domingo, 21 de fevereiro de 2010

| REVIEW | Lost - 6x04

EPISÓDIO INÉDITO NO BRASIL, PORTANTO CONTÉM SPOILERS* MUITO IMPORTANTES. CUIDADO!!!!



:: 6.04 :: "The Substitute"

A 14 episódios do fim, a série me traz um episódio que eu não sei se foi realmente bom, mas que trouxe umas coisas interessantes, um certo 'pitaco' de respostas que a gente tem esperado há tanto tempo. A essa altura do campeonato eu realmente espero muito mais do que migalhas. Ou esse final da série vai ter umas 10 horas de duração??? Mas em geral, não foi um episódio ruim, mas muito interessante. Por aí.
Na ilha, a Fumaça Negra fez um rodízio por lá até virar o Fake Locke e parar pra conversar com o Richard e sua cara assustada. Ele sabe com quem está lidando e pergunta porque escolheu assumir a forma do Locke e o Fake diz que seria a forma mais fácil de chegar até Jacob, já que Locke era um 'candidato'. Ao ver que Alpert não entendeu do que ele falava, o Fake diz que nunca faria como Jacob e guardaria segredos dele. Ele quer que Richard siga adiante com ele, mas o cara se nega. Pelo visto ele tá fazendo o que Illana disse pra Ben quando ele perguntou, o Fake Locke está 'recrutando'. Para que eu ainda não sei. Só sei que enquanto falava com Richard, o FL viu um garotinho loiro cheio de sangue na floresta e levou um susto.
OFF Ilha, o verdadeiro Locke chega em casa e reencontra Helen, de quem está noivo! E ele ainda trabalha naquela empresa de papel, mas quando seu chefe descobre que na viagem a Austrália ele não foi na conferência que deveria ir, o demite. No estacionamento, Locke tem problemas com o carro quando topa com Hurley! Que é o dono da empresa aonde ele trabalha e ao saber da demissão, manda ele procurar a agência de empregos que ele tem e lá o ajudarão. Sempre bacana! Apesar de estar meio sério, sei lá, um jeito diferente do Hurley normal.De volta a ilha, Illana chama os que restaram pra irem pro Templo e diz a Sun que se Jin está vivo e na ilha, só pode estar lá. Mas antes de irem, eles enterram Jonh e Ben faz até um discurso de como ele era um homem bom e que ele nunca seria igual, com direito a se sentir arrependido por tê-lo matado! rs Tá bom. Mas acho que diante de tudo o Ben saiu bastante enfraquecido, espero que ele volte a ser mais como antes.
O Fake Locke chega até a antiga vila e encontra Sawyer, que apesar de bebum logo vê que não é Jonh diante dele, já que o careca verdadeiro sempre tinha medo e este ali não tem. Por isso eu estranhei tanto quando ele acordou na ilha, não era a mesma coisa, mas nunca pensei que chegaria ao ponto que foi, mas enfim. O lance é que o Fake Locke pede pra Sawyer ir com ele e em troca lhe dirá 'o maior segredo do mundo': o porque ele está naquela ilha. Hum... Enquanto eles caminham pela floresta, os dois avistam aquele menino loiro (agora sem o sangue) e o Fake corre atrás dele e quando some, Richard aparece e pede pra Sawyer ir com ele ao Templo e que o Fake vai matá-lo e tal, mas Sawyer não o ouve. Droga! Agora tô com medo! Até porque o garoto fala com o Fake que ele conhece as regras e não pode matá-lo (se referindo ao Sawyer!!!) mas daí o Fake usa a mesma frase consagrada pelo verdadeiro Jonh Locke, "não me diga o que eu não posso fazer"! Oh no, salve-se Sawyer!!!
OFF ilha, John vai a tal agência de empregos e depois de uma entrevista estranha com uma estranha, ele fala com a supervisora que é Rose. É, a mesma Rose da ilha e que tbém está com câncer terminal e parece bastante ciente de que tem de ser realista e aproveitar o tempo que lhe resta. Ela diz isso depois de Jonh reclamar de não poder trabalhar no emprego que quer por causa de suas limitações. De volta pra casa, ele pensa em ligar pra Jack mas desiste e conta a Helen o real motivo de sua viagem (aquela trilha que ele não pode fazer, mas com um 'significado' diferente) e ela mostra não se importar em achar uma cura pra ele, e rasgam o telefone de Jack. Hum...
De volta a ilha, Sawyer desafia o Fake apontando uma arma pra ele e o careca falso fala que tá preso há muito tempo (agora, naquele corpo do Locke) que nem se lembra como é ser livre e que já foi um homem como ele. E Sawyer desiste de atirar. Que pena. Lá na praia, Ben perguntou a Illana do porque de levar o corpo de Locke até a estátua e ela disse que era pra todos verem a face de quem deviam enfrentar, e quando questionada sobre o Fake poder assumir outra cara/corpo, ela diz que ele não pode mais fazer isso e que está preso nessa fisionomia do Locke pra sempre. Huum...
Depois de um pequeno susto no abismo, Sawyer chega com o Fake Locke aonde ele queria lhe mostrar: uma caverna, possivelmente onde Jacob deveria ficar. Eu acho né, já que eu acredito que aquela estátua é que era a casa do Jacob, mas enfim. Lá há algumas coisas, dentre elas uma balança com uma pedra preta e uma branca e que o Fake joga a branca fora e diz que aquilo era uma piada deles. E daí, ele mostra a Sawyer a prova do que segundo ele, mostra que ninguém parou naquela ilha por acaso. Há nas paredes do interior da caverna vários rabiscos, aqueles velhos números 'amaldiçoados' e os nomes dos personagens principais da história: Jarrah (16), Reyes (8), Kwon (42), Shepard (23), Ford (15) e Locke (4). Este último, o Fake risca e diz a James que esses são os candidatos que Jacob escolheu e que podem ser os próximos guardiões da ilha, em seu lugar.
O Fake Locke fala sobre os encontros que Jacob teve com cada um deles e como isso foi manipulado de forma a todas as escolhas da vida deles os levarem até aquele bendito voo da Oceanic e consequentemente, até a ilha. Realmente, se for olhar é mesmo. Daí o Fake Locke dá três opções pra Sawyer: não fazer nada e esperar pra ver o que acontecerá (com chances de ser o próximo riscado da lista), assumir o cargo de novo guardião (mas segundo ele não há nada pra se proteger ali na ilha) ou então, ir embora dali com ele. Parece que o Fake precisa da ajuda de Sawyer pra ir embora do lugar, e pior de tudo é que S. aceita ir com ele!!! Ah não, isso não me cheira bem!!!
E não acabou o OFF ilha. Locke tava no emprego de professor substituto e foi se enturmar com os outros teachers e conheceu um almofadinha reclamão, Ben Linus!!! Professor de História Européia!!! Fala sério, o que esse cara tá fazendo ali? Será que ele saiu da ilha antes dela ficar submersa ou nem nunca existiu a tal ilha?

--------------------------------------------
** ALGUNS PONTOS INTERESSANTES DO EPISÓDIO **
--------------------------------------------
* Helen falando pra Jonh aceitar uma cerimônia de casamento mais íntima, só com os pais dela e o pai dele. Pepepeperaí. Desde quando o Senhor Salafrário Papai do Locke teria de participar de alguma coisa da vida dele??? Bem, uma fotinha com pai e filho estava na mesa de trabalho do Locke então significa que algumas coisas realmente são muuuito diferentes da original nessa realidade nova fora da ilha, não? Então há um novo motivo pra Locke ser paralítico? Crazy total!!!
* Locke (4), Reyes (8), Ford (15), Jarrah (16), Shepard (23) e Kwon (42) eram os nomes não riscados da parede que deve ser de Jacob (segundo o FL, ele era vidrado em números. Sei). E cadê o de Kate? Tudo bem riscar o de Locke que já morreu, e não ter nenhum outro tipo Boone ou Charlie, mas daí cadê o da sardenta? Jacob tbém a visitou, será que desistiu dela??? E quando ao Kwon, o FL não sabe se é Jin ou Sun. Nem eu.
* Como eu falei, se for parar pra pensar no lance de manipulação do Jacob pra todos irem parar na ilha, até que não é errado não. Tipo, Jacob falou com Sayid e impediu que ele morresse, e só Nadia se deu mal. A amargura levou Sayid a trabalhar com Ben, e depois a ser pego por Illana e voltar pra ilha. Eu não sei quanto ao Jack, não lembro o que houve na cena, mas Jacob tava lá. Fora que praticamente ressuscitou Locke quando este fora jogado da janela pelo pai. Jacob falou com Hugo quando ele saiu da prisão, pra ele embarcar no voo e visitou Sawyer e Kate quando crianças, dando a ele a chance de ficar com mais ódio do assassino dos pais e dando a ela a chance de não mais se meter a ser ladra. E foi ao casamento de Jin e Sun, tocando nos dois (fez isso com todos, estranho) e por isso não sei qual dos dois são o Kwon da parede.
* Por outro lado, acho que o Kwon é o Jin. Se for pensar, ele viajou pra LA pra um serviço que o sogro mandou. Ele tinha de ir. Já Sun ia aproveitar e fugir do péssimo marido que ele era, mas resolveu ir de última hora. Basicamente, talvez não fosse pra ela estar lá. Pode ser, não?
* Aquela balança com as pedras preta e branca me lembrou do lance 'bem' e 'mal' daquele jogo de gamão que o Locke falou pro Walt lá nos primeiros episódios da série. Sabe? Ele falou da pedra preta que era o mal e da branca que era o bem. Se for pensar, Jacob parece representar o bem e o Homem de Preto, o mal. Tbém pode ser!
* Engraçado Helen falando que pode ter sido o destino Jonh ter conhecido Jack - cirurgia de coluna - no avião. E ele, diferente do Locke que conhecemos, não parece acreditar em nada e na verdade, pode-se dizer que ele basicamente se sente tbém preso aquela condição física dele.
* Estranho esse lance de candidato ao posto de guardião da ilha que Jacob tinha. Estranho mesmo. Ele não era uma 'entidade', algo do tipo? Era só um cara que foi tbém escolhido e pronto? E será que um dos losties principais vai assumir essa posição? Eu não aposto em nenhum deles, o Locke era perfeito pra isso.
* Aaaaaaaaah! Falando em Jacob, ou no que restou dele, Illana pegou as cinzas que tavam lá na caverna onde Ben disse que o FL jogou o corpo. Ela guardou por guardar ou por precaução?

Nenhum comentário: