quarta-feira, 8 de abril de 2009

| REVIEW | Lost :: 5x06

:: 5x06 :: "316"
Um episódio focado mais em Jack e nas ações fora da praia. Que pena, sem Sawyer... Mas o episódio foi tão curioso, que na verdade nem deu pra sentir tanta falta, apesar de não ter sido tão empolgante quanto os anteriores, mas mesmo assim, mt interessante.
Já começa com uma doidera: Jack acorda no meio do que parece ser uma floresta e corre ao ouvir gritos. Porque essa cena me parece tão familiar? Quando a gente vê, Jack encontra Hurley se afogando num rio. Essa cena me lembrou akela do "Chaves" quando o Profº Girafales foi 'salvar' o Quico de se afogar na piscina, sendo que era só ficar de pé! kkk... Os dois olham para o lado, e Kate está desmaiada nas pedras. Ela acorda, os três olham ao redor e deduzem: eles voltaram. Pra ilha!!!!
46 horas antes... Ben, Jack, Sun e Desmond chegam pra se encontrar com a Eloise Hawking, que quer começar logo o que têm pra fazer, a respeito deles voltarem pra ilha. Ela os leva até uma sala onde há um pêndulo, num vai e vém encima de um grande mapa no chão, e fazendo riscos. Há um quadro com cálculos e um outro com números se alternando, lembrando quando eles tinham que digitar aqueles números lá na escotilha. Ela explica que aquilo tudo foi construído há muitos anos pela Dharma (se chama 'O Poste') utilizando energia magnética que se conecta a outras iguais pelo mundo, mas com o objetivo de localizar só uma: a ilha. Sempre creram em sua existência, e os cálculos que fizeram mostraram não aonde ela deveria estar, mas onde estaria em determinado momento, já que ela se move constantemente (essa é a razão deles nunca terem sido resgatados). Agora, acharam uma espécie de 'janela' que os levará de volta a ilha, e isso só acontecerá se eles embarcarem em até 36h no voo 316 da Ajira Airways (sabia que ia aparecer de novo!) com destino a ilha de Guam, mas que na verdade, no caminho os levará de volta a ilha.Desmond não admite retornar à ilha e diz o recado de Faraday pra ela (notou a falta de emoção, ou curiosidade sobre o filho?) e tbém pede pra Jack ignorar o que ela diz, pois estão sendo usados. Ele vai embora, ignorando a mulher dizer que 'a ilha ainda não terminou com ele'. Ih. Eloise leva Jack pra conversar em reservado, e lhe entrega uma carta de Locke, que ele deixou antes de se matar! Hum, Locke se matar??? Enfim, Jack fica abalado e sem coragem de ler e a Sra. Hawking diz que pra todos voltarem, terão de recriar a situação que os levou até a ilha. Tipo Jack, tava levando seu pai no caixão e agora, como substituto, deve se encarregar de Locke e de quebra, tem de colocar algo de seu falecido pai no falecido careca. Jack não curti a idéia, mas a velha insiste que deve fazer isso pra que tudo dê certo.
Ben com seu olhinho curiosamente assustador, quer saber o segredo entre Jack e a Sra. Hawcking mas ele não conta. Ben se retira dizendo que tem de cumprir uma promessa a um antigo amigo. Me arrepiei agora, porque a primeira coisa que veio a minha mente foi: Penny. Ele sabe que Desmond tá por alí, e consequentemente, ela tbém. E lembra da promessa de Linus a Widmore, de matar a filha dele como ele fez com Alex? Ai não, não pode acontecer!!!
Jack visitar o avô num clínica para idosos e acha os sapatos do pai que estavam com ele. Em casa, ele se depara com Kate, meio estranha, e aceitando voltar pra ilha com ele. Jack pergunta sobre Aaron mas ela o faz prometer não perguntar mais sobre o menino. Vixi, o que aconteceu hein? O fato é que os dois se pegam, o que eu não gosto, já que ela deveria ficar é com Sawyer! Mas três anos depois, duvido que ele esteja na solidão...
Ben liga para Jack pedindo que ele vá buscar o corpo de Jonh naquele açougue. Ben está ferido, com a cara cheia de sangue e perto do local de barcos! Ai caramba, Desmond e Penny foram de barco pra LA!!! No, please, no! Não podem fazer o Desmond sofrer tanto de novo! Não!!! Enfim, Jack foi lá pegar Jonh e colocou os sapatos do pai, e tbém deixou a carta dentro do caixão.
No aeroporto, eu não lembro bem das cenas anteriores deles embarcando na Oceanic, mas acho que tiveram algumas coisas familiares na cena. Jack cuida do embarque do corpo de Locke e recebe condolências de um vizinho de fila. Ele encontra Sun e os dois se surpreendem ao verem Sayid sendo levado por uma agente da polícia pro avião e algemado!? Hurley tbém espera pra embarcar, com um violão (será de Charlie?) e comprando todos os lugares que pode do avião, caso algo aconteça, ele não quer nenhum mal pras outras pessoas. Jack fala meias palavras com ele, as coisas não são mais como antes. Kate tbém tá lá e estranhamente parece estar disfarçada, se escondendo de algo ou alguém. Ben aparece de braço engessado e deixa Hurley estressado ao vê-lo.
No avião, todo mundo meio estranho e com certo medo. De quebra, a aeromoça devolve a Jack a carta de Locke! Depois, ele vai conversar com Kate sobre estarem todos juntos no avião novamente, mas ela diz uma coisa certa: o fato de todos estarem juntos alí, não significa que estejam unidos. Os dois estranham quando ouvem que o piloto do avião é ninguém menos que Frank Lapidus, de barba feita e tudo mais. Ao ver os velhos conhecidos no mesmo lugar, Frank logo sente que algo vai acontecer.Jack teme que na carta, Locke o culpe por ter se suicidado, e Ben banca o legalzinho dizendo que isso não é verdade e que nem sabia do suicídio (ah tá). Sozinho, Jack lê a carta que só tem uma frase: "I Wish you had to believe in me" ou "Gostaria que tivesse acreditado em mim". Até que começam os problemas no voo, vem aquele clarão forte e ... de volta aquela cena inicial de Jack acordando no mato, correndo pra salvar Hurley e acordando Kate. Os três não têm ideia do que ocorreu nem de onde estaria o avião, ou o resto do pessoal (Sun, Sayid e Ben). Não dá tempo de sair pra procurar os outros, porque logo alguém chega naquela van que o Hurley dirigiu e aponta a arma pra eles. É Jin!!! E com uniforme da Dahrma?! Tô achando que eles forma parar no passado da ilha! Carácoles! Mt loko meu!
Deu pra sacar que o episódio foi cheio de 'furos', porque a gente não sabe: o que aconteceu pra Kate decidir voltar pra ilha e porque aquela cara dela de triste, e o que ela fez com Aaron; como Sayid foi preso e porque (apesar que ele virou assassino né?); como Hurley saiu da prisão e foi parar naquele voo de volta pra ilha, já que ele tbém não queria. E tbém, o que acontecerá com Ji Yeon, já que aparentemente, Sun não poderá retornar, pelo menos foi o que disseram. Tá na cara que os sumidos flashbacks voltarão. Tava legal sem eles, mas enfim.
-----------------------------
DETALHES
* afinal de contas, o que Ben arrumou dessa vez? (torcendo pra não ter feito mal a Penny ou Desmond).
* aquela garrafa de água achada pelo pessoal na praia era da Ajira, será que era um salto no futuro??? tinha até aquela canoa que eles pegaram. Mas, tbém teve pessoal perseguindo a tiros, então acho que não tem a ver.
* alguém realmente acredita que Jonh Locke se matou? e enforcado? eu duvido. Ele se deixaria morrer pra salvar o pessoal, mas daí a ele mesmo se matar... talvez por sacrifício né? Mas ainda acho estranha essa história e acho tbém que tem dedo de Ben nela.
* Ben me fez rir em dois momentos: Jack perguntava a Ben sobre o que aconteceria com as outras pessoas no avião e ele: 'quem se importa?'. E depois, mais uma vez Jack foi falar com ele como consegue ler no avião, em meio aquela expectativa toda e Ben: 'minha mãe me ensinou'. Mt nojento!!! Mas eu acabo rindo com ele, pode?! Fora no começo, Jack perguntando a Ben se ele conhecia aquela sala ('O Poste') e ele diz que não, mas a Sra. Hawking diz que ele provavelmente está mentindo! A cara do Ben de 'pow, véia linguaruda!' foi mt engraçada! rsrs.
* levando em consideração que ele deveriam recriar as situações que os levaram a embarcar no voo da Oceanic, tem coisas interessantes: naquele, Kate que foi algemada pelo agente e dessa vez, foi Sayid. Antes Charlie embarcou com um violão, agora foi Hugo.
* aquele cara da fila que tava no mesmo bloco dos seis, a agente e a aeromoça, será que vão aparecer por aí? E Frank, será que ele volta pra ilha? Será que o avião caiu? Ou foi só eles?
* coincidência Sayid ter pegado justo o mesmo voo? além do mais, o que ele ia fazer em Guam?! rs

Nenhum comentário: