terça-feira, 28 de setembro de 2010

| AUDIÊNCIA | Boa volta de Castle, TBBT, Modern Family e Glee; Hawaii 5-0 e Shit my dad says estreiam bem; LoneStar e Whole Truth decepcionam e mais..

Elas realmente voltaram! E o post sobre a Audiência está recheadíssimo!! Muita coisa pra comentar, pra comparar, mas é tããão bom ter nossas séries favoritas de volta! Bem, esse post vai ser mais longo, porque eu comparei as season premieres (SP) desta semana com as do ano passado, além das season finales (SF), então tenha paciência.

Só para constar, uma observação: eu só destaco as séries e não os realities show. Geralmente eles é que tem mais audiência e tal, mas não me interessa falar sobre eles, só sobre os seriados, ok? Os números que ponho aqui são do site TVbytheNumbers, caso alguém quisesse saber. E outra coisa, esses 'ratings' tão citados aqui e em outros sites são os mais considerados pelas emissoras na hora de decidir qual show cancelar ou não. Ratings são estimativas percentuais do universo de tv's (ou um grupo específico, nesse caso, um grupo de pessoas de 18 a 49 anos) que tá assistindo o programa. Aí eles fazem a média deles lá e dá os números que eu coloco aqui. Na temporada passada, American Idol foi o programa mais visto e NCIS, a série.

Well, explicado alguns 'detalhes técnicos', vamos ao que interessa: será que sua série favorita voltou bem? E as estreias, como foram??? Siga e veja! Detalhe pro tamanho do post, imenso, mas é por um bom motivo: eu comparei os números atuais com os da temporada passada.

|| SEGUNDA
A semana começou bastante movimentada, com 6 séries retornando para novas temporadas. O grande destaque foi o retorno de "Castle" (ABC), que iniciou sua 3º temporada cheia de pompa! Fez 11.17 milhões (2.8), bem acima dos números da Season Premiere (SP) e Season Finale (SF) passadas! E de quebra, teve sua melhor média desde Abril. Voltou com tu-do! "How I Met Your Mother" (CBS) fez 8.78 milhões (3.6), acima da SF e SP passada, mas nada estrondoso, mas é bom né? "Two and a half man" (CBS) deu início com 14.50 milhões (4.8), melhor que a SP mas pior que a SF, mas ainda continua com tudo em cima! Mas algumas séries não foram tão bem quanto o desejado. "House" (FOX) começou com 10.54 milhões (4.1), caindo muuuito em relação a SP passada quando chegou aos 6.0 de ratings! "Rules of Engagement" (CBS) geralmente começa na mid season, mas dessa vez veio antes e caiu bastante na sua média: 8.33 milhões (3.1), sendo pior até que a estreia da cancelada Accidentally on Purpose em 2009. Já "Chuck" (NBC), bem, se os 6.06 milhões (2.1) foram abaixo da SP passada, pelo menos foram bem melhores do que da SF, quando a série tava amargando resultados bem ruins. Fica a torcida pra manter esses números ou melhorá-los, caso contrário, perigo à vista!
Se tinha muita série retornando, tinha muitas outras estreiando. Foram 5 novidades num dia só! O aguardado "The Event" (NBC) veio logo atrás de Chuck, mas conseguiu elevar bastante a audiência e fazer 11.19 milhões (3.7), bem melhor do que Heroes (antigo ocupante do horário em 2009) fez na SP passada. Outra estreia da NBC foi "Chase", que não conseguiu manter o pique de T.E. e caiu bastante: 7.94 milhões (2.5), mas não sei se pode ser considerado ruim. Aguardadíssima estreia que todos esperavam que ia bombar, bombou mesmo! O remake "Hawaii Five-0" teve boa aceitação dos críticos e do público, com 13.83 milhões de espectadores e 3.8 de ratings, não chegou a bater os números que CSI: Miami (antiga ocupante do horário em 2009) fez na SP, mas foi muito bem ainda assim! Antes dela, na CBS tbém estreiou a sitcom "Mike & Molly", no antigo horário de The Big Bang Theory, com 12.24 milhões (3.9), nem perto do que TBBT fazia, mas tbém foi muito bem. Destaque negativo mesmo ficou por conta de "Lone Star", que não só não segurou a audiência da FOX, mas caiu feio demais. Fez míseros 1.3 pontos de ratings e 4.06 milhões de espectadores. Tão dizendo por aí, que se fizer feio mais uma vez, vai se lascar rapidinho!

Na CW, "90210" cresceu na média, com 2.16 milhões (1.0) e "Gossip Girl" (1.87 milhões, 1.0) praticamente se manteve.

|| TERÇA
Menos estreias mas não menos importantes, já que "Glee" está de volta! A série da FOX começou sua 2º temporada com 12.28 milhões de espectadores e 5.5 de ratings, ótimos números! Nem precisava dizer que foi beeem acima do que a série fez em sua estreia ano passado, e tbém foi melhor que na SF. Por conta do ratings, ficou em 1º lugar no horário, a frente da série da CBS, "NCIS". A veterana estreiou com 18.92 milhões (3.9), abaixo da SP anterior mas melhor que a SF. "NCIS: Los Angeles" também caiu, fazendo na média das duas horas de duração que teve: 14.64 milhões (3.2), bem abaixo da sua estreia em 2009.
Quanto às estreias, a FOX lançou um novo bloco de sitcoms, coisa que o canal não vem tendo muito sucesso ultimamente, mas até que começou bem. Com Glee, puxando, as estreiantes conseguiram se manter bem, mesmo que não tenham 'estourado' (mas nada comparado ao fracasso de Lone Star na segunda). "Raising Hope" (7.48 milhões, 3.1) e "Running Wilde" (8.87 milhões, 2.5) foram bem, ainda mais se comparadas a estreia de Glee na temporada passada. Já na ABC, "Detroit 1-8-7" (9.75 milhões, 2.4) estreiou rodeada de polêmicas e abaixo do que a cancelada the forgotten fez na temporada passada, no mesmo horário. Só que não acho que seja motivo de alerta, ainda.
Quanto às outras séries... Na CW, "One Tree Hill" tombou feio! Fez 1.91 milhões e 0.9 de ratings (SP: 2.13 milhões, 2.1). Ouch! Seguindo a queda, "Life Unexpected" (1.51 milhões, 0.7) tbém foi muito mal, mas a queda não foi tão grande assim. "Parenthood" (5.87 milhões, 2.4) caiu bastante tbém e nem ofereceu resistência a Detroit 1-8-7. Imagine quando The Good Wife voltar!

|| QUARTA
E se alguém achou que um Emmy pra uma série nova fosse cedo demais, acho que os americanos discordaram! A melhor comédia desse ano voltou e arrasou! "Modern Family" começou sua 2º temporada muito melhor que sua season premiere, muito melhor que sua season finale, ou seja, arrasou! Foram 12.61 milhões e 5.0 de ratings! Mais uma vez: ar-ra-sou!!! A ABC deve ter ficado muito feliz, apesar de "Cougar Town" (8.35 milhões, 3.3) não ter mantido os altos índices da companheira, pelo menos foi melhor do que fez na SF de sua 1º temporada. "The Middle" veio antes das duas e fez bons 8.81 milhões (2.6). Realmente eu subestimei esta série! Mudou de horário e conseguiu se manter muito bem, acima das médias de sua SP e SF. Na NBC, as coisas também foram boas para "Law & Order: SVU", que teve duas horas de premiere da 12º temporada (Erro meu: Law & Order: Los Angeles só semana que vem!) marcou 10.02 milhões (3.2), ótimos números, por mais que tenha ficado atrás de "Criminal Minds" (CBS), que fez em 1h, 14.08 milhões (4.0), média também boa para a série.

Das quatro estreiantes da noite, talvez a menos esperada tenha se dado melhor. A nova sitcom da ABC, "Better With You" veio atrás de The Middle (no antigo horário desta) e fez bons 7.97 milhões (2.5), mesma base que a antiga ocupante do horário fez em sua SP ano passado. Por outro lado, a ABC deve ter ficado p. da vida com os números de "The Whole Truth". O drama jurídico conseguiu 4.91 milhões de espectadores e somente 1.5 pontos de ratings, o que é beeem pior que Eastwick e Ugly Betty, que estavam nessa hora, faziam. Really bad! Muito baixa tbém foi a premiere de "Undercovers", na NBC. A sexpionagem começou com 8.57 milhões (2.0), quase o mesmo que a cancelada Mercy deu no horário. Mas, não sei, pode não ter sido tããão ruim assim. Na CBS, "The Defenders" conseguiu 12.09 milhões (2.9), uma média boa, apesar de abaixo do que CSI: NY deu na SP passada.
Já "Hellcats" (2.32 milhões, 1.0) deu uma subida na audiência e uma descida no ratings. E já teve mais alguns episódios encomendados. Não é que esse troço tá agradando?!


||
QUINTA

A CBS não precisava nem ficar preocupada, parece que todo mundo já sabia que "The Big Bang Theory" ia arrebentar nas noites de quinta! Os nerds chegaram com tudo: 13.95 milhões e 4.8 de ratings! Pode ter sido um pouco abaixo do que dava na segunda após Two and a half man, mas pra uma mudança de horário tão radical e ainda abrindo um novo bloco de comédias do canal, até que foi muito bem! Felizmente, "Bones" (FOX) não se abateu tanto no segundo lugar, e fez ótimos 9.79 milhões (2.7). Que bom! Mas logo depois, "Fringe" (5.83 milhões, 2.1) não conseguiu segurar a onda e foi mal. Com as comédias da CBS, as da NBC começaram bem. Pelo menos "Community" conseguiu ir bem, com 6.15 milhões (2.2), melhor que sua SF. Mas, "30 Rock" - que foi adiantada para o antigo horário de Parks & Recreations - não foi nada bem: 5.55 milhões e 2.6 de ratings foi bem abaixo do que ela conseguiu com The Office lhe 'puxando'. Tem de tomar muito cuidado, senão vai se lascar. Mais tarde, "The Office" (8.40 milhões, 4.3) fez uma ótima média, melhor que sua SF e SP passada. Na ABC, as coisas sempre estão bem quando se tem "Grey's Anatomy" com grande ratings (5.3) e boa audiência (14.04 milhões), apesar de ter sido abaixo tanto da SP quanto da SF passada. "Private Practice" (9.02 milhões, 3.3) também caiu um pouco, e empatou no ratings com "The Mentalist" (15.33 milhões, 3.3), que teve uma grande audiência. Diferente de "CSI" (14.57 milhões, 3.4), que não foi lá tão bem por mais mousse que tivesse no cabelo do JustEn Bieber.
Foram só três estreiantes na noite. O detalhe é que duas delas estreiaram até bem, mas foram tão odiadas pelo público que eu DUVIDO que façam os mesmos bons números na próxima semana. Eu tô falando das novas séries da CBS e NBC. Na CBS, "$#*! My Dad Says" seguiu a boa audiência de TBBT e fez ótimos 12.48 milhões com 3.9 de ratings, melhor até que Mike & Molly na segunda. Mas, como eu disse: odiada. Outra que ninguém parece ter curtido foi "Outsourced", nova comédia da NBC que 'empurrou' Parks & Recreations pra mid season. Well, a nova série seguiu The Office e fez 7.44 milhões (3.5), uma média boa, mas como eu já disse: também odiada. Resta saber se as reclamações vão transparecer nos números da próxima semana! Quanto a estreia da ABC, "My Generation", não foi muito bem. Com 5.22 milhões de espectadores e 1.6 de ratings, a série ficou abaixo da premiere da cancelada FlashForward, mas foi melhor que a SF desta, o que é bom. Mas, conseguiu ser pior que a SP de outra cancelada, The Deep End, então, sinto cheiro de naufrágio no ar...
Na CW, "The Vampire Diaries" (3.57 milhões, 1.6) voltou a subir bem, acima até que a premiere e chegou a igualar com My Generation nos ratings! "Nikita" (3.22 milhões, 1.1) caiu um pouco mais.


||
SEXTA

Muitas mudanças na sexta! Duas séries se mudaram, três estreias, mudanças de horário, muitas novidades. Depois de uma temporada separadas, "Smallville" e "Supernatural" enfim estão juntas novamente. Muitos torceram o nariz para a mudança, mas acho que a CW deve ter ficado feliz com os resultados, afinal, suas séries ficaram em terceiro lugar! E isso, mesmo numa sexta, não é muito comum. "Smallville" começou sua última temporada com 2.90 milhões (1.3), bem melhor que sua SP e SF passada. Realmente foi muito bem! Logo depois, "Supernatural" não desapontou e teve 2.79 milhões (1.2), números inferiores a sua SF e SP passada, na quinta feira, mas ainda assim bons. Na CBS, "Medium" se adiantou e não foi nada bem: 6.12 milhões e 1.4 de ratings são bem abaixo não só do que a série dava às 9h, mas o que a cancelada Ghost Whisperer. CSI: NY" - que tbém mudou de dia - não se afetou tanto. Fez ótimos resultados: 10.28 milhões e 2.0 de ratings, bem acima de Medium quando tava nessa hora. Claro, bem abaixo do que a série dava na quarta feira, mas ainda assim, se manteve bem.
Já "The Good Guys" (2.90 milhões, 0.9) "estreiou" pela segunda vez, já que tinha começado na mid season, e vir depois de uma reprise de Human Target (outro erro, ainda não foi inédito!) não foi a melhor das ideias. A série foi muuuito mal com direito a ficar atrás de Supernatural no horário! Ouch! Estreia de verdade e da boa, foi "Blue Bloods". A nova série de Tom Selleck conseguiu ótimos 12.81 milhões de espectadores e 2.2 de ratings, parece números de outros dias da semana! Começou muito bem mesmo e esculachou a outra estreia (que já tinha estreiado semana passada), "Outlaw" que fez 4.99 milhões (1.1), bem abaixo da sua pre estreia. Vixi! conseguia nesse horário!

|| DOMINGO
Noite de futebol na NBC e estreias na FOX e ABC. O futebol liderou e as séries caíram em relação a suas premieres em 2009, menos "Brothers & Sisters", que teve 9.641 milhões de espectadores e 2.9 de ratings, melhor em audiência que sua SP e SF passada. Antes dela, também na ABC, estreiou a nova temporada de "Desperate Housewives" (12.826 milhões, 4.1), que teve queda em relação a SF e SP e ficou em terceiro lugar na hora, perdendo para "Family Guy" (FOX), que fez em 1 hora de premiere 9.126 milhões e 4.5 de ratings. Antes, "Os Simpsons" (7.759 milhões, 3.7) e "The Cleveland Show" (6.603 milhões, 3.1) também voltaram em queda. Semana que vem chega CSI Miami, vamos ver o que muda pra B & S.

-----------------------------
RANKING GERAL

| RATings
1 - Glee [5.5]
2 - Grey’s Anatomy [5.3]
3 - Modern Family [5.0]
4 - TBBT | TAHM [4.8]
5 - Family Guy [4.5]
6 - The Office [4.3]
7 - House | Desperate Housewives [4.1]
8 - Criminal Minds [4.0]
9 - $#*! My Dad Says | NCIS | Mike & Molly [3.9]
10 - Hawaii Five-0 [3.8]
| AUDIência
1 - NCIS [18.92 milhões]
2 - The Mentalist [15.33 milhões]
3 - NCIS: Los Angeles [14.64 milhões]
4 - CSI [14.57 milhões]
5 - Two and a Half Men [14.50 milhões]
6 - Criminal Minds [14.08 milhões]
7 - Grey’s Anatomy [14.04 milhões]
8 - The Big Bang Theory [13.95 milhões]
9 - Hawaii Five-0 [13.83 milhões]
10 - Desperate Housewives [12.826 milhões]

Nenhum comentário: