quinta-feira, 15 de novembro de 2012

| REVIEW | Bones - 8x06


:: 8x06 :: “The Patriot in Purgatory”
Não sei, mas senti esse episódio meio 'fora de época'. Talvez se fosse exibido há um ano atrás, teria maior impacto sobre mim, sei lá. Mas quando se trata do fatídico 11/09, pros americanos nunca é assunto velho ou 'fora de época', né? Também não deve ter sido coincidência o episódio ter ido ao ar perto do feriado do Dia dos Veteranos (soldados que participaram em guerras).
Enfim, Bones tá interessada em basquete, mas não do jeito que as pessoais "normais" gostam, tipo assistindo ou jogando, mas do jeito dela, que fica fascinada com as dicas de Phil Jackson (ex-jogador e técnico de basquete) sobre trabalho em equipe. E é por isso que, pela primeira vez, ela reúne todos os squints: Clark, Arastoo, Wendell, Fisher e Finn. Ok, faltou a Daisy. Isso tudo para que eles possam tentar identificar alguns restos mortais guardados há anos.


No começo os rapazes não ficam nada motivados. Depois, ficam competindo um com o outro para ver quem identifica mais gente. Até que Arastoo chama a atenção para um mendingo que ele não consegue achar nada a respeito e pelo visto, ninguém na época se importou eu descobrir. Os outros squints se envolvem e percebem algo surpreendente: o mendigo estava perto do Pentágono no dia 11 de setembro de 2001, quando teve o ataque terrorista e um avião quase atingiu o lugar! Sweets já deduz que o cara poderia ser até ajudante de terrorista, mas Booth se interessa mesmo ao ver que o homem lutou na Guerra do Golfo. Aí pronto, o lado soldado dele ativa e vai a todo custo atrás de mais informações sobre o mendigo.
O homem voltou da guerra meio mal, deixou a esposa e o filho e morava num abrigo. Ficava rondando o Pentágono pedindo para que os amigos mortos recebessem condecorações mas era tido como louco. Confesso que a parte deles procurando a causa da morte foi muito cansativa, cheia de palavras difíceis, várias teorias e tudo mais. Tirando isso, sobrou espaço para o típico "o que você tava fazendo naquele dia?". Como eu disse, isso teria me afetado muito mais se tivesse passado há 1 ano atrás, agora me parece episódio "perdido", mas ok, eles de lá nunca vão superar.


Anyway, no fim veem que o mendigo não foi assassinato. Ele morreu por ter sido um herói. O cara tava lá na hora dos atentados, foi atingido por estilhaços e tudo. Mesmo não sendo fortão foi lá, levantou um peso enorme pra salvar três pessoas. Nisso, acabou causando lesões que o levariam a morte 10 dias depois! E só agora, onze ano depois é que descobrem o que ele fez! Tudo porque era um mendigo, e ninguém ligava pra ele. 
Destaques no episódio para o 'embate' sobre religião entre Arastoo e Finn, que foi muito bacana. A interação entre os squints foi ótima e apesar de não ter notado a falta na hora, Daisy podia ter participado. E Brennan no final, com o choro atrasado.

Nenhum comentário: