domingo, 29 de janeiro de 2012

| REVIEW | Chuck - 5x13 / Final de Série*

:: 5.13 :: “Chuck Versus The Goodbye”

Com muitas referências aos velhos tempos e emoção, a série fechou sua trajetória com um episódio tenso, mas muito bom. Que talvez não tenha tido um final como o desejado, mas que foi o suficiente pra gente poder ficar tranquilo e pensar que o Team Bartowski fez um bom trabalho! Já disse que vou morrer de saudades? Por que eu vou! Essa última missão foi tensa demais. E nem tô falando do lance de pegar o bandido, mas da outra missão: a de Chuck reconquistar Sarah.
Tadinho do Chuck, todo triste sem seu amor. Mas Ellie, Devon e Morgan logo incentivaram ele a correr atrás da esposa nem que fosse preciso fazer ela se apaixonar de novo. O lance vai se achar ela. Sarah tá atrás de Quinn, que tá atrás da "Chave", partes de um troço que se colocar no Intersect pode consertá-lo e ainda, incrementá-lo. Mas ele escapa de Sarah, que tem de recorrer ao desconhecido marido, que não quer perder a chance de ficar ao lado dela. Mas não é nada fácil ter de encarar a frieza diante de tantas referências ao passado deles. Que diga ver a loira novamente no uniforme da Wienerlicious! Ou no restaurante no estilo do que eles foram juntos na primeira vez! Em meio a uma coisa e outra, Chuck nota que ela pode estar recuperando a memória. Ainda há esperança!

No caminho da missão, a dupla encontra Casey, que voltou a trabalhar com a General Beckham e pra isso, precisa deixar seu 'novo eu' de lado e voltar ao 'antigo eu' carrancudo, distante e durão. Morgan não gosta nada disso e se atreve a dar uma dura no sogro e... consegue fazê-lo mudar de ideia. Team Bartowski em ação novamente!! E com o retorno de Mary Bartowski pra dar uma reforço. E com as esperanças de Chuck renovadas já que, o Intersect consertado pode ajudar a trazer de volta as lembranças de Sarah! Uhú! Mas como nada na vida é fácil... antes tem de pegar o vilão.
A General vira alvo do vilão, já que ela possui a última parte da Chave que ele quer. A coisa tá feia, se a música da orsquetra no teatro parar, ela vira pedacinhos. A sorte é que o time não estava sozinho graças aos maiores enxeridos do pedaço: Jeff e Lester! Mais uma vez os doidos viram heróis e de quebra, ressuscita JEFFSTER!!! Tinha de ter uma última performance!!! Enquanto eles faziam a performance alucinada, Chuck e Sarah tentavam parar Quinn. O lance é que, pra desarmar a bomba o Intersect se faz necessário. Mas se ele for usado pra isso, adeus à chance de Sarah recuperar as memórias através dele. Não tem jeito, Chuck largou seus desejos por um bem maior ainda e mais uma vez descarregou o programa e em mais uma referência ao episódio piloto, se juntou a Sarah e Casey pra desarmar a bomba.

Com o super vilão fora do páreo e o time Bartowski dissolvido, cada um segue seu caminho. Difícil segurar a emoção nas despedidas. Casey dando um 'abraço russo' em Chuck (outra referência...), Sarah se despedindo, Ellie e Devon arrumando as coisas pra se mudarem para Chicago, Casey deixando Morgan morar com sua filha em sua casa já que ele vai atrás da sua 'presa' Verbanski, e sobrou até pra Buy More. A loja foi comprada pela Subway (really?!) pra felicidade de Big Mike, que pode comemorar mais ainda não ter a companhia de Jeff e Lester. Não é que os malucos conquistaram os alemães?! rsrs OMG! Todo mundos seguindo sua vida, uns felizes e outros que nem Chuck, tristes. Awn. Mas não ia terminar assim, ia?
Morgan mais uma vez deu força pra Chuck ir atrás de Sarah e de novo sugeriu o 'beijo mágico'. Será que vai dar certo? Bem, Chuck foi atrás de Sarah, que tava na praia. A mesma onde lá no episódio piloto a loira foi confortar o nerd cuja vida tava começando a mudar por conta do bendito email do linducho Bryce Larkin. Agora era a vez de Chuck dizer pra Sarah confiar nele. E ela, apesar de faltar as lembranças e o mesmo sentimento, claramente tá balançada com isso tudo. Tanto que pede pra ele contar a história desde o começo. E dá-lhe lencinho de papel com tantas imagens! rsrs Difícil se segurar principalmente ao ver que a emoção era além dos personagens, ou você acha mesmo que era só atuação? Duvido!
E depois de ouvir tudo e até a ideia de Morgan do tal beijo, não é que Sarah pede pra Chuck beijá-la??? O que a gente não sabe é se a ideia do barbudo se concretizou ou não. Mas que foi um beijo de duas pessoas que se amam, ah foi! E que, mesmo se ela não tiver recuperado a memória eu tenho certeza que ela ia se apaixonar de novo pelo marido, ah sim! Se você levar em conta que ela tava recuperando já uma coisa ali, outra aqui, quem duvida do 'felizes pra sempre' deles?

E foi assim que acabou a saga de Chuck Bartowski e companhia. Com um episódio bastante emocional, como a série sempre foi né? Se tinha aqueles momentos "fantasiosos" das missões, tipo super saltos e Intersect à prova de balas, os caras não esqueceram de focar nos personagens. Quantas séries passam anos e anos esquecendo isso? E quão bom foi ver a evolução de cada um! Sério, quantas séries fazem ou fizeram isso tão bem quanto CHUCK?
Morgan começou como o barbudo chato super nerd sem rumo na vida, aí foi crescendo no trabalho, virou espião ajudante e conseguiu uma namorada firme. Casey chegou todo assustador, solitário, e descobriu ter uma filha e ficou manso, mas não um fracote. Ellie e Devon passaram por todas as fases da relação, do namoro até o nascimento da filha. Sarah era outra solitária e 'largada' no mundo que deixou de se virar sozinha pra se virar com Chuck, que de namorado falso virou seu marido! Quem diria? E Chuck então? Do estudante de Stanford fracassado, ao Intersect desastrado, à versão 2.0 ainda desastrada, ao cara que teve de aprender a lidar com suas emoções mas que nunca as deixou de fora! Ao nerd triste que conquistou a espiã solitária, formando com ela uma família que ela nunca teve. Se a gente for ver isso tudo, tem como não amar essa série?

Eu tô aqui escrevendo e, francamente, fiquei até meio emocionada. É muito chato quando uma série boa termina. Mas, antes termine dignamente do que ser cancelada do nada né? CHUCK lutou bravamente e com ajuda dos (poucos?) fãs fiéis chegou até aqui. E é isso. Sentirei saudades!

----------------------------------------------------
TENTANDO NÃO ME ALONGAR NO REVIEW, DEIXEI AQUI ALGUMAS REFERÊNCIAS (confira os links!) QUE ROLARAM DURANTE O EPISÓDIO:

- numa lavada só todos os vilões foram citados! Lá no começo, Quinn foi comprar a primeira parte da tal Chave de um ex-agente da FULCRUM (da 1º e 2º temp) que tinha comprado ela de Ted Roark (da 3º temp). A outra parte tava com um cara que era da Aliança (da 3º temp) e que tinha comprado de Volkoff (da 4º temp). Legal!
- referências a história do casal: Sarah procurando Chuck na loja que nem aconteceu da 1º vez; Chuck e Sarah no restaurante mexicano que lembrou o do episódio piloto, onde eles saíram juntos pela primeira vez (veja); ela arrumando a gravata dele durante a dança (veja); de volta ao uniforme da Wienerlicious; a cena da praia só que agora era ele dando apoio a ela (veja);
- desarmando mais uma bomba, que nem lá na primeira missão (veja). E o vírus Irene Demova?
- Casey mandando a General calar a boca! rsrs / depois, dando um abraço em Chuck (veja). Logo ele que odiava isso!
- uma pergunta: Chuck tirou o Intersect né? Não mostrou nem falaram nada, mas devem ter tirado. Né?
- a música tocada pelo Jeffster foi "Take on me" do A-Ha. Viu que passou numa tv um trecho daquele clipe deles do "Blaze of Glory", lembram (veja)?
- pra quem quiser saber, a música do final foi "Rivers and Roads" de The Head & The Heart. Tuudo a ver com a história!
QUOTES
"You're right. I can do this. I took down the Ring, Folcrum. I'm a very impressive spy for hire" - Chuck
"Grandma, what did we say about baby Clara seeing firearms?" - Devon
"I'm a Casey. I don't run, I stalk my prey" - Casey
"Unleash the perverts" - Lester
"Chuck. Kiss me" - Sarah
[+] Entende inglês e quer saber o que os criadores falaram a respeito desse series finale? Leia aqui: Entrevista com os criadores da série: http://www.tvline.com/2012/01/chuck-series-finale-spoilers-secrets-recap-review/.

[+] Achou mais alguma referência? Só comentar! E dá uma olhada no post especial que eu fiz aqui: Chuck vs Lembranças & Adeus

3 comentários:

Luisa disse...

É triste acabar uma serie tão boa, mas é melhor do q ser cancelada
chuck deixara muitas saudades, é uma das melhores series q eu ja assisti.
Muito obrigada a todos q ajudaram essa serie maravilhosa.

Unknown disse...

wayMtmtmt legaal essa série, gostei pakas, alguns falam que é chatoo, que não tem graça, mas eu naum parei de assistir enquanto Chuck e Sarah naum ficaram juntos kkkk, a melhor coisa da série é esse casaal

joão pedro disse...

Eu acho que chuck foi grande e sempre sera nos nunca vamos esquecer alguns momentos ou pelo menos eu não vou esquecer nenhum onde nos esta vamos no computador ou na televisão os grandes momentos e os sentimentos que uma serie perfeita como essa pode mostra sem duvida chuck foi a melhor serie que já assistir e espero que meus filhos também achem isso porque eles vão assistir comigo muitas e muitas vezes a melhor serie já lançada.Obrigado chuck sem duvidas você e sara são os melhores!!!!