terça-feira, 25 de maio de 2010

| REVIEW | Lost - 6x17 e 18 | FINAL DE SÉRIE



:: 6.17 e 18 :: "The End"

"Not living. Movin on"
Em mais uma tentativa de escrever um review mais conciso, cá estou! rs É complicado se recuperar e conseguir escrever depois de um final memorável como foi este. Maravilhoso, fantástico, não sei se foi. Ruim? Não, nem um pouco. Foi bonito, emocionante, de certa forma brilhante, mas principalmente, memorável. Daqueles episódios que muitos odeiam, mas alguns amam. Talvez seja assim mesmo que a série merecia terminar, deixando para trás algumas perguntas, mas que depois de ver e entender este episódio, e a série em si, acabam que as respostas não precisam aparecer.
Como eu disse, o episódio foi emocionante. A trilha sonora operou de forma impecável, querendo mesmo que a gente chorasse a cada cena tocante. Liiiinda demais, no final então, massacrou! E eu chorei, muito. Sem entender direito o porquê no começo, mas chorei. Talvez por estar me despedindo de personagens tão queridos, tão inesquecíveis quanto estes. Depois de seis temporadas onde geralmente tinham mais perguntas do que respostas, ainda assim, acabava uma temporada e eu esperava ansiosamente pela outra, e pela outra, e agora esperar pelo que? Acabou! É tão chato largar as coisas, se despedir. Aff. Muito chato. Mas, se serve de consolo, acho que foi a hora certa. Por mais que ela nunca pareca 'certa'. rs


Antes de falar sobre o episódio, um "viva!" a alguns deles. Ao Jack, por ter se tornado 'o cara' nessa reta final depois de uma série inteira sendo o cara correndo pra fazer a coisa certa, mas sempre errando. Um 'viva' ao Locke por se tornar um dos melhores persogens da televisão, com sua coragem e fé em acreditar que aquela ilha não tava ali por acaso, e também ao Fake Locke, por ter me assustado horrores! rs Outro 'viva' parao homem que se tornou Sawyer, ao longo dos anos, uma mudança radical e bonita, provando também que o Josh Holloway é muito mais que um belo rosto. Mais um 'viva' ao querido Hurley, por ter sido um cara legal todos esses anos e por ter se tornado tão importante nessa reta final. E claro, um detaque para Michael Emmerson, sempre brilhante na pele de Benjamin Linus, um dos personagens mais complexos desse universo Lost. A gente nunca sabia quando a criatura falava a verdade! Um 'viva' a todos os atores que ao seu modo, contribuíram para Lost se tornar uma das minhas séries favoritas! I'll miss you guys!


Começando a falar do episodio, finalmente, rs, agora que virou o novo Jacob, Jack parece saber o que fazer: ir atrás da caverna com a luz e protegê-la. O Fake Locke também quer ir lá, mas pra destruir a ilha. Ao contrário do que Ben pensou, não era 'metaforicamente', mas de verdade. O Fake quer afundar a ilha!! Isso te lembra algo? É, a ilha está no fundo do mar na realidade paralela. Mas, para seu plano dar certo, ele precisa de Desmond, que foi ajudado por Rose e Bernard (mais alguém feliz por vê-los bem? e com Vincent?!) e aceita ir com ele para proteger os dois. Numa outra parte da ilha, Miles encontra Richard vivo e juntos vão explodir o avião, até encontrarem Frank no mar (ele sobreviveu mesmo!) e ele sugerir que usem o avião para fugir da ilha! Boa, Lapidus! Jack se encontra com o Fake Locke, um quer destruir o outro, e resolvem seguir juntos para a caverna e verem no que dará abaixar Desmond por aquele buraco de onde saiu a Fumaça Negra. Será o fim do Monstro ou da ilha?
OFF Ilha, Desmond leva o caixão de Christian Shepard pra igreja e vai levar Kate ao tal concerto. Ele só diz que quer "partir". Para onde? Sun faz ultrasonografia com a doutora Juliet (mãe do filho do Jack, sabia!) e estar naquela situação novamente, como foi na ilha, a fez lembrar da sua 'outra' vida e Jin, que se viu sentindo tudo de novo, também se lembrou e o casal fica feliz. Hurley levou Sayid para buscar Charlie pra levá-lo ao concerto, e depois para que o iraquiano fosse salvar uma moça na rua... Shannon! Ele bancando o herói e ajudando ela, fez com que os dois lembrassem de tudo o que passaram na ilha, do sentimento, tudo! Até Boone, já ciente de tudo, deu uma forcinha! No concerto, Kate teve de ajudar novamente no parto de Claire para se lembrar de tudo, e Charlie, já um pouco ciente, lembrou com Claire do sentimento que tinham um pelo outro e por Aaron. Depois que cada um meio que 'se reencontra', eles parecem felizes, e em paz. Parece que todos sabem que tem um lugar para onde devem ir.


Jack operou Locke, que quando se viu novamente diante do milagre de voltar a andar, se lembrou completamente de toda a sua vida na ilha, e ficou feliz, esperando que Jack também passe por aquilo, mas o doutor ainda não entende. Sawyer, que tinha ido ao hospital, foi parar pra lanchar e num toque de mãos com Juliet veio tudo. Para ela foi claramente difícil lembrar da própria morte, mas foi melhor lembrar do amor que sentiu por Sawyer e ele, por ela. Eu que sempre torci por ele e pela Kate, achei demais esse reencontro! Emocionante ao extremo! Mas qual não foi né? Só juntar a trilha sonora com os melhores momentos de cada um desses personagens foi difícil de segurar alguma lágrima, ou muitas delas! Muito bem feito mesmo! Isso sim foi maravilhoso! Mas, ainda falta Jack, que quando encontra Kate no concerto chega a ter um flash deles, mas teima em não aceitar e então, ela resolve levá-lo para algum lugar aonde ele entenderá tudo: a igreja aonde iria acontecer o velório do pai dele!
De volta a ilha, quando Desmon entra na caverna e tira uma 'rolha' aonde tem a luz, ela se apaga e quando reacende, está vermelha e tudo começa a tremer! Ops, parece que o Fake Locke estava certo e que a ilha vai afundar!!! Mas, apagar a luz fez com que a imortalidade do Fake fosse retirada e ele tem de sair correndo antes de Jack acabar com ele. A perseguição continua, e há o grande duelo final onde Jack tá quase indo dessa pra melhor (detalhe para o ferimento na garganta, como o da realidade paralela!!!) mas Kate chega e acaba com a raça do Fake e foi só um empurrãozinho para acabar com ele de vez!! Mas, ainda não é hora do final feliz, já que a ilha tá afundando. É hora de escolhas e despedidas. Jack escolhe se sacrificar pelos amigos e ir reacender a luz, Hurley e Ben decidem ficar com ele. Já Sawyer e Kate, vão com Lapidus, Richard (que com o novo candidato perdeu o que Jacob tinha lhe dado, e até já surgiu o primeiro fio branco na cabeça!), Miles e Claire no avião, mas antes disso, depois de seis longos anos de enrolação, do 'quase', do orgulho, dos erros, lá estavam Jack e Kate dizendo um para o outro que se amam! Antes tarde, do que nunca, com direito a um beijo de desentupir qualquer pia! Lindo momento, apesar do casal não ser um dos meus favoritos, mas eles mereciam esse momento. Agora, cada um foi para o seu lado.


Antes de entrar na caverna com a certeza de que não voltaria, Jack faz de Hurley o novo guardião da ilha! Quem melhor que ele pra fazer isso? Quem sempre cuidou das pessoas? E pra quê botar ele chorando, pra me fazer chorar mais?! rs E quem melhor que um 'novo' Ben para ser o seu número dois?! rs Jack desce e encontra Desmond ainda vivo, e se tudo começa a ruir. Mas o avião consegue voar antes do chão ceder e Jack consegue recolocar a 'rolha' antes que tudo acabasse de vez e a luz se reacendeu! A cara do Jack com aquilo tudo, vendo que ele tinha mesmo uma missão na ilha, que ele tinha de estar ali para fazer aquilo e que Jonh Locke, esteve certo sobre isso o tempo todo! Nossa, foi demais. Demais mesmo! Mas ainda tinha mais coisa por vir, ôh se tinha!
Na tal 'realidade paralela', Locke foi para a igreja e Ben estava do lado de fora, não estava 'pronto' ainda mas pediu perdão, por ter matado ele e o teve! Hurley, que apareceu por lá, só disse "você foi um ótimo nº 2" e ganhou de Ben um "você foi um ótimo nº 1". E Jack chega a igreja, e chega ao caixão do pai, mas principalmente, chega ao seu momento de relembrar. Eu tive de rever várias vezes essa sequência de cenas finais (e tive de derramar mais litros de lágrimas, pra variar! rs) para entender. Eu tinha uma teoria, mas depois de uma conversa e de rever isso tudo, ela caiu e eu entendi e chorei mais ainda, pra variar. rsrs Jack não encontra o corpo do pai no caixão, mas sim o próprio diante de si. Mas ele está morto! Sim, está. Mas como Jack está 'ali' também? Por que ele também está morto. Por que todos ali estão mortos! Então, a ilha foi de mentira? Não! Tudo o que eles viveram foi real! Todos estão mortos porque tem de morrer um dia, não? Shannon, Boone, Sayid, Juliet, morreram na ilha. Alguns morreram depois, ao longo da vida, como tem de ser. Nada foi inventado, a não ser essa "realidade paralela", que não passa de um 'purgatório do bem', uma 'sala de espera' onde todos os losties foram porque precisavam se encontrar uns com os outros, porque precisavam lembrar das experiências que os marcaram tanto, que foi com aquelas pessoas da ilha. Precisavam disso para "partir"!


Nada daquela realidade era real. Eles só estavam ali, precisavam estar ali. Por mais dolorosa que fosse a lembrança (tipo da própria morte na ilha), eles precisavam tê-las para seguir em frente. Por exemplo, Locke nessa realidade se remoía pelo acidente que causou sua paralisia e o estado vegetativo do pai e não queria seguir em frente. Depois, ele aceitou ser operado e ao se ver bom, lembrou de como foi se ver bom lá na ilha, lembra quando ele acordou e mexeu os pés? Então. A partir dessas recordações, eles podiam seguir em frente e então, partir para o 'céu'. E faltava Jack 'acordar' para essa realidade e lembrar - mesclando com a emocionante cena em que todos se reencontraram na igreja - de que ele morreu. Lá na ilha. Depois de sair da caverna, Jack foi muito debilitado caminhando e chegando ao mesmo lugar aonde seis anos atrás ele levantou após o acidente de avião. Ali ele caiu, e olhou feliz o avião com os amigos indo embora, e se sentiu feliz. Ele cumpriu sua missão com a ilha e com todos. Com seus erros e mancadas ele se tornou o grande herói. E ali, aonde ele tinha aberto os olhos pra começar toda a aventura, perdas e alegrias, ali ele fechou os olhos. Ai caramba, tô começando a chorar de novo. Impossível não chorar! É um final triste, mas apoteótico. Cheio de significado. Todos eles se encontrando na igreja, os abraços, carinhos, sentimentos. Todos sentados e Christian Shepard indo, literalmente, para a luz. Agora todos ali estão prontos, prontos para finalmente partir.
"Esse é o lugar a que vocês todos chegaram juntos para que pudessem encontrar uns aos outros. A parte mais importante da sua vida foi o tempo que passou com aquelas pessoas. É por isso que estão todas aqui. Ninguém consegue fazê-lo sozinho. Você precisava deles, e eles precisavam de você. Para se lembrarem e para... esquecerem"


Mas então porque o Ben, a Charlote, o Dan, não estavam ali com eles? Talvez porque não estivessem prontos para aceitar a verdade. Dan sabia quem era Charlote, mas ela ainda não parecia reconhecê-lo. Ben sabia de tudo, e talvez por isso não estava pronto pra 'seguir em frente', afinal, não era só do perdão de Locke que ele precisava. Quantas coisas ele não fez?! Cada um tinha de se acertar, e o acerto final era todos se encontrarem. Não podiam ir sozinhos, afinal, se for pensar, cada um contribuiu para o outro se tornar uma pessoa melhor. Lembram como o Jack, Sawyer, Locke, Kate e cia chegaram a ilha? Suas vidas não eram boas, e por mais dolorido que tenha sido o que passaram lá, como eles terminaram? Outras pessoas. Pessoas melhores e felizes. E por mais que eu, ou você, não acreditemos nesse lance de 'vida após a morte' ou 'purgatório', usar isso na série acabou por ser lindo. Ou você preferia que terminasse com Jack morrendo na ilha e o vendo o avião ir embora? Seria triste demais! Não foi melhor ver que um dia eles se reencontraram e ficam felizes e em paz? Ah, eu gostei!
E por mais que tenta tentado, foi impossível não escrever um review gigante. Lamento. Mas para uma série do tamanho que foi Lost, pra sua importância, foi o necessário. É triste relembrar tudo o que nós passamos com ela, e é mais difícil seguir em frente sem ela. Não é que a ideia do Christian Shepard se aplica a tudo?! rsrs Muita gente odiou o final, achou aberto, faltaram explicações. Afinal, o que de verdade era aquela ilha, como surgiu, e o lance dos egípcios, e aquela madrasta do Jacob e do MIB? Muitas interrogações. Eu prefiro pensar que a ilha tinha lá suas propriedades misterioras que a Dharma tentou explorar, mas que principalmente, ela foi o meio para que todas aquelas pessoas que caíram lá no voo 815 se 'achassem'. Ele se perderam, mas na verdade se encontraram como pessoas, descobriram que podiam ser melhores, cometeram erros, amaram, brigaram, se mataram, se redimiram. Mas foi preciso, para que tudo terminasse do jeito que foi. Talvez alguns pensem que foi o jeito 'fácil' dos roteiristas e produtores acabarem sem deixar respostas, mas pra mim, depois de ver, rever e entender, foi lindo. Emocionante. Inesquecível. E difícil de largar. "Se chorei ou se sorri, o importante é a emoção que eu vivi". E, enfim, é o 'the end'.

"I'll see you in another life, brother"
P.S. no meu release não veio, mas nos créditos finais do episódio teve umas cenas mostrando esses destroços na praia, acho que foi uma pegadinha. Depois de entender melhor tudo o que vi, acredito que tenha sido isso. Uns dizem que são os destroços do voo 815 e que tudo aquilo foi sonho, mentira. Eu cheguei a pensar que era o avião da Ajira, que tinha saido com eles da ilha. Fica a seu cargo acreditar ou não. Veja a imagem. P.S. 2 parece que essa imagens dos destroços apareceram no começo do episódio! Não no fim, como eu disse antes. Aí confundiu geral. rs

Nenhum comentário: