sexta-feira, 26 de março de 2010

| REVIEW | Lost - 6x09

EPISÓDIO AINDA INÉDITO NO BRASIL, PORTANTO CONTÉM MUITOS SPOILERS***. CUIDADO CASO NÃO QUEIRA SABER NADA ANTES DE VER NA TV !!!



:: 6x09 :: "Ab Aeterno"

Até que enfim um episódio revelador! Um episódio aonde uma das maiores dúvidas da série foram tiradas! Claro, abriu mais algumas, mas o lance é que é menos um mistério nessa ilha e isso é mt bom! Não teve nada super empolgante nas cenas, mas teve tudo o que muita gente queria saber há tempos: quem é esse tal Richard Alpert, caramba?! Bastante interessante este episódio, super esperado e não desapontou. Menos uma dúvida no universo de dúvidas de Lost! Yuppie! rsrs
Já começa com um flash de Illana, de quando Jacob foi pedir sua ajuda pra que ela protegesse os candidatos na ilha e tal. Ela tá contando ao Jack e aos outros sobre isso e diz que Jacob mandou que procurasse Richard caso algo acontecesse com ele, mas Richard diz que não tem ideia do que possa fazer e que na verdade todos ali estão mortos, e estão no inferno!!! Ih caraca, será então que aquele lance de purgatório é verdade? Duvido. Acho que Alpert tá tão desiludido com tudo o que Jacob lhe disse todos os anos, que tá disparando essas doideiras. O lance é que ele parece ter resolvido ir 'pro lado negro da força'. Ah não, mais um?! Jack vê Hurley falando sozinho, sinal de que ele não está tão sozinho assim, só que não era com Jacob e Hugo não diz nada. Hum... E daí, começa o longo flashBACK (he's back!!! rs) sobre o misterioso Richard Alpert!
Lá em 1867 (!!!) Richard, quer dizer, Ricardo (parece espanhol, já que se fala espanhol. dãh) tá desesperado com a doença da mulher, Isabella, e corre atrás do médico local com tudo o que tem pra comprar um remédio. Mas o médico quer grana e como não tem, rejeita-o e sem querer, Richard briga com ele que cai, bate a cabeça e morre! Pior que quando chega em casa, Isabella está morta. E claro, ele vai preso e pronto pra forca. Um padre vai ouvir sua confissão e apesar do arrependimento de Richard, o padre não perdoa ele não! Putz. rsrs Só que ao invés de ir pra forca, o padre o vende para um capitão de um navio que quer alguém que fale inglês (e R. tá aprendendo) para ir pro Novo Mundo (aonde R. queria ir com a esposa). Detalhe um: o navio pertence a Magnus Hanso (Alvar Hanso é o fundador da DHARMA). Detalhe dois: é isso mesmo, ele foi no Black Rock. Fala sério hein, não era tão novidade mas num deu uma certa emoção confirmar isso?? rsrs
Bem, o lance é que durante a navegação, houve uma tempestade e alguns prisioneiros (Richard era um deles, na parte de baixo do navio) viram pela janela a ilha e a estátua e ficaram dizendo que era uma ilha guardada pelo diabo. Eu hein. O navio fica fora de controle e bate justamente naquela estátua! E claro, vão parar lá naquele lugar aonde está até hoje. Alguns sobreviveram (Hanso morreu) mas o capitão não queria soltá-los e então resolveu matar um a um mas na hora de Richard, eis que surge ela, a Fumaça Negra!!! E acaba com o resto da tripulação e com o capitão, mas só fica 'encarando' Richard. Então, ele fica sozinho lá tentando se soltar e nada, sofreu pacas! Coitado. Daí, surge a mulher dele, Isabella, dizendo que ambos estão mortos e precisam fugir da coisa ruim e quando ela sai, só se ouve o barulho da Fumaça. Vixi!
Richard tá quase morto quando eis que surge o Homem de Preto e toca nele! Ele não nega ser ali o inferno e diz que o coisa ruim pegou a mulher dele e pra vê-la de novo, terá de matá-lo e fala que tá escondido na estátua aonde o Black Rock bateu. E claro, Richard aceita fazer tudo que ele quiser. Engraçado ele dizer 'bom ver você sem as correntes', o mesmo que o Fake Locke disse e claro, a mesma conversa de fazer o que ele quer e ter um desejo realizado, que ele disse pra Sayid, sobre Nadia, por exemplo. Richard então, vai atrás do 'diabo' na estátua que caiu por causa da batida do navio. Sério? Devia ser muito da mal feita pra cair mole assim hein? rsrs Mas quando Alpert se aproxima é recebido com socos e pontapés por Jacob, que quer saber de foi o Homem de Preto que o mandou. Richard fala que quer ver a mulher, que tá morto e Jacob tem um modo bem realista pra mostrar o contrário pra ele. P.S. afogando ele, que percebeu que tava vivo e queria continuar assim. Será que foi a mesma tática que o Dogen fez com o Sayid???
Enfim, Jacob fala um monte de coisas lá e dá uma ideia do propósito da ilha, usando como metáfora uma garrafa de vinho. Num resumo, tipo, a ilha é o lugar aonde o mal está preso e que se sair, vai invadir o mundo. Tipo, o Homem de Preto seria esse 'mal' e ele tá doido pra sair da ilha (até hoje né!) mas isso não é boa coisa e Jacob o impede de fazer isso. Ele diz tbém que trouxe o navio até a ilha, e fez isso várias vezes, trazendo pessoas pra mostrarem ao Homem de Preto que nem todos são corruptíveis e sem humanidade como ele. Mas acabou que cada um foi morrendo, já que segundo Jacob, ele não pode ficar dizendo o que cada um tem de fazer, eles tem de descobrir por si mesmos. Richard reclama desse 'método' dele e então, Jacob pede para ele ser seu 'representante'. Alguém que ligará ele as pessoas que forem pra ilha e em troca dará o que ele quer. Como não pode dar a mulher de volta nem o perdão que Richard tanto quer, Jacob lhe concede outra vontade sua, que é de viver eternamente e lá foi a mãozinha dele no ombro do Richard. Huumm...
O Homem de Preto já até sabe o que aconteceu quando Richard voltou pra entregar algo que Jacob lhe mandou, uma pedra branca. O cara diz que ir pro outro lado o impedirá de rever sua mulher mas que apesar disso, espera que um dia ele mude de ideia e estará com a proposta de pé. Bem, o lance é que se passaram esses anos todos e agora Richard mudou de ideia e quer se bandear pro outro lado. Ele pega o cordão da esposa que tinha enterrado e chama pelo Fake Locke quando Hurley aparece dizendo ter falado com sua esposa! Richard fica emocionado com a ideia e Hurley diz que só ele pode impedir que o Fake saia da ilha, pois caso isso aconteça, aí sim, todos vão pro inferno!!! Ui! E de longe, o Fake Locke os observa. Ai! Meda. Ah, e no flash ainda teve Jacob indo bater um papinho com seu adversário, que insiste que um dia o matará mas Jacob disse que outro entrará em seu lugar, mas não adianta e o teimoso Homem de Preto afirma que tira todos do seu caminho. Ai. Meda. E quebrou a garrafa de vinho que ganhou de Jacob. Quer dizer, se ele quebrou e o vinho saiu tão facilmente... será tão difícil assim ele sair da ilha?
Como eu disse, um episódio tão revelador quanto este nem sei se já chegou a ter em LOST. Gostei de ver a história de Richard e isso me fez gostar ainda mais dele. E até agora, não se sabe ainda, só parece que existe esse lado Bom (Jacob) e Ruim (Homem de Preto) na ilha. Mas ambos são descaradamente manipuladores, isso sim! Nossa, eu realmente espero muuuito ver um episódio dedicado exclusivamente ao Homem de Preto e até ao próprio Jacob, claro. Tem muuuita coisa ainda pra ser dita, mas pros fãs de Richard (ou não), acho que já foi um prato cheio esse episódio! Ah, e grande atuação de Nestor Carbonell, o Richard. Ele foi perfeito!
--------------------------------------------------
"Pense neste vinho como o que fica chamando de 'inferno'. Há muitos nomes para ele também. 'Maldade'. 'Mal'. 'Escuridão'. E aqui está, girando na garrafa, incapaz de sair. Se ele saísse, se espalharia. A rolha é esta ilha. É a única coisa mantendo a escuridão em seu lugar. O homem que te mandou me matar, acredita que todos são corruptíveis, porque está em sua natureza pecar" - Jacob

"O diabo me traiu. Ele roubou meu corpo, minha humanidade" - Homem de Preto

Nenhum comentário: