quinta-feira, 16 de abril de 2009

| REVIEW | Lost :: 5x07

:: 5x07 :: "The Life and Death of Jeremy Bentham"

Pra variar, mais um episódio centrado em Jonh Locke que se mostra excepcional. Se restavam dúvidas quanto a vida dele pós ilha, elas já não mais existem. Pra começar, vemos akele cara que tava no mesmo bloco do avião da Ajira que levou a galera de volta à ilha, então, ele surge numa sala procurando várias coisas e acha akeles desenhos de Ben (de como chegar a antena de rádio, parece mapa da ilha), e guarda uma arma, quando chega uma moça, aquela que levava Sayid preso no mesmo avião! Ela é Ilana, ele Caesar. Ele não conta da arma e ela avisa que encontraram alguém no mar, de terno e que apesar de dizer que tava no avião, ninguém lembra dele. Conforme eles saem, a gente vê que eles estão mesmo na ilha, o avião tá quase inteiro perto da praia e há outras pessoas lá, mas aparentemente, nenhum dos nossos conhecidos, a não ser um: Locke. Ele é o tal cara achado no mar!!!!!!! W-H-A-T-?
Ilana desconfia dele, pois não lembra de tê-lo visto. Locke observa duas canoas na praia e ela disse que já estavam lá, eram três, mas o piloto (Frank) fugiu com uma das passageiras (Sun?) à noite e disse pra ele conversar com Caesar sobre a lista de passageiros. Locke diz que a última coisa da qual se lembra é que foi morto! Daí rola flashbacks depois do clarão lá dele girando aquela roda (dãh), e ele vai parar no deserto na Tunísia, onde Ben apareceu há um tempo atrás, lembram? Uns caras lá surgem e ele é levado pra um hospital aonde recebe a visitinha de Charles Widmore! Segundo Widmore, ele se tornou o líder e Ben o enganou pra que ele saísse da ilha, e acredita que tenha feito o mesmo com Locke, que diz ter feito sua própria escolha, mas não conta os motivos. Porém, Widmore sabe da intenção dele de levar de volta o pessoal que saiu e avisa que isso ocorreu há três anos (confusa, confusa, explicação lá embaixo*) e mentiram sobre tudo. Isso já foi o bastante pra Locke confiar nele.Pra variar, mais um episódio centrado em Jonh Locke que se mostra excepcional. Se restavam dúvidas quanto a vida dele pós ilha, elas já não mais existem. Após o clarão ele foi parar naquele deserto da Tunísia aonde Bem tbém esteve antes. Ele é levado por uns homens até hospital pra tratar a perna e lá vê aquele Abbadon que o convenceu a viajar e ele parou na ilha. Quem aparece pra falar com Jonh é Charles Widmore, surpreso por vê-lo do mesmo jeito que o encontrou quando era jovem. Ele diz que cuida da ilha, saiu de lá após ser manipulado por Ben e promete ajuda pra levar o pessoal de volta pra lá. De início Locke não acredita muito, até Widmore dizer que uma guerra se aproxima e ele tem de liderar pro lado errado (segundo Widmore é Ben) não vencer.
Depois eles conversam e Widmore lhe dá a identidade de Jeremy Betham, e tbém o paradeiro dos exilados da ilha. Quem vai ser o guarda-costas de Locke é Matthew Abbadon (ou ‘mil faces’! rs). Eles percorrem vários lugares atrás de cada um dos Oceanic Six. É óbvio que todos se surpreendem com a visita de Jonh, mas todos tem a mesma reposta quanto a volta pra ilha: não. Sayid não quer mais ser manipulado, Kate pergunta se Locke já se apaixonou e Hurley pensou que ele estivesse morto e se descontrolou ao ver Abbadon, que tbém já falou com ele. Locke tbém aproveitou pra visitar Walt, que tem tido sonhos com ele vestido de terno numa praia sendo ameaçado por algumas pessoas. Ele prefere não contar sobre Michael e nem pede pra voltar com ele pra ilha.
Locke lembra de Abbadon daquela vez e pergunta o que realmente ele faz para Widmore, e segundo Matthew, ele ‘ajuda as pessoas a irem onde elas precisam estar’. Hum. Locke pede pra encontrar Helen, akela namorada dele, mas acaba que ela está morta. Ao saírem do cemitério, sofrem atentado e Matthew é morto, e quando Locke foge de carro, acaba se acidentando e indo parar no hospital aonde Jack trabalha. Ao acordar, Locke usa a situação pra falar que é destino se encontrarem e que deve ajudá-lo a convencer os outros a voltarem, mas Jack nem quer saber disso, nem quando Locke fala do recadinho de seu pai morto.
Depois de tanta negação e sozinho, Locke realmente se prepara para cometer suicídio e escreve aquela carta pra Jack, mas na hora, uma voz conhecida bate à porta: Benjamin Linus! Calmamente, Bem convencer Locke a desistir do suidício dizendo que ao contrário do que ele pensa, Jack acreditou em suas palavras e que ele é mesmo importante pra salvar a ilha. Ele tbém promete sua ajuda pra unir e convencer o pessoal e Locke conta que devem procurar Eloise Hawking pra ajudá-los a voltar. Nisso, Ben usa a corda da tentativa de suicídio pra enforcar Locke até a morte, sem dó nem piedade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EU SABIA DISSO! SABIA!!! Era isso que o peçonhento queria: todas as informações sobre como voltar pra ilha! Até parece que ele ia deixar Locke ser líder de alguma coisa!!! Sabia! E ele soube aproveitar direitinho a vulnerabilidade de Locke no momento, pra depois apunhalar! Usando seus conhecimentos CSI, Bem limpou tudo e armou a cena de suicida e ainda disse que sentia muito. Ah, claro. Ah, e ele pegou a aliança de Jin. Filho da mãe!
Agora, de volta a ilha, Locke revela a Caesar que esteve lá antes e quando o cara conta que na hora do vôo um gordão ao seu lado sumiu, assim como algumas outras pessoas, Jonh já sacou como foi parar lá. Ele quer saber da lista de passageiros, mas ela foi levada pelo piloto (Frank) e Caesar lhe mostra alguns feridos não identificados, dentre eles, um rosto familiar: Ben!!! Ih, agora vai sujar pro lado dele?! Se Locke tá morto, agora é vingança?! Morto é modo de dizer, nunca se sabe o que tem naquela ilha, mas uma coisa é certa: Richard, Ben e Widmore não estavam errados ao dizer que Locke era 'especial'. Mas é estranho ele ser visto pelos outros, o pai do Jack não é assim né? Mt confusão! Mt loko! Mt bom!
---------------------
DETalhes
* bem, o deserto da Tunísia é a saída da ilha, aonde Ben esteve naquele episódio em que recrutou Sayid (4x09). * Matthew Abbadon é 'mil faces' porque ele já apareceu em três situações diferentes: recrutando Naomi, Charlotte, Frank, Miles e Dan pra ir a ilha; se passou por representante da Oceanic e foi falar com Hurley; e foi ele quem convenceu Locke a viajar pra cair na ilha quando ele ficou paralítico. * o sonho de Walt tem sentido: todos querendo matar Locke! Ou duvida que Widmore não iria mesmo fazer isso mais cedo ou mais tarde? * mais um bom diálogo entre Jack e Locke naquela história de 'homem de fé versus homem da ciência'. * parece que Ben ficou surpreso ao saber que Eloise Hawking ajudaria com o lance de voltar a ilha. Parece que ele é o 'intruso', porque Widmore sabe do paradeiro dela (avisou a Desmond) e Ben só descobriu após Locke abrir o bico. O lance é: quem é o vilão e quem é o mocinho? Aposto que nenhum dos dois é bonzinho... ambos querem a ilha, só resta saber qual dos dois está disposto a deixar os que ficaram pra trás vivos. Né? * mas que confusão essa do Locke ao sair ilha. Lá eles não estavam há três anos atrás (mesmo que pulando no tempo)? Agora ele sai, três anos depois?! Nossa, isso realmente me confundiu! * o avião da Ajira parece mais ter sido pousado, parece inteiro. Bem, Frank conhece a ilha, não seria difícil. * se perceberem, agora são quatro grupos diferentes na mesma ilha: os 'Oceanic' que ficaram, os 'ex-Oceanic agora Ajira' que retornaram, os 'Ajira' que caíram agora e o 'Outros'?! * Caesar deve ser o líder desse grupo, seguido de Ilana. Aonde foi parar Sayid? Já que Sun parece ter ido com Frank e os outros três tão lá com Jin. Mas, se Hurley sumiu, Sun tbém, então não deve ser ela com Frank! Quem será então???

AAAAAAAAAH! Quanta confusão! Eu quero logo ver o próximo episodio!

Nenhum comentário: