quinta-feira, 25 de novembro de 2010

| REVIEW | Smallville - 10x04

:: 10.04 :: "Homecoming" * EPISÓDIO Nº 200 *

Hum... gostinho de final já neste episódio 200? O que teve demais nele além do número? Basicamente "nada", nenhuma ação. Mas foi ruim? Não, principalmente para aqueles que como eu acompanham a série desde os primórdios, desde que ela passava dublada no SBT aos domingos. rs Ou dia se semana. Ou sábado. Tanto faz, o lance é que com alguns momentos esse episódio conseguiram me cativar e até me emocionar. Fazia muuuito tempo que eu não via com tanto gosto um episódio de Smallville.

Clark volta ao antigo colégio para a reunião de 5 anos da sua turma - meio que obrigado por Lois. Ver ele com a jaqueta, aquele colégio e ainda Greg Arkin, o 'garoto inseto' da 1º temporada!!! (tá, tive de pesquisar pra lembrar de onde ele era, mas sabia q já tinha visto. + no fim do post), já me deixou meio assim, aí vem Clark lembrar de quando topou com Lana e surge o flashback. Oh boy. Nunca fui fã da garota, mas naqueles primeiros anos ela era 'inofensiva' e ver aquela imagem de novo mexeu comigo. Mas não tanto quanto ver Clark de volta ao velho cantinho da Chloe, o famoso 'mural do esquisito' (que agora tem dois fãs que o mantém online e acreditam que o Borrão seja de Smallville! PS. viram a msg que a Chloe mandou p/ eles? Tá vida, q bom!) e a imagem dela, toda empolgada com suas descobertas! Aff. rs Como ela mudou né? Era a minha personagem favorita! Senti falta de um flash com o Pete, né? E pra quase me fazer chorar, que música tá tocando durante a reunião dos alunos??? "Everything" do Lifehouse!!! Morri. Sério? A música que tocou no fim do episódio nº 1, da banda que com certeza marcou os primeiros cinco anos da série! É de querer matar do coração mesmo!!!
Enquanto o flashback (e a música) rolava, Lois tentava ser reconhecida por alguém, sendo que ela ficou tão pouco tempo que ninguém se lembra dela. Ficou meio ridícula fazendo aquilo, mas enfim. Pior é ela ouvir das outras como Clark era apaixonado por Lana e que achavam que Chloe era a garota perfeita pra ele e tal. Ouch. Clark tem de aguentar ser o homenageado da festa, com coroa e tudo - e principalmente, a cara de insatisfação dele. rsrs. Só que tudo para e quem surge... Brainiac!!! Oh no, ele não morreu?! Bem, sim, essa é a versão boazinha dele, o Brainiac 5, que faz parte da Legião e voltou para mostrar algumas coisas a Clark antes que a escuridão possa tomar conta dele.
Brainiac quer mostrar a Clark a origem de seus problemas: a morte do pai. Aí volta lá pra cena da briga entre Lionel e Jonathan no celeiro, onde o pai fez de tudo para manter o segredo do filho a salvo e isso lhe custou sua vida. Mas foi uma escolha sua, não culpa do Clark. Mas é isso que ele sente: culpa. Curiosamente, isso aconteceu na 5º temporada (ep nº 100) e a partir daí tudo mudou. Clark ficou mais chato, fez burrada atrás de burrada e a série saiu dos eixos. Ao ver o pai morrendo e o funeral, Clark volta a ter aqueles sentimentos, os mesmos que podem contribuir para que ele não se torne o herói que espera ser, mas sim algo ruim. De tanto remoer o passado, Clark esquece o presente...
E esquece de Oliver, o herói reconhecido e deprimido. Sozinho, sem Chloe e sem aquele que devia ser seu melhor amigo. Por que? Porque Clark o afasta. Não só a ele, mas a Lois também. Esse lenga lenga de só serem amigos e tal já cansou e quando vê que Greg se aproxima de Lois, Clark nem quer ouvir Brainiac e com medo de que ele possa fazer algo ruim, toma o anel dele pra voltar. Só que ele vai parar em 2017!! E nem viu a capa do Daily Planet: 'Superman salva o dia'. Vixi!!! Ele só percebeu que as coisas tinham mudado quando viu que Lois tinha uma sala só dela e ele tinha saído do porão e mais: Lois sabia de tuuuuudo sobre ele! E guardava muito bem seu segredo! E estava super apaixonada e entregue, totalmente diferente do que é hoje! Para deixar as coisas mais interessantes, o que me diz do Clark se encontrar com o Clark do futuro com óculos, casaco, gel e cara séria?! Pois é!
O Clark do futuro sabia que encontraria seu eu do passado e até pediu uma forcinha pra salvar o dia mais uma vez, quando um helicoptero com Lois ia caindo. Isso foi tão clichê, mas enfim. rs Brainiac alcança Clark e fala que é aquilo que ele terá, mas antes precisa mudar de atitude. Nada de questionar o passado, nem ficar com medo do que pode vir a acontecer. O lance é pensar no presente... que tá uma porcaria, convém dizer. Daí eles voltam para a reunião da turma e quando Clark vai ver, seu medo não tinha fundamento. Greg não ia fazer nada de mal, só pedir pra Lois agradecer ao CK porque graças ao que ele fez no passado, o tornou uma pessoa melhor. Olha só! Legal terem feito isso né? Eu pensava que todos os que Clark pegou eram loucos ou irados com ele. É bom ver que algo bom aconteceu!
Agora resta saber se essa viagem pelo passado e futuro vai mesmo mudar algo em Clark e no rumo da série ou se vai ser só mais um episódio e no próximo nós veremos ele voltar a reclamar da vida e se remoer. Depois de tantas promessas, eu só acredito vendo! rs Bem, Clark voltou ao túmulo do pai e parece ter dito um 'adeus' definitivo, deixando pra trás todo o sentimento de culpa que sentia, será? Espero. Ainda não me conformo com essa roupa coladinha dele, mas enfim. rs Clark também foi dar um apoio a Oliver, que tem de enfrentar as críticas da imprensa. Espero também que esse tome um jeito e pare de se lamentar por Chloe. E no fim, Clark dança com Lois no celeiro (outro lugar cheio de lembranças) e ... flutua? Adorei ele calando a boca dela e chamando-a pra perto! Ai. Rolou até um 'eu te amo' do casal que até agora nem casal foi ainda. Será que agora esse romance pega? Será que a série tem chance de oferecer algo bom até o fim? Realmente, só vendo!

P.S. Nos quadrinhos parece que Brainiac 5 é quem forma a Legião. Mas é estranho, pq na série a Legião foi pro passado, pegou os restos do Brainiac Bad e falou que ia fazer modificações nele, tornando-o algo bom. Ficou meio estranho, mas enfim. Se alguém souber melhor, por favor, me explique! ; )
P.S. [2]
Greg Arkin apareceu no 2º episódio de Smallville, "Metamorphosis" (2001)! Ele era obcecado pela Lana, criava insetos em casa e num acidente, ele foi picado e virou um 'homem inseto' que até matou a mãe e prendeu a Lana numa teia mas Clark a salvou - mas deixou os créditos para o namorado dela na época, Whitney. Só pra lembrar: nesse episódio CK descobriu que o meteoro lhe afetava; Lex se encontrou com Lana; tinha o colar dela que Clark ia devolver e ele sonhava que voava. Legal, bons tempos!

Nenhum comentário: