quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

| Sr. Monk diz 'Adeus'

Como todo seriado um dia tem de chegar ao fim, por mais legal que seja, nesta sexta (04/12) é a vez de "Monk" nos deixar, após oito temporadas! E eu não poderia deixar de falar um pouco dessa grande comédia, uma das melhores que já vi e da qual sentirei muita saudade.
Criada por Andy Breckman e produzida por ele, David Hoberman, Rob Thompson e o próprio Tony Shalhoub, "Monk" entrou no ar em Julho de 2002 pelo USA, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a série passa no Universal Channel e na tv aberta, a Rede Record passou as quatro primeiras temporadas. Inclusive, foi pelo canal que eu tive a chance de conhecer a série. Pena que ela foi esquecida por eles...
Enfim, Adrian Monk (Tony Shalhoub) era um grande detetive da polícia de São Francisco e vivia feliz com sua amada esposa Trudy. Até ela ser morta em uma explosão de carro em 1997. Monk investigou até onde pôde o crime, mas sua tristeza o consumiu e o levou a um colapso nervoso que o afastou de seu trabalho. Aí pronto. Um paciente psicólogo (insubstituível Stanley Kamel), a enfermeira/assistente Sharona (Bitty Schram) e uma centena de manias (limpeza, números inteiros, tocar em cada poste na rua, andar nos quadradinhos, sempre beber a mesma marca de água, etc...) e medos (cobras, morte, germes, multidões, elevadores, sapos, e até leite, etc...) começaram a fazer parte da rotina de Monk.
Mas ele queria mesmo era retornar a sua antiga profissão de policial. Porém, essas suas manias adquiridas (na verdade, desde criança ele as tinha, mas foi piorando com o tempo) atrapalhavam no seu trabalho e não era muito confiável para o grande amigo de Monk, o Capitão Leland Stottlemeyer (Ted Levine) devolver o emprego a ele. Porém, visto que o talento para resolver os casos mais 'insolúveis' ainda estava em Adrian, Leland teve a solução e passa a contratá-lo como consultor. Pelo menos para isso a obsessão de Monk por detalhes faz algum sentido. E quem não adora ouvir "Here's what happened" (E foi isto que aconteceu)?!
l
MONK, SHARONA E NATALIE | a primeira assistente era mais prática, e até cara de pau. A segunda é mais calma porém não menos esperta. A foto do meio é a esperada participação de Sharona, no episódio 10 desta 8º e última temporada! Monk teve de resolver um caso aonde suas assistentes eram as principais suspeitas!
l
Acabou que Sharona foi junto com Adrian ajudar nos casos, pelo menos até a terceira temporada, que foi quando a atriz deixou a série (dizem que por problemas de salário...). No lugar dela entrou Natalie Teeger (Traylor Howard) para a dura missão de acompanhar Monk em suas estranhiçes. Para muitos fãs da série, Sharona sempre será a melhor assistente e eu tbém acho, mas tbém não diminuo os méritos de Natalie. Cada uma tem seu jeito.
Ah, e claro, ainda tem o Tenente aspirante a músico, Randy Disher (Jason Gray-Stanford), que é um barato e alguns momentos se revela mais que um rostinho idiota. rs Na temporada passada, quem entrou para o elenco tbém foi o veterano Hector Elizondo, como o Dr. Neven Bell, novo psiquiatra de Monk, já que Stanley Kamel faleceu. Outros personagens: Ambrose Monk (John Turturro ganhou o Emmy pelo papel) é irmão de Adrian e tbém tem o mesmo problema de fobias, principalmente de lugares abertos (o que o fez ficar em casa por vários anos); o maior inimigo de Monk, Harold J. Krenshaw (Tim Bagley) que era outro paciente do Dr. Kroger e vivia disputando quem era o favorito do psiquiatra com Monk. rs Tinha tbém a Manci (Sarah Silverman), a maior fã de Monk com direito a fã clube, música e site!!! Meio psicótica, pra falar a verdade...rs
l
RANDY E LELAND | apesar de meio idiota, o detetive já provou ser muito bom no que faz... menos em cantar com sua banda. Já o capitão passou por maus bocados com o divórcio e até uma namorada assassina!
l
Bem, ao longo dessas oito temporadas (garimpando 7 prêmios Emmy!!!) o que Adrian Monk sempre quis saber era quem matou Trudy e parece que finalmente ele e todos nós iremos descobrir! Na primeira parte da finale que foi ao ar na sexta (27/11), "Mr. Monk and the End", já começou a desenrolar essa história já que ao que tudo indica Monk recebeu pistas fortíssimas!! Ai ai ai Será que ele vai se livrar disso de uma vez? Eles não podem ser tão maldosos e acabar o seriado sem resolver isso né? Não pode! Só resta a curiosidade e ansiedade até que a Universal resolva estreiar esta temporada!
---------------------------------------------------
Uma coisa que fiquei com vontade de fazer é relembrar alguns episódios dos quais gostei muito. Sendo que tem outros mais, ainda porque eu nem vi todas as temporadas né (menos a 5º e 6º, mas pretendo comprar os dvds em breve). Mas vale a lembrança desse detetive que vai deixar saudades demais!

1.13 - "Sr. Monk e o Avião" - nesse episódio, que foi a finale da primeira temporada, para mim é o segundo melhor da série, com certeza! Pelo que lembro, Sharona queria que Monk fosse viajar com ela e o avisou na última hora, já no aeroporto porque sabia do
pavor dele de voar. Claro que ele não queria, foi um sufoco passar só pelo checkout e quando entra no avião, ele arruma um crime pra resolver! Foi hilário!
3.16 - "Sr. Monk e o Garoto" - esse sim é o meu episódio favorito! Não por ter caído na gargalhada, mas por ter me emocionado demais. Quando tem de resolver mais um crime, Monk vê que um garotinho é a única testemunha e não é que ele se apega ao menino? O carinho entre os dois é tanto que Monk até pensa em adotá-lo! Realmente é um amor esse episódio, o menininho tava super entrosado com ele!! Inesquecível!
4.15 - "Sr. Monk Vai ao Dentista" - ai que maldade! Pobre Adrian que teve de encarar um dentista assassino (Jon Favreau, o diretor de 'Homem de Ferro')! Deu muita pena da agonia dele e muita raiva do dentista mau que ficou perturbando o Monk com aquela maquininha disgramada!
2.02 - "Sr. Monk Vai ao México" - frescura até o fim! Monk teve de viajar para resolver um caso e foi super preparado, levando várias malas só de água, lenços de papel e sua própria comida. De nada adiantou, porque as malas extraviaram e com toda sua 'frescura', Monk passou dias sem comer nem beber nada e quando finalmente resolveu o caso, saiu correndo de lá desesperado e rouco!!!
1.12 - "Sr. Monk e Willie Nelson" - Adrian é grande fã de Willie Nelson, principalmente porque sua esposa Trudy, tbém gostava. Quando o cantor é acusado de um crime, Monk faz de tudo para inocentá-lo e como prêmio, ganha a chance de tocar com Willie e sua banda. Ok. Lá vai Monk com sua flauta tocar ao lado de seu ídolo quando um dos músicos vai experimentar tocar sua flauta!!! A cara do Monk foi impagável!! Imagine, o cara meteu o bocão no treco e acabou com a ideia dele de tocar o instrumento! Coitado! Ri demais, mas deu uma pena...
2.01 - "Sr. Monk Volta à Escola" - só lembro mais da criança espirrando e coçando o nariz perto dele, que tava quase se matando! rsrs E pra escrever o nome no quadro?! Um século!!! rsrs

3.03 - "Sr. Monk e o Apagão" - quando ele finalmente dá uma chance pra ter um encontro com uma mulher que ele conhece num caso, Monk faz a moça subir 24 andares até um restaurante! kkk... Quando ela o obriga a descer por elevador mesmo, ele já tem medo daquilo e só piora quando dá um apagão geral!!! Esse medo eu entendo e compartilho... rsrs
4.03 - "Sr. Monk Fica de Cama" - ninguém consegue aturar Monk quando ele fica resfriado e acha que é o fim do mundo!!! Quanto drama! rs

7.07 - "Sr. Monk e o 100° Caso" - foi legal, apareceu alguns personagens que foram presos graças a Monk, teve outros que foram importantes na série como seu irmão e a sua fã, e ainda teve mais um crime para Monk resolver! Pior que nem era o 100º, mas ele preferiu deixar assim, pra arredondar. rs
7.08 - "Sr. Monk Fica Hipnotizado" - ah, esse foi bem louco! Depois de ver que seu rival Harold tinha perdido todas as manias graças ao hipnotismo, Monk foi fazer o mesmo e virou uma pessoa totalmente diferente! Ficou até estranho...
7.12 - "Sr. Monk e a Senhora Próxima a Porta" - muito lindinho esse episódio. Monk virou amigo de uma senhora e a relação ficou algo de mãe e filho. Pena que ele não acreditou que ela o amava por amar mesmo, e achou que ela fosse criminosa e a magoou.
---------------------------------------------------
E pra fechar, que tal 'cantar' o tema musical da série? Acho perfeita a letra!
"It's a jungle out there / Disorder and confusion everywhere / No one seems to care / Well I do / Hey, who's in charge here? / It's a jungle out there / Poison in the very air we breathe / Do you know what's in the water that you drink? / Well I do, and it's amazing / People think I'm crazy, 'cause I worry all the time / If you paid attention, you'd be worried too / You better pay attention / Or this world we love so much might just kill you / I could be wrong now, but I don't think so / It's a jungle out there"

2 comentários:

Alvaro disse...

ah vai deixar saudades, concerteza.

Mello disse...

O do menino e realmente muito emocionante,chorei muito nele.