após grande perda (estranha perda..rs), as clássicas cenas de tiroteio aonde tem que rolar no chão, ou quando se quebra vidros ou então, aquelas cenas de crime à la CSI com os policiais, que nesse caso preferiam brincar de passar por debaixo da fita amarela..rsrs, o tiroteio na loja de conveniência, coitado do dono! Tudo destruído!! Hilário tbém foi o crime em si: Whoopie Goldberg acreditou num barbudo de saias que dizia ser uma menininha vendendo biscoitos!! Mt bobagem que te faz cair na gargalhada com vontade e não de sorriso amarelo como são essas 'comédias' pastelão atuais. Ah, e valeu até uma aparição de Bruce Willis, um jovem e bonitinho Charlie Sheen e coincidência ou não, a futura-ex-esposa dele e mãe de suas filhinhas, Denise Richards, bem novinha tbém. Mt bom! Bons tempos...

Com:
Emilio Estevez, Samuel L. Jackson.
Direção:
Gene Quintano (Loucademia de Polícia 3 e 4)
------------------------------------------------------
Tudo para ficar com ele [The Sweetest Thing, EUA - 2002]
Quando eu vi pela primeira vez este filme, ainda em VHS, tava com a minha mãe junto e não foi nada legal ouvir aquele 'musical' da Cameron, Christina e Selma na lanchonete. Totalmente apelativo, desnecessário e claro, constrangedor. Aí eu vi pela segunda vez e achei um filme que tinha cenas com todos os adjetivos que eu citei, mas que tinha um pano de fundo bem legal, ou seja, a história. No caso, a Cameron Diaz é a 'pegadora' que fica com vários, e nem liga depois e numa noite conhece um charmoso rapaz e apesar de não rolar nada com ele, ela não o tira da cabeça e só sabe onde ele estará em alguns dias, num casamento. Applegate é uma de suas grandes amigas, e resolve ir junto com ela atrás do tal cara no tal casamento em outra cidade. Selma Blair é a outra amiga, toda deprê que ao tentar se recuperar de um fora acaba 'presa' no improvável e mais constrangimento (apesar de que foi mt engraçado o policial se empolgando ao cantar 'I dont wanna miss a thing', do Aerosmith). Enfim, o lance é que as duas lá chegam ao casamento e, ops, é do cara por quem a loira se apaixonou e ela fica desolada, claro!! Foi legal nesse filme tbém essa coisa de amadurecimento delas, que só queriam farra, mas depois pensaram que uma estabilidade amorosa não seria nada mal. Um dos finais clichês mais legais.

Com:
Cameron Diaz, Christina Applegate, Selma Blair,Thomas Jane, Parker Posey, Jason Bateman.
Direção:
Roger Kumble (Apenas Amigos, Segunda Intenções)
------------------------------------------------------
Quem vai ficar com Mary? [There's Something About Mary, EUA - 1998]
Uma das primeiras comédias românticas que eu assisti, ainda adolescente, quando eu não entendia o que era aquilo que grudou no cabelo da Cameron Diaz...eca. Enfim, a história é que o Ben Stiller era o loser na escola que tinha a grande chance de sair com a garota dos seus sonhos, Mary, mas tudo, absurdamente tudo, deu errado. A partir de um zíper preso aonde não devia, toda a família assistindo a situação e um mal entendido. Anos depois, ele ainda é oprimido por essas lembranças e acha que se encontrar Mary novamente pode seguir em frente e contrata o detetive charlatão, interpretado por Matt Dillon, que passa a perna no cliente quando percebe o mulherão que ele achou. Daí é uma briga entre os dois pra ver quem vai ficar com Mary (dãh), com muita trapaça e nojeiras, um cachorrinho pagou o paco e o filme rende uma boa diversão. Eu o assisti na virada do ano, acredita? Eu em casa, vendo tv uma hora da manhã! rsrs

Com:
Cameron Diaz, Ben Stiller, Matt Dillon, Sarah Silverman.
Direção:
Bobby e Peter Farrelly (Antes só do que mal casado, Amor em Jogo)
* TRILHA SONORA *
------------------------------------------------------
A Garota do Adeus [The Goodbye Girl, EUA - 2004]
Filminho pra tv e é refilmagem, sem um elenco badalado nem nada, mas que me prendeu a atenção. Patricia Heaton é ex-bailarina recém-abandonada (de novo) pelo namorado ator que vendeu o apê onde eles viviam e esqueceu de falar com ela. Sem ter pra onde ir e com um novo morador querendo entrar, eles fazem um acordo de dividirem o espaço, mas as diferenças são muitas e por ele ter a mesma profissão do ex, não tem sua simpatia. Mas é aquela velha história de 'aos poucos...', incrementada pelo medo dela de sofrer novamente quando ele tem uma grande oportunidade pela frente. Apesar de previsível, o final foi legal, acho que pela forma que os personagens lidaram com tudo, talvez pelo fato dos intérpretes serem mais amadurecidos. Bacana, dá pra ver e rever.

Com:
Patricia Heaton e Jeff Daniels.
Direção:
Richard Benjamin (Um dia a casa cai, Minha noiva é uma extra-terrestre)

Nenhum comentário: