terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

| E o Oscar foi para... parte 1

Bollywood deve estar empolvorosa! E não é à toa, "Slumdog Millionare" (ou Quem quer ser um milionário?) faturou nada mais, nada menos que 8 prêmios na 81º entrega do Oscar que ocorreu neste domingo, 22/02 no Teatro Kodak em Hollywood. A festa como sempre, contou com vários artistas de diversas épocas no tapete vermelho, e teve muitas surpresas quanto a festa tbém. Enfim, vamos por partes pra não embolar ninguém, né?!

Neste ano, o prêmio entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood não surpreendeu muito, e isso estragou um pouco da festa. Todo mundo já imaginava que Slumdog Millionare iria levar de Melhor Filme e Diretor, para Danny Boyle. Inclusive, a felicidade do pessoal do filme em cada prêmio que ganhavam, era mt legal. No fim, eu tava até torcendo pro Boyle vencer e ele até deu uns pulinhos de felicidade! Outra comédia era o sorrisão aberto do produtor Christian Colson. Porém, confesso que quanto ao Oscar de Canção Original, eu achei injusto. Pode até ser divertido ver e dançar "Jai Ho" mas, qual é né? Só ficava nessa mesma palavra! Preferia que "Down to Earth", de "Wall-E" levasse, mas é aquilo, Bollywood tá na moda!
As apostas tbém se confirmaram quando Kate Winslet finalmente recebeu seu Oscar de Melhor Atriz , por "O leitor", deixando Meryl Streep e suas 15 indicações no chinelo. Emocionada, Kate confessou que treinava discursos desse tipo quando criança, mas ao invés de Oscar, era um frasco de shampoo! rsrs Outra barbada era justamente a entrega do segundo prêmio póstumo pela Academia, desta vez dado a Heath Ledger por seu intenso e formidável Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas". Morto há um ano e um mês, coube ao pai, mãe e irmã receberem o prêmio em nome da little Matilda, que só tem 3 anos. Apesar de eu ter chorado pacas, achei que não foi tããão emocionante assim, como tinha sido no Globo de Ouro, por exemplo. Mas, deixando isso de lado, não tem como não ficar triste vendo o cara ganhar um Oscar tão tardio... Falando nisso, o primeiro Oscar póstumo foi dado a Peter Finch, em 1976, por "Rede de intrigas", dois meses depois dele sofrer um ataque cardíaco fatal.
Para muita gente foi surpresa e até injustiça quando Sean Penn faturou o Oscar de Melhor Ator por sua interpretação em "Milk". Apesar de eu não ter visto nenhum dos indicados, não achava mt justo dar o prêmio a Mickey Rourke por um personagem que mais parece a história de sua vida, sei lá, só se fosse pra dar um incentivo a mais pra ele se manter no 'bom caminho'. Com Penn no meio, eu já imaginava que alguma coisa podia dar errado pro 'Lutador', e não foi dessa vez que ele sai com sua estatueta. Em seu discurso, Sean Penn aproveitou pra mostrar seu apoio aos direitos iguais para gays e ainda disse pra aqueles que votaram a favor daquela Proposição 8, que deveriam repensar a idéia.
Uma das categorias mais difíceis de se imaginar quem ganharia, pra mim, era a de Melhor Atriz Coadjuvante. Sem Kate Winslet no páreo, como foram nas outras premiações, acho que só a Viola Davis corria por fora mesmo. Acabou sobrando levar o primeiro Oscar da carreira, pra espanhola Penelope Cruz pela comédia dirigida por Woody Allen, "Vicky Cristina Barcelona". A atriz que ficou bem emocionada, agradeceu aos amigos de longa data e até citou o diretor Pedro Almodóvar nos agradecimentos. Não é pra menos, ela
vive fazendo filme com esse cara!

Quanto aos outros vencedores (e perdedores)... quem se deu mal mesmo foi "O Curioso Caso de Benjamin Button", que das treze categorias que tava concorrendo só conseguiu ganhar três Oscars, e técnicos somente. Uma pena, parece um bom filme, mas topou com quem não devia. "Wall-E" confirmou favoritismo e garimpou sua estatueta de Melhor Animação, e não tinha mesmo como ser outro! Só achei chato não ter levado de Mixagem de Som, o que neste filme, foi muito importante. "Batman - O Cavaleiro das Trevas" saiu com dois Oscars: o de Ator Coadjuvante, e tbém de Edição de Som. "Milk" levou além de Melhor Ator, tbém de Melhor Roteiro Original para o jovem Dustin Lance Blake, que tbém digiriu o filme, e tbém fez o discurso de aceitação pelos direitos iguais. Inclusive, falou "Isso [vencer] me dá esperança de que posso viver como sou". Well...

Ah, e claro, o destaque da noite tbém foi a entrega um Oscar ao comediante Jerry Lewis. Aos 82 anos, o ator ainda conserva aquelas caretas típicas de seus bons tempos e infelizmente, teve de se contentar somente com um prêmio pelas suas boas ações, ao invés do que realmente deveria ser: o Oscar honorário pela carreira. Mas, é aquilo né, pros comediantes a Academia nunca tem dado valor, é só ver que Jim Carrey e Will Ferrell precisaram fazer filmes dramáticos pra serem indicados e Eddie Murphy ganhou todos os prêmios de ator coadjuvante, mas chegou na hora, perdeu. É uma pena que eles esperem a pessoa morrer pra valorizá-las, realmente lamentável. Antes fizesse como antes que tinha a divisão 'comédia' e 'drama'. Mas, foi legal rever Jerry Lewis e me deu uma vontade de ver de novo seus filmes, principalmente "O Professor Aloprado" (1963)! Hilários!

Quanto a festa, deu pra perceber que os organizadores quiseram passar uma idéia de 'simplicidade', claro, ao estilo Hollywood de ser. O palco era menor, e bem próximo ao público e Hugh Jackman estreiou como apresentador. O homem mais sexy do mundo em 2008 mostrou... que é o homem mais sexy do mundo! rsrs Um verdadeiro gentleman, elegante e com senso de humor bem discreto, surpreendeu ao soltar a voz e trazer de volta ao Oscar os musicais que antes eram comuns. Parecia um show da Broadway! No começo, ele 'cantou' sobre os indicados a Melhor Filme enquanto os assistentes iam trocando o cenário simples e Jackman até chamou Anne Hathaway para acompanhá-lo em uma parte do número. Fiquei de boca a aberta com a voz dela! Super bem os dois juntos, e divertido tbém. Numa outra parte ele arriscou em dançar e não decepcionou! Provavelmente será chamado pra algum trabalho desse tipo, pois foi mt bem! Em outro musical, dirigido por Baz Luhrman ('Moulan Rouge', 'Austrália') Jackman arrasou ao lado de Beyoncé, Zac Efron, Vanessa Hudgens e Amanda Seyfried, aonde relembraram várias canções de musicais de diversas épocas. Mt interessante! Apesar disso, me deu a impressão que Hugh Jackman mal apareceu! Mas foi bem, pra um novato.

Outra idéia legal foi a de relembrar os atores e atrizes ganhadores nas categorias: Melhor Ator e Atriz Coajuvante e principal. Adoro essas coisas de ficar mostrando aqueles artistas lá de antigamente, ou os que hoje estão mais velhos, bem novos. Para dar o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante a Penelope Cruz, além da ganhadora do Oscar do ano passado Tilda Swinton (Conduta de Risco), estiveram presentes: Whoopi Goldberg ("Ghost - Do outro lado da vida" 1990), Goldie Hawn ("Flor de Cacto" 1969), Anjelica Huston ("A Honra do Poderoso Prizzi" 1985) e Eva Marie Saint (Sindicato de Ladrões 1954), cada uma apresentando uma concorrente. Bem legal! Para Melhor Ator Coadjuvante, infelizmente Javier Bardem (Onde os Fracos não têm vez) tomou chá de sumiço e Alan Arkin, ganhador do ano retrasado por "Pequena Miss Sunshine" compareceu, além de: Cuba Gooding Jr.("Jerry Maguire" 1996), Kevin Kline ("Um Peixe Chamado Wanda" 1989) e Christopher Walken ("O Franco-Atirador" 1978). Detalhe pra Cuba falando sobre Robert Downey Jr. (rsrs) e o mullet horrorozo de Walken. Kate Winslet recebeu o Oscar de Melhor Atriz de Marion Cotillard, vencedora do ano passado por "Piaf", acompanhada de: Sophia Loren ("Duas Mulheres"1961), Nicole Kidman ("As Horas" 2002), Halle Berry ("A Última Ceia" 2001) e Shirley MacLean ("Laços de Ternura" 1983). Anne Hathaway não conseguiu segurar a emoção ao ouvir tantos elogios de Shirley MacLean! Já Sean Penn, ganhou o prêmio de Melhor Ator das mãos de Michael Douglas ("Wall Street - Poder e Cobiça" 1987), porque Daniel Day-Lewis tbém não compareceu. Os outros vencedores: Robert De Niro (Venceu por "Touro Indomável" 1980), Anthony Hopkins ("O Silêncio dos Inocentes" 1991), Ben Kingsley ("Gandhi" 1982) e Adrien Brody ("O Pianista" 2002).

# Mais...
- os palcos temáticos foram legais. Tipo pra prêmios de Direção de Arte, Figurino e Maquiagem, tinha tipo um camarim. Ou pra Roteiro Original e Adaptado, ia aparecendo no telão: "os atores entram no palco, o público aplaude. Os atores fingem se importar...". Mt engraçado! Principalmente pelas atuações de Tina Fey e Steve Martin, um dos pontos altos da noite!
- o que dizer daquele vídeo do Seth Rogen com o James Franco naqueles personagens de "Pineapple Express"?! Hilários! Sentados num sofá, os dois viam na tv e comentavam sobre os indicados da noite. Enquanto pareciam desanimados ao verem alguns filmes de comédia de 2008, morriam de rir assistindo "Dúvida"! Nada a ver! rsrs Pior foi mostrando a cena de beijo entre James Franco e Sean Penn em "Milk", quando passou pra eles no sofá, James Franco começou a abraçar Seth Rogen!! kkk... Mt bobeira! Apesar de não ter aparecido nada, eu acho que os personagens estavam chapados, que nem no filme! rsrs O vídeo foi dirigido por Judd Apatow com roteiro de Rogen, tinha de ser!
- ah! outra bobeira da noite foi Ben Stiller subir ao palco com Natalie Portman para apresentar a categoria de Melhor Fotografia. Aliás, ela ficou falando, enquanto Ben - com uma grande barba, todo desleixado e parecia chapado - andava pelo palco, como se tivesse perdido. Arrancou gargalhadas da platéia!! Pesquisando por aí, fui descobrir que ele tava zoando o Joaquin Phoenix, que apareceu nesse mesmo style um tempo atrás, é mole?! rsrs
- Daniel Craig deu um pisão no vestido de Sarah Jessica Parker; Robert Pattinson precisa lembrar que não tem de fazer 'olhar de vampiro' fora do filme; Will Smith apresentando quatro categorias seguidas ("é, eu ainda estou aqui") rsrs.
- nada a ver: misturar os vídeos dos filmes indicados ao Oscar com filmes anteriormente indicados/ganhadores. Se fossem no mesmo tema, tudo bem. Tipo: "Frost/Nixon" apareceu entre alguns filmes aquele "A Rainha", e ambos tem algo político no meio. Agora, colocar "Slumdog Millionare" com "Forrest Gump", "Milk" e "Coração Valente" e "Benjamin Button" com "Shakespeare Apaixonado" é dose! Não teve nada a ver.
Depois de eu tanto tagarelar, confira abaixo a lista dos vencedores e aqui a lista completa dos concorrentes. Ah, e no próximo post, claro, mais fotos da festa, os modelitos, os casais, vídeos da cerimônia e inclusive, o tal vídeo com alguns lançamentos de 2009 que foi anunciado no final, mas a TNT cortou!

Melhor Filme

Slumdog Millionaire
Melhor Ator
Sean Penn [Milk - A voz da liberdade]
Melhor Atriz
Kate Winslet [The Reader]
Melhor Ator Coadjuvante
Heath Ledger [Batman – O Cavaleiro das Trevas]
Melhor Atriz Coadjuvante
Penélope Cruz [Vicky Cristina Barcelona]
Melhor Diretor
Danny Boyle [Slumdog Millionaire]
Melhor Longa de Animação
Wall.E
Melhor Filme em Língua Estrangeira
Okuribito (Departures) [Japão]
Melhor Roteiro Original
Milk – A voz da liberdade
Melhor Roteiro Adaptado
Slumdog Millionaire
Melhor Direção de Arte
O Curioso Caso de Benjamin Button
Melhor Fotografia
Slumdog Millionaire
Melhor Mixagem de Som
Slumdog Millionaire
Melhor Edição de Som
Batman – O Cavaleiro das Trevas
Melhor Figurino
A Duquesa
Melhor Edição
Slumdog Millionaire
Melhores Efeitos Especiais
O Curioso Caso de Benjamin Button
Melhor Maquiagem
O Curioso Caso de Benjamin Button
Melhor Trilha Sonora Original
A.R. Rahman [Slumdog Millionaire]
Melhor Canção Original
"Jai Ho" de A.R. Rahman [Slumdog Millionaire]
Melhor Documentário de Longa-metragem
"Man on Wire"
Melhor Documentário de Curta-metragem
"Smile Pinki"
Melhor Animação de Curta-metragem
"La maison en petits cubes"
Melhor Curta-metragem
"Spielzeugland (Toyland)"

Um comentário:

Francisco Pacheco disse...

Até que o Oscar este ano foi bom, eu só ñ gostei que o filme Batman – O Cavaleiro das Trevas merecia pelo menos a indicação de melhor filme e diretor.