segunda-feira, 13 de maio de 2013

| REVIEW | Person of Interest - 2x22 / Final de Temporada*


:: 2x22 :: “God Mode”
Caraca, essa série mete tanta idéia, tanto nome, tanta complexidade às vezes que eu nem consigo entender direito! Essa season finale não foi de arrasar, nem cheia de ação, mas muita falação. Tanta, que como eu disse, fiquei boiando às vezes tendo de parar pra refletir e entender. Mesmo assim, rs, não é fácil. Em parte é bom ver que os roteiristas ainda estão afiados e se preocupando em fazer algo com qualidade ao invés de jogar qualquer coisa.
Enfim, deixando de embromation, depois de atender o telefonema Root e Reese são os administradores da Máquina, recebendo comandos dela (inclusive sendo ajudados a se livrare de problemas). Não entendi porque os dois tiveram esse acesso, deve ter a ver com o Finch mexendo naqueles fios. Bem, o lance é que Finch foi com Root seguindo as pistas até o provável local onde está a Máquina. Ela tá com essa ideia de libertar a Máquina como se fosse uma pessoa. Não sei qual é a dela, acho que essa Root é ruim da cabeça, sei não. Reese e Shaw seguem as mesmas dicas e vão atrás das pistas também, só que por outros caminhos. No meio disso Jonh até descobre que a namorada tem relação com a Máquina.


Os flashbacks vão rolando desde lá em 2010, quando depois de Finch desabilitar a Máquina, Nathan resolveu falar com um jornalista sobre isso e pediu para o amigo acompanhá-lo. Só que ele não queria se envolver com nada disso, só queria esquecer. Enquanto isso, Hersh tava por trás do plano que fez o CPF do Nathan aparecer na Máquina. O cara usou um terrorista para armar toda a situação da explosão que levou não só à morte de Nathan, mas ao ferimento que deixou Harold manco e o fez abandonar a noiva a fim de protegê-la. E, claro, também fez ele começar o projeto de usar os números não relevantes depois de ver que podia ter salvado o amigo.
Mas, apesar disso, Harold fez todo um truque na Máquina para ela se proteger de pessoas erradas manipulando-a. Tipo aquele cara do governo e o Hersh, ou a Root, por exemplo. Aquele vírus que ele mandou tinha outro vírus que fazia a Máquina arrumar um jeito de se esconder. Sabe-se lá como, mas foi isso que aconteceu já que quando todo mundo chegou no local onde ela deveria estar não tinha mais nada! Então, ela mandou as dicas pro nada? No mínimo estranho. Mas foi isso.


Root ficou bolada ao ver que sua adorada Máquina tinha sumido e já ia querendo matar o Finch mas Shaw e Reese chegaram a tempo. Mesmo assim, quando Hersh e o cara do governo chegaram, Harold quis salvá-la. Eu hein. Pelo visto nem o cara do governo sabe o paradeiro da Máquina, que é tipo Inteligência Artificial que agora sumiu do mapa e não pode mais ser controlada por outras pessoas. Vish. Diz Finch que nem ele sabe onde tá, mas vá saber. Como se a coisa já não tivesse confusa, ainda surge uma misteriosa figura que só se sabe que é mulher e agora assumiu o lugar daquele cara do governo pra tratar desse assunto.
Agora com a Máquina solta por aí, será que ainda vai ter CPF irrelevante ou relevante? Bem, o telefone tocou perto do Finch e do Jonh. Acho que se a Máquina tem toda essa inteligência, ela deve ter sacado que os dois são do bem (até porque, antes ela tava passando CPF pro Jonh - no meio da tensão toda - e não pra Root). Sei lá, rs. Só não entendi aquele telefonema pra maluquinha da Root que foi parar no sanatório e de novo o "Pode...me...ouvir?". Ou pode ser coisa da cabeça dela e pegadinha pra gente.


Além dessa coisa toda relacionada a Máquina, teve Carter sendo interrogada na delegacia e descobrindo a verdadeira face daquele policial corrupto da HR. Ela se fingiu de boazinha, que ia deixar pra lá e ele vai deixar ela pra lá porque tem outros planos: eliminar Elias. Carter que não é boba, clonou o telefone e ouviu todo o plano e o que a doida fez? Foi lá salvar o Elias! Pior é que ela não pode levá-lo pra cadeia de novo, nem fazer nada claramente porque vai se ferrar não só com a polícia mas com a HR! O que ela vai fazer com o bandidão? Vai acabar se sujando. Na verdade, acho que já se sujou!
E qual será o destino do trabalho do Finch e do Jonh? E aquela nova chefe do Hersh? Por onde anda Fusco? Será que ele vai dar um help pra Carter? E a Root, a Shaw e o pessoal da Decima? Muita interrogações e meses para a nova temporada. Té lá!

P.S. um easter egg (algo escondido de brincadeira)  no episódio: os produtores Greg Plageman e Jonathan Nolan junto com o diretor do episódio Richard J. Lewis, fizeram uma rápida aparição no episódio, lá no sanatório. Olha a fotinha: http://twitpic.com/cq7ags.

Nenhum comentário: