sábado, 15 de maio de 2010

| REVIEW | Lost - 6x15



:: 6.15 :: "Across the Sea"Há apenas dois episódios da final (ou três, já que o último será duplo), Lost me mostra um episódio que tem o objetivo de esclarecer algumas questões importantíssimas mas que na verdade, abriu outras maiores ainda. E há dois episódios da final! É mt sacanagem deles! rs Mas, não posso dizer que foi um episódio ruim, foi interessante. Claro que os super ansiosos por respostas devem ter odiado. Mas eu gostei, só achei que eles poderiam ter feito algo mais completo, mais 'explicativo'. Mas, o que a gente poderia esperar de Lost, né? A gente reclama mas vai deixar muitas saudades!
Não teve nada de realidade alternativa (ou paralela, sei lá) ou os planos do MIB ou os losties se recuperando das perdas. Só foi mesmo sobre a origem, não da ilha, mas dos que 'brigaram' por ela. Começa com uma náufraga grávida parando na ilha e sendo amparada por outra mulher que a ajuda no parto. Nasce o bebê, Jacob, mas tinha outro, mas a mulher nem pensou no nome de um segundo bebê e nem teve tempo já que a mesma mulher que a ajudou, a matou! Mesmo não sabendo o nome, a gente já ia saber quem era quem: um num manto claro e outro no escuro. Então, Jacob e o MIB são mesmos brothers!
Passam os anos e eles devem ter uns 11 anos, por aí. E são eles que apareceram para o MIB na floresta! Enfim, eles jogam gamão (akele jogo da pedra branca e preta) na praia e a gente já percebe que Jacob é o certinho enquanto o outro não se importa em mentir pra mãe, que o chama de 'especial'. Ela mente para eles dizendo que não há mais nada no mundo além deles na ilha, só que isso tem de mudar quando os irmãos veem outras pessoas por lá. A mãe parece preocupada e os leva até um misterioso lugar na floresta. Uma parte do lago que há uma espécie de buraco de onde sai uma forte luz. Ela diz que a luz é algo que tem dentro de todos, mas que sempre querem mais e que se aqueles homens que eles viram a encontrarem, podem apagá-la e se ela se apagar ali, pode acontecer em toda parte. É explica que eles tem de protegê-la e que um deles ficará responsável por isso um dia, mas que nunca devem entrar na caverna/buraco.
O MIB jogava com Jacob quando a mãe dele 'apareceu' chamando-o e como o irmão não viu, ele nem disse nada e a seguiu. Ela lhe mostrou de onde ele veio, aqueles outros homens que eles viram antes são os mesmos que estavam no navio que naufragou e fala que é sua mãe. Ela explica tbém que há mais coisas além do oceano e daí que pintou a vontade dele de sair da ilha. Ele tenta fazer Jacob fugir com ele pro outro lado, mas a mãe insiste que não só eles não podem se matar, como tbém não podem sair da ilha (ela fez 'algo'). Mas o garoto insiste e parte sozinho. Jacob fica ao lado da mãe que o criou e ela se justifica dizendo ter feito o que fez porque não queria que eles se tornassem um 'deles', ou seja, ruins. Hum.
Passam 30 anos, e os irmãos estão em lados diferentes mas ainda mantem uma relação, jogando, claro. Daí o MIB mostra a ele a forma que encontraram de sair da ilha. Eles acharam eletromagnetismo, e uma outra forma de achar aquela luz daquele lago. Por que desde que a mãe mostrou a eles, o MIB nunca mais a encontrou, mas no fundo do poço é só cavar que ele encontra e junto a uma roda pode tirá-lo da ilha! É tipo o que viria a ser depois aquela Estação Orquídea, aonde o Ben e o Locke giraram a roda (dãh) e conseguiram mover a ilha e sair dela. O MIB chama Jacob pra ir com ele, mas o irmão não quer deixar seu lar, a ilha. Quando a mãe fica sabendo dos planos do outro filho, vai atrás dele fingido ser uma despedida mas o golpeia!! Depois que ela encontra Jacob, já dá pra perceber que ela sabe o que está por vir.
A mulher leva Jacob de volta a fonte e diz que ele terá de protegê-la agora, diz que aquilo é o coração da ilha e o que há lá dentro é 'vida, morte, ressurreição' mas que nunca deve ir lá porque o que vai resultar será pior que a morte. Putz. Ela lhe dar um vinho (?) pra beber e ele fica meio na dúvida, não quer essa função, mas ela diz que não há escolha e ele bebe. Parece que aquilo simboliza que ele terá de guardar aquela luz enquanto puder e quando não mais, terá de escolher um substituto. Hum. Quando ela volta a caverna onde vivem, o MIB vai atrás e a mata (depois de acordar, ele viu o poço destruído e todos do seu povo mortos queimados) e ela diz que o ama, por isso não quer que ele se vá. Ele chora e Jacob nem o deixa falar nada, o pega e o leva pra aquele lago onde está a luz! Já que não pode matá-lo, o taca lá dentro!!! O que a gente ver sair depois?? Sim, a temível Fumaça Negra!!!!!!!
Jacob encontra o corpo do irmão e o leva para a caverna, colocando-o ao lado do da mãe e junto a um saquinho com as pedras preta e branca. Tá te lembrando alguma coisa??? Pois é! "Adão e Eva", lá da primeira temporada quando Jack achou a caverna e tinham os esqueletos e que Locke os apelidou dessa forma. Menos um mistério na ilha, mas convém dizer, que eu preferia ficar sem saber esse em troca de muitos outros! rsrs Por isso que vi muita gente reclamando desse episódio. Por que trouxe muitas novas perguntas. Quem era essa mulher e como ela chegou a ilha? Por que ela acha que os outros eram ruins? O que é aquela luz, o que ela representa ou faz? Outra coisa que ficou respondida é como o MIB perdeu o corpo né, mas porque ele virou a Fumaça? Ele queimou lá dentro e a maldade dele se manifestou daquela forma? O que a mulher fez pra eles não poderem se matar e não poderem sair da ilha? Será que akela luz ou o vinho tem algo a ver?
E mais uma: ela nem se preocupou em dar um nome ao MIB??? Sério? Criou ele assim, sem nome? Sacanagem! Mas isso fica de menos nessa história. Será que pelo menos darão uma chance para que as respostas a essas novas perguntas surjam? Será que dá tempo??? Ai ai ai. Mesmo assim, gostei do episódio, foi interessante.

P.S. Como meu review é mais sobre o que aconteceu do que o 'porquê', ainda mais se tratando de Lost, resolvi indicar algumas pessoas que conseguem entender bem o que se passa na série e fizeram reviews bem interessantes, e com opiniões bem distintas. Vale a pena dar uma conferida mais, vamos dizer, profunda. Depois que eu os li, entendi um pouco mais. Claro que tem uns reviews impacientes e sem noção, mas vale conferir e ver se concorda com alguém.

-------------------------

Nenhum comentário: