terça-feira, 15 de setembro de 2009

| E o VMA foi para... pt 1

No domingo rolou lá nos Estados Unidos a 16º edição do Video Music Awards, premiação da MTV americana que prestigia os melhores clipes. Claro que nem sempre são os melhores, já que as votações são dos próprios fãs via internet e isso geralmente pode deixar a imparcialidade de lado... bem, é um prêmio de popularidade e muita gente apareceu lá, muita coisa aconteceu e como sempre, eu falo um pouco sobre tudo aqui.

Os prêmios foram bem divididos: Beyoncé, Green Day e Lady Gaga garimparam três troféus. Sendo que a primeira levou o principal, de Melhor Vídeo, e os do G.D. tiveram dois prêmios mais técnicos. Mas o lance mesmo foi o que aconteceu no meio disso tudo. Isso porque, a princesinha Taylor Swift foi lá receber seu prêmio de Melhor Vídeo Feminino ("You Belong With Me") e o nojento Kanye West simplesmente interrompeu a garota pra falar que ele preferia o clipe da Beyoncé! Claro que ele foi vaiado e saiu de fininho... nada a ver! Por mais que eu até concorde que Beyonce merecia mais, nada a ver roubar o momento da garota assim! Se deu mal e tá sendo massacrado (mesmo já tendo pedido desculpas). Mais tarde, quando Beyonce levou o premio de Clipe do Ano o que ela fez? Chamou Taylor Swift pra dar aa ela a chance de agradecer, o que não pôde fazer no momento dela. Beyonce é fera! Grande gesto.
momento feio pra Kanye West - os três protagonistas de "Lua Nova" apresentam o esperado (e mt bom!) 3º trailer do filme - Beyoncé cede seu espaço a novata Taylor Swift - Lady Gaga sendo Lady Gaga - Janet Jackson homenageia o irmão - Beyoncé requebra com 'Single Ladies'

Quanto às performances ao vivo, Beyonce agitou com um medley que começou com "Sweet Dreams" e depois, com "Single Ladies (Put a Ring on It)". Pink cantou "Sober", "Taylor Swift, "You Belong with Me", Lady Gaga "sangrou" em sua performance de "LoveGame" e "Paparazzi", Green Day tocou "21 guns", e Alicia Keys e Jay-Z fizeram dueto em "Empire State of Mind". Além disso, teve o tributo a Michael Jackson que começou com um discurso de Madonna e em seguida, a exibição do clipe "Scream" e Janet Jackson dançando no palco a mesma coreografia que o irmão fez no clipe.

Fora isso, teve espaço pra o novíssimo trailer de "Lua Nova" (com seus atores principais no palco) e a apresentação do primeiro trailer de "This Is It", o filme-documentário de Michael Jackson, com imagens inéditas do astro naqueles ensaios para os shows que ele faria em Julho, um pouco antes de sua morte. Veja fotos e vídeos da premiação no próximo post. Mas agora, você fica com a lista completa de vencedores:

> Vídeo do Ano > Beyoncé - "Single Ladies (Put a Ring on It)"
> Artista Revelação > Lady Gaga - "Poker Face"
> Melhor Vídeo Masculino > T.I. feat. Rihanna - "Live Your Life"
> Melhor Vídeo Feminino > Taylor Swift - "You Belong With Me"
> Melhor Vídeo de Hip Hop > Eminem - "We Made You"
> Melhor Vídeo de Pop > Britney Spears - "Womanizer"
> Melhor Vídeo de Rock > Green Day - "21 Guns"
> Melhor Coreografia > Beyoncé - "Single Ladies (Put a Ring on It)"
> Melhor Direção > Green Day - "21 Guns"
> Melhor Edição > Beyoncé - "Single Ladies (Put a Ring on It)"
> Melhor Efeito Especial > Lady Gaga - "Paparazzi"
> Melhor Cinematografia > Green Day - "21 Guns"
> Melhor Direção de Arte > Lady Gaga - "Paparazzi"
> Clipe Mais Inovador > Matt & Kim - "Lessons Learned"
> Melhor Vídeo que Deveria Ter Levado o Astronauta Prateado
> Beastie Boys - "Sabotage"

Um comentário:

Renata disse...

A PEC da Música avançou. A Comissão Especial de Fonogramas e Videofonogramas Musicais da Câmara aprovou o relatório sobre a Proposta de Emenda à Constituição 98/07 – mais conhecida como PEC da Música – de autoria do deputado Otavio Leite.
A proposta elimina impostos sobre os CDs e DVDs produzidos no Brasil, que contenham obras de brasileiros ou interpretadas por brasileiros – o que poderá gerar uma redução de cerca 25% nos preços para o consumidor. A iniciativa beneficiará também as mídias digitais. “Hoje, ao baixar músicas pelo celular, o consumidor paga 35% de imposto. Um absurdo contra a cultura nacional”, diz Otavio.
De acordo com o parecer aprovado, as fábricas de CDs e de DVDs instaladas na Zona Franca de Manaus continuam com a exclusividade da isenção de impostos para fabricação multiplicada dos produtos.
Diversos artistas compareceram à reunião para apoiar a aprovação da proposta, entre eles os cantores, Gian & Giovani, César Menotti, Ivo Meireles, Jorge Vercillo, entre outros.
A PEC agora vai à votação no plenário da Câmara, onde serão necessários os votos de, no mínimo, 308 deputados.
A mobilização prossegue e ganha cada vez mais força com o crescente engajamento dos artistas, profissionais e amantes da música, em defesa da cultura nacional.
É aí que você pode ajudar muito!
Sendo o responsável por um site que aborda o tema, é importantíssimo que você divulgue e informe os leitores, a fim de pressionar os deputados a votar a favor da proposta.
Qualquer dúvida, estamos à sua disposição pelo email: renata@otavioleite.com.br
Aproveito para parabenizá-lo pelo seu blog!

Assista ao debate promovido pela MTV há uns dias atrás:
http://mtv.uol.com.br/debate/videos/mtv-debate-baixar-o-imposto-aumenta-venda-do-cd-clique-e-assista-na-%C3%ADntegra

O programa CQC também fala sobre a proposta aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=M_8FJEDdLD4

Acompanhe: http://twitter.com/pecdamusica e http://twitter.com/otavioleite
O que saiu na imprensa sobre a proposta:
http://www.otavioleite.com.br/pesquisa.asp?q=pec+da+musica

A íntegra da proposta:
http://www.otavioleite.com.br/conteudo.asp?proposta-de-emenda-a-constituicao-no-98-de-2007-pec-da-musica-2303