sábado, 22 de março de 2008

| REVIEW | Cold Case / Without a Trace

:: Cold Case ::. 5x11 .:: "Family 8108"Em 1942 uma família feliz descentende de japoneses tem que lidar com o preconceito sofrido pelos outros, devido aos acontecimentos em Pearl Harbor e são obrigados a deixarem sua casa na Califórnia. Em 1945, o chefe da família, Ray, é morto com um envelope do que parecia ser uma carta de seu filho Billy. Hoje, a filha dele pede pra investigarem de novo, já que o pai havia se mudado pra Filadélfia e queria entender a tristeza de sua mãe.
Enquanto isso, acaba a suspensão de John, mas ele pediu aposentadoria e Lilly não se conforma e vai atrás dele pra perguntar sobre o caso. Mas ele parece não voltar atrás na sua decisão.
A tal família teve de ir pra um acampamento, chamado Manjanar. Mesmo assim, Ray mantinha sua idéia de lutar pelo seu país (EUA) e que tudo iria melhorar, e tinha um soldado que sempre importunava. Pra piorar, seu filho Billy estava cada vez mais revoltado com a situação e piorou quando o pai pediu pra ele se alistar. Até chamou um amigo da família, Skip, pra falar com ele, que não mudou de idéia.
Um suspeito é Shinji, um vizinho deles que não gostou de ter dado a idéia pra seu filho se alistar e foi pra briga e acabou preso e prometendo vingança. Mas o cara diz não ter feito nada, e que viu Ray beijando a professora americana. Foi por saber disso que Billy decidiu se alistar e acabou indo embora brigado com o pai.
A viúva confirma que sabia do beijo, mas que Ray queria recomeçar em outro lugar, por isso foram pra Filadélfia depois que os acampamentos fecharam. Nisso que eles descobriram sobre a morte do filho.
Jonh dá uma ajuda dizendo que a carta de Billy foi mandada por algum oficial. Eles decobrem que Shiji entregou a carta a Ray. Ele foi com idéia de vingança, mas desistiu ao ver a tristeza de Ray pelo mesmo motivo que a sua: a morte dos filhos. Mas após ler a carta, Ray disse que ia conseguir uma medalha pro filho, que foi um herói na guerra e ia procurar o comandante dele.
O tal comandante era Skip, o amigo da família. De tanto Lilly encher o saco falando pra não largar o trabalho, John volta pra interrogar e tirar a verdade de Skip. Este, após a guerra, mudou sua opinião sobre os 'japas' e não aceitou a visita de Ray, que foi se defender e acabou rolando escada a baixo!
Uma novidade na série é que não acabou com música o episódio, mas sim com a leitura da carta do filho, falando o quanto o admirava e que lutava lá por ele. Emocionante mesmo! Apesar de estar sem música cantada, teve muito instrumental. Cada uma mais linda que a outra! Muito bom!!
P.S. fazendo os cálculos: em 42 o pai e a mãe deviam ter uns 30 e poucos, pois o filho devia ter uns 15 ou 16 anos. De lá pra cá, são 66 anos, que é a idade da filha que tava na barriga na época. Mas a mãe dela devia ter uns, sei lá, quase 100 anos e tava daquele jeito, com cara de 80?! O mesmo pro vizinho. Acho que a série pecou na maquiagem nesse episódio, hein!


:: Without a Trace ::. 6x10 .:: "Claus and Effect"
Episódio em clima de Natal quando um jovem Papai Noel some após ler um bilhete. Nem a mãe ausente, nem a gerente que é aquela anã que chamou a atenção de Grisson em 'CSI' - parece ter feito o mesmo com Jack -, muito menos uma trintona tarada sabem o que houve com o rapaz, só que viram um outro Papai Noel brigando com ele. Depois de todas as zoeiras possíveis, eles acham o cara.
Ele tinha ficado com raiva por perder o emprego, mas o rapaz ofereceu ajuda ao ensinar como aplicar um golpe em cassinos, contando cartas (o garoto era fera na matemática, mas abandonou a faculdade). Um dos donos de uma das casas de jogos não gostou de perder grana pro rapaz. Mas ele o liberou depois de aprender uns truques novos com ele.

Outro lance é que o garoto parecia sentir-se culpado por algo que havia feito, tinha alguma coisa a ver com um projeto para uma grande empresa. O professor virou suspeito, e não quis falar do que se tratava o tal projeto.
A ex-namorada dele que abriu o bico falando que o projeto era algo que iria prejudicar muitas famílias de operários e por isso eles terminaram.
Após um tiroteio num hotel, eles vão ver e o garoto havia estado lá pra falar com o dono da tal empresa, para qual ia fazer o projeto, oferecendo, ao lado da namorada, uma nova alternativa ao projeto anterior, que não prejudicaria a ninguém. Os tiros foram meio acidentais.
Mais tarde, Danny recebe telefonema do rapaz querendo se entregar. Danny ainda o ajuda a comprar presentes pras crianças de onde ele trabalhava, com algemas e tudo. Mas Jack chega com a boa notícia de que o empresário não deu queixa - parece que o novo projeto era melhor - e o rapaz está livre. Jack até enfrentou o desafio de ser Papai Noel por um dia... pena que não mostraram ele vestido!

Nenhum comentário: