quinta-feira, 9 de abril de 2009

| O que eu Vi | FEVEREIRO

Nem tanto atrasada quanto antes, mas um pouquinho. Em FEVEREIRO, O Que Eu Vi foram poucos filmes, mas a maioria inédito ou que eu queria rever há mt tempo. Nenhuma surpresa negativa, nem dose-dupla. Romance, ação, amor e insanidades, mt coisa num mês tão vazio.

Batman - O Cavaleiro das Trevas [The Dark Knight, EUA, 2008]
Com muita expectativa criada pela imprensa e críticas que faltavam se ajoelhar diante do filme, eu confesso que fiquei mt ansiosa pra vê-lo, ao mesmo tempo que tive medo de minhas expectativas não serem atendidas. Mas, depois de assistir, putz grila! Sem noção! Batman combate o crime em Gothan City e além da ajuda do Tenente Gordon (que depois vira Comissário) agora tem o apoio do novo promotor público da cidade, o corajoso Harvey Dent, que não tem medo dos mafiosos nem quando sua vida corre perigo. O pior é que se ambos lutam pelo crime, por trás da máscara, Bruce Wayne se morde de ciúmes ao ver Harvey com sua amada Rachel, circulando pela cidade. Mas fazer o que, ela não quer dividir Wayne com o resto da cidade... Enfim, o lance é que como se não bastassem os bandidos que já existem na cidade, e umas pessoas que se fantasiam de Batman pra imitá-lo, o Batman verdadeiro se depara com um vilão jamais visto: o Coringa, um louco-completamente-insano que aterroriza a cidade com ataques, querendo revelar a verdadeira identidade do cavaleiro das trevas. O que dizer de Heath Ledger? Magnífico! O cara se envolveu de tal forma no personagem, que às vezes parece real! Ele interpretou de uma forma que mesmo fazendo coisas odiosas, não dava pra se odiar completamente o Coringa, por vezes até dava pra rir dele! Estranho. É um filme incrível, com cenas de ação inesquecíveis (adorei aquela bat-moto virando curva!), diálogos ótimos, atuações que beiram a perfeição. Maldade total não ter sido pelo menos indicado ao Oscar de melhor filme e direção. Mas isso não tira a beleza desse grande filme, um dos melhores do gênero dos últimos tempos, com certeza!

Direção: Christopher Nolan (Batman Begins, O Grande Truque)
Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Heath Ledger, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhall, Morgan Freeman, Nestor Carbonell.

P.S. ganhou dois Oscars: melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger e melhor Edição de Som. Foi ainda indicado nas categorias de melhor Fotografia, Direção de Arte, Edição, Maquiagem, Som e Efeitos Especiais. P.S. [2] Precedido por Batman Begins (2005).

* TRILHA SONORA *
--------------------------------------------
Wall-E [EUA, 2008]
Gente, é verdade quando dizem que gestos valem mais que palavras. Nesse filme, o som e as imagens valem mais que as palavras em si, que mal são ditas ou nem são necessárias devido à toda delicadeza que cada cena do robôzinho solitário conseguiu passar. É um amor! Vc se apaixona na primeira cena do Wall E e sente mt pena da solidão dele, vagando pela Terra deserta graças a destruição do ser humano, que rapou fora pro espaço e agora são um bando de gordos que vivem sentados e nem tem vida social (isso pode até ser real né?). O lance é que num dia comum, Wall E vê a robozinha Eva chegando ao planeta, e apesar dela não dar a mínima pra ele, ele está sempre ao seu lado. O que dizer quando ela 'desligou' e ele se manteve ao lado dela, perseverante? Ai gente, lindo demais! E pior, ele a seguiu pelo espaço até o local aonde estão os humanos, tudo para tê-la de volta, mas ela só pensava em cumprir seu objetivo, só isso. É uma sensibilidade tremenda, aquilo de derreter o coração, não querendo te fazer chorar, mas te fazer sentir, só isso. Detalhe pra aquele robô vidrado em limpeza e pra aquele que tentava consertar a lâmpada quebrada (tem um curta nos extras, imperdível!)! Fora ver tbém como os humanos ficaram e que eles não tinham a menor idéia de nada. Mt bom, fofo, romântico, sensível, tocante, ai, todo mundo merece ver um filme assim um dia!

Direção: Andrew Stanton (Procurando Nemo, roteiro em Monstros S.A., Procurando Nemo)
Elenco (vozes): Ben Burtt, Elissa Knightm, Jeff Garlin, Fred Willard, John Ratzenberger, Kathy Najimy, Sigourney Weaver.
P.S. Ganhou o Oscar de melhor Filme de Animação, além de ter sido indicado nas categorias de melhor Roteiro Original, Som, Edição de Som, Canção Original ("Down to Earth") e Trilha Sonora. P.S. [2] Wall-E é a sigla de Waste Allocation Load Lifter - Earth-Class

* TRILHA SONORA *
--------------------------------------------
Tristão & Isolda [Tristan + Isolde, EUA, 2006]
Ai que pena desse filme. Podia ser tão incrivelmente bom, romântico e lindo, mas foi colocar James Franco de protagonista e a coisa desandou toda. Se fosse há uns 10 ou 15 anos atrás, fico imaginando se não seria maravilhosa a carinha de bebê do Chris O'Donnell... mas enfim, fazer o que? Na história, Tristão (exatamente a cara que o Franco tem) ficou órfão, foi criado pelo tio, virou guerreiro e disposto a vingar-se e cumprir o que o pai queria (algo sobre unir os povoados), mas acaba ferido num combate e dado como morto, é até 'enterrado'. A sorte, é que pela tradição deles, o corpo é colocado no mar numa 'jangada' pra ser queimado. Mas, pra sorte dele de novo, acabou chovendo e ele foi parar lá na Irlanda, terra inimiga. Sem saber, ele recebe cuidados justamente da filha do homem que matou sua família, Isolda, e os dois se apaixonam, claro. Mas ela não revela sua identidade. Tristão vai embora, volta pra sua terra pra alegria do tio. O lance é que pra firmar a paz entre os povos, o pai de Isolda resolve colocar a filha a prêmio num torneio. Quem ganhar, casa com ela. Claro que isso faz parte de um maquiavélico plano, mas a questão é que Tristão promete ao tio que conseguirá vencer pra levar a moça pra casar com ele e claro, só depois que ganha ele vai ver o problema em que se meteu e por aí vai. O grande amor dele bem perto, mas bem longe, mas será que isso é problema?

Direção: Kevin Reynolds (Robin Hood, O Conde de Monte Cristo)
Elenco: James Franco, Sophia Myles, Rufus Sewell, David O'Hara, Mark Strong, Henry Cavill.
P.S. o filme é baseado na obra de William Shakespeare que por sinal, é baseada numa lenda que diz que esse casal realmente existiu há muitos e muitos anos atrás. Será?

* LIVRO *
VEJA O CLIPE DA MÚSICA TEMA, "WE BELONG TOGETHER" DE GAVIN DEGRAW
--------------------------------------------
Happy Feet - O Pinguin [Happy Feet, EUA, 2006]
Um filme com pinguins não seria mt chamativo pra mim, mas depois daqueles pinguins mafiosos de 'Madagascar', e os surfistas de 'Tá dando onda', por que não ver? A diferença é que esse filme não tem a graça que os citados, eu pelo menos nem achei ele a 'grande coisa' que falavam a seu respeito e que foi digno de Oscar. Pra falar a verdade, achei mt chatinho. Na história, Mano nasceu diferente dos outros de sua espécie: ao invés de arrastar-se, ele sapateia! Os pés dele parecem andar sob pregos, não páram! Isso exclui ele do bando, já que lá a ordem é cantar e
Mano não tem voz alguma! Triste com a vida que leva e pela rejeição, ele resolve seguir seu caminho e encontra três pinguins bem malucos que o aceitam do jeito que ele é. As partes mais engraçadas vieram do pinguin espanhol! Enfim, no meio dessa jornada de autoconhecimento e auto aceitação do pinguin, ele ainda se mete a descobrir o que ou quem está causando a falta de comida para os seus, por mais perigoso que isso seja. Enfim, eu achei mt chatinho, tinha cantoria mas nem foi esse o problema não, mas o filme em si era chato. Não gostei, ainda bem que não paguei pra ver.

Direção: George Miller (Babe - O Porquinho Atrapalhado Na Cidade, Mad Max)
Elenco: Elijah Wood, Brittany Murphy, Hugh Jackman, Nicole Kidman, Hugo Weaving, Robin Williams, Anthony LaPaglia.
P.S. Ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação, o Globo de Ouro de Melhor Canção Original ("The Song of the Heart").

* TRILHA SONORA *
--------------------------------------------
Melinda e Melinda [Melinda and Melinda, EUA, 2004]
Sabe que filmes do Woody Allen são coisas esquisitas pra mim. Esse foi meu primeiro filme dele, e eu nem tô pensando em tentar entender todo o lance conceitual por trás dessa história, só me atenho aos detalhes práticos mesmo, nada mais. É meio complicado esse, que eu vi até o fim só por causa do Will Ferrell. Enfim, na história, alguns amigos estão conversando num restaurante e começam a discutir sobre sobre o drama e a comédia na vida das pessoas e a partir disso, dois deles apresentam cada exemplo de um lado. Tipo, um conta uma história mais dramática e o outro, uma mais pra comédia, sendo que ambos tinham a mesma personagem central: Melinda. Na comédia, Melinda se muda para novo apê e conhece o casal vizinho, que tem Will Ferrell e Amanda Peet, que vivem casamento estagnado. Ele se encanta pela nova vizinha, que se encanta com outro cara. Na tragédia, Melinda deixou o marido, que ficou com seus filhos e ela tava se tratando de vício e vai parar na casa de uma ex-amiga de faculdade. A moça é casada com um cara que a trai e não gosta da hóspede, e Melinda se envolve com um músico que acaba traindo ela. Enfim, é um embololô até interessante, mas um tanto chato pra falar a verdade.

Direção: Woody Allen (Match Point, Vicky Cristina Barcelona )
Elenco: Radha Mitchell, Will Ferrell, Neil Pepe, Stephanie Roth Haberle, Chloë Sevigny, Chiwetel Ejiofor, Josh Brolin, Jonny Lee Miller, Brooke Smith, Amanda Peet, Steve Carell.
--------------------------------------------
Procura-se um amor que goste de cachorros [Must Love Dogs, EUA, 2005]
Com um título desses vc até deve ter medo de pensar em assistir a esse filme, né não? Mas, se procura uma comédia com romance, bons atores e tranquilidade, é o filme certo. Diane Lane, bela como sempre, é a quarentona divorciada com uma família que tá doida pra juntá-la a alguém logo, mas ela desanimou. Jonh Cusack (fofo!fofo!fofo!) foi traído e tbém abriu mão do amor, apesar do amigo tentar sempre arrumar encontros pra ele. Até a irmã da Lane e o amigo do Cusack fazerem perfis em sites de relacionamento para eles e nisso, um cruza com o outro, porque ambos gostam de cachorro (ãh, entendeu agora?). O interessante é que no encontro deles, ele se enrola tanto que assusta ela, que já tava de olho virado pra um pai da escolinha onde ela trabalha, que tem maior pinta de galã, mas é um baita safado! Anyway, enquanto Jonh corre atrás dela, ela só olha pro outro, e um círculo se forma, encontros que nunca dão certo, e um final que podia ser dispensável da forma que foi, mas que não tira o charme do filme, que como eu já disse, é super relax.

Direção: Gary David Goldberg (Spin City, Family Ties)
Elenco: Diane Lane, John Cusack, Elizabeth Perkins, Christopher Plummer, Dermot Mulroney, Stockard Channing, Julie Gonzalo.
--------------------------------------------
Só Você [Only You, EUA, 1994]
Ah, adoro esse filme! Adorei ainda mais revê-lo para rever (dãh) a carinha de moleque do Robert Downey Jr! Simplesmente lindo!!! Na história, a Marisa Tomei com akele cabelo mt feinho mas bonitinho (vá entender!) desde criança numa visita a uma cigana, acha que seu grande amor se chamará Damon Bradley. Agora, prestes a se casar, um tal de Damon Bradley liga para sua casa e ela entra em desespero e arrasta a cunhada para uma viagem até Paris atrás do tal cara que ela só sabe o nome e aonde está, ou deveria, pois o cara sumiu! No caminho atrás dele, ela topa com o Downey Jr, que pra poder ficar perto dela mente dizendo ser o tal cara! Mt fofo, logo conquista a moça, que ao saber a verdade fica injuriada e põe ele pra correr! Mas, esperto, ele pede uma chance pra se redimir e em troca, a ajuda a encontrar o cara verdadeiro. É mt fofo cara, mt fofo! Tadinho, quase se jogando pra ela e tendo que aguentar ela só pensando no outro! Mt bom esse filme, adoro ver e rever, e rever! Não enjôo e tbém, detalhe pro beijaço com tudo que tem direito! Se empolgaram!

Direção: Norman Jewison (Feitiço da Lua)
Elenco: Marisa Tomei, Robert Downey Jr., Bonnie Hunt, Fisher Stevens, Billy Zane.
--------------------------------------------
Cidade dos Anjos [City of Angels, EUA, 1998]
Ah, esse é um dos clássicos, apesar de recente. Quem diria que um anjo que ronda a terra procurando a próxima alma que ele deve acompanhar até o céu (provavelmente, espero) num belo dia ia acabar sendo visto por uma humana, que não tinha nada a ver com a história? Sensibilidade à flor da pele, é esse filme! Cage e Ryan não são o casal mais completo, mas a história os completa. Ela se sente perdida, sem rumo e ele é justamente quem pode dar isso a ela, porém, a coisa vai além, o sentimento extrapola e os dois se apaixonam. Claro que ela não sabe da situação do misterioso que a ronda, e ele tem de fazer uma grande escolha: perder a imortalidade por uma mulher. Ele escolhe, e coisas inexplicáveis acontecem, o que me faz ter um pouco de birra com esse filme, mas, fora o final, ele é mt sensível, como eu já disse. Ah, claro, e o que dizer da trilha sonora hein? Uma das melhores: Goo Goo Dolls e Sarah Mc... não sei falar o nome dela, mas são lindas músicas!

Direção: Brad Silberling (Gasparzinho, Desventuras em Série)
Elenco: Nicolas Cage, Meg Ryan.
P.S. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Canção Original ("Uninvited"). Teve duas indicações ao Grammy, nas categorias de Melhor Canção Original ("Uninvited") e Melhor Trilha Sonora Composta Para um Filme. P.S. [2] Cidade dos Anjos é a refilmagem americana de "Asas do Desejo", filme alemão lançado em 1987.

* TRILHA SONORA *
--------------------------------------------
Uma Carta de Amor [Message in a Bottle, EUA, 1999]
Outro filme que eu não curti o final. Eles gostam de tentar fazer o povo chorar, ficar triste. Isso que eu não gosto nesses romances, mas é aquilo, o todo merece uma conferida. O casal tbém não é um dos melhores, aliás, super sem sal e a história de encontrar as garrafas com mensagens no mar tbém foi pouco explorada, mas ainda assim foi o que conduziu a trama. Jornalista tá passeando na praia quando encontra uma mensagem numa garrafa, uma carta de amor e ao mesmo tempo triste. Quando a história é divulgada, surgem outras cartas do mesmo autor e isso deixa a mulher ainda mais curiosa, tanto que ela vai atrás e acha o autor das cartas! Claro que sempre tem que ter o fator 'mentir não custa nada', e a mulher não chega até o triste homem fingindo que o achou ao acaso. Daí por diante, é a paciência dela em lidar com o coração fechado do cara, algumas cenas mt boas de Paul Newman, aquele lance de ensinar a 'largar o passado' e blábláblá. Não é de todo ruim, é mediano e claro, vale a pena ver.

Direção: Luis Mandoki (Olhar de Anjo, Quando um Homem Ama uma Mulher)
Elenco: Kevin Costner, Robin Wright , Paul Newman.
P.S. História baseada no livro de Nicholas Sparks, "As Palavras Que Nunca Te Direi".

* TRILHA SONORA * SENHA: comunidade soundtrack movie de a - z
* LIVRO *
--------------------------------------------
A Rede [The Net, EUA, 1995]
Eu nunca tinha visto esse filme direito, mas dessa vez tive paciência. Sandra Bullock ainda de cabelo esvoaçado é uma hacker que se mete num big problema quando mexe num disquete (é um filme de 1995, o que vc queria?) que lhe dá acesso a vários bancos de dados. Quando ela tenta tirar umas férias do trabalho, acaba sendo perseguida por um doido assassino que quer as informações que ela tem no tal disquete e daí por diante, a mulher sofre um perrengue! A identidade dela é totalmente apagada, e ainda é trocada por outra nada boa, ela é procurada pela polícia, seus amigos perdem a vida tentando protegê-la e é um bafafá total. A mulher sofre demais, coitada! Um thriller bem legal, apesar de 'véinho'.

Direção: Irwin Winkler (À Primeira Vista, produtor de todos os filmes do Rocky)
Elenco: Sandra Bullock, Jeremy Northam, Dennis Miller, Diane Baker.

Nenhum comentário: