sábado, 20 de junho de 2009

| REVIEW | The Mentalist :: 1x23 :: FINAL DE TEMPORADA

:: 1x23 :: "Red John's Footsteps" * FINAL DE TEMPORADA *
Uma moça achada morta com as unhas pintadas de sangue só indicam uma coisa pra Patrick Jane: Red John atacou de novo e quer que ele fique com esse caso. Lisbon inicialmente pensou ser coincidência, até que no céu um desses aviões pequenos faz o desenho da carinha típica do assassino. Agora não há mais dúvidas, ele está de volta e Jane já fica com a cara totalmente diferente da habitual, sem um sorriso sequer.
O diferente nesse caso é que a vítima tem uma irmã gêmea que está desaparecida, e Patrick acha que a mudança de padrão deve ser algo mais pessoal pro Red Jonh. Ele é muito frio com a família da vítima e acreditam que o namorado secreto da filha, que é um bandidinho, tenha algo com isso e Jane é bem firme no interrogatório do rapaz, o que deixa o chefe da CBI preocupado com suas atitudes nesse caso, mas Lisbon garante que ele nunca faria nada de errado. Será? Como o namoro da vítima era segredo pra muitos, estranham quando ele diz que recebeu ameaças de alguém pra deixá-la e quando Patrick vasculha o quarto das moças, encontra câmera e microfone, elas eram observadas!
Enquanto isso, Cho e Rigsby investigam a empresa que contratou a piloto daquele 'aviãozinho', e descobrem seu endereço. Na verdade a empresa é uma caixa postal alugada. Pra quebrar um pouco da pressão do episódio, uma situação divertida é ver a dona do local, talvez coreana/japonesa ou chinesa, tentando arrumar marido pra sobrinha dela e perguntando se Cho estaria interessado! kkk... a cara dele é mt engraçada, sem expressão! Rigsby dá a maior força, mas ele não quer saber disso. Os dois descobrem que dentro da tal caixa há uma carta de uma tal Rosalind para um tal Roy Tagliaferro dizendo que o ama apesar de ter sido cruel com ela. Agora acreditam que esse tal Roy seja Red Jonh!
Patrick e Lisbon vão ao encontro da tal Rosalind, uma moça cega que não acredita que seu amado Roy, que conheceu por acaso há alguns meses, seja o tal assassino de quem Jane fala. Mas, assim que ele vê no quarto dela a carinha desenhada, pronto, tudo se confirma! Pelo menos, ele não disse nada a ela, toda iludida. Rosalind passa uma possível descrição que ela entenda ser de Roy e avisa que ele levou um amigo certa vez pra jantar com eles, e até ganhou um presente dele. Rigsby e Cho pegam o presente pra tentar ver na loja se alguém lembra de algo. Grace consegue um possível endereço do tal Roy, mas Lisbon precisa de um mandato pra ir lá e Jane não quer esperar e fica todo nervoso, dizendo que se ela tentar impedí-lo de capturar Red Jonh, vai se arrepender. Diante disso, Lisbon sai injuriada e manda o xerife ficar de olho em Jane. Vixi, o clima ficou pesado, ele exagerou!
Patrick convence o xerife a irem assim mesmo ao local pra ver se a outra gêmea pode estar lá. O lance é que pelas câmeras de segurança da loja de presentes, Cho e Rigsby acabam de descobrir que o tal amigo de Roy/Red Jonh é nada mais, nada menos que o xerife!!! E Jane tá sozinho com ele num porão, aonde encontra a gêmea viva e tbém percebe a furada em que se meteu indo lá sozinho com o cara. O xerife diz ser filho daquele primeiro cúmplice de Red Jonh, que ficou preso e morreu e fala que o killer é amigo da família de muitos anos e até o ajudou a ficar com a gêmea, que ele ama. Em troca, ele deixou que ficasse com a outra gêmea e assim, pôde atrair Patrick pra investigação e tbém prendê-lo. Só que Lisbon chega por trás e cerca o cara, que ainda tenta fugir, mas ela consegue pará-lo e o reforço chega no local.
Patrick reclama com Lisbon por ela ter chegado antes do combinado, se tivesse esperado mais seria levado a Red Jonh e mesmo que ele morresse, eles o prenderiam. É, parece que aquela briguinha deles foi armada, já sabiam que o xerife era suspeito e só queriam que ele os levasse ao local onde estava a gêmea. Mas pareceu tão real aquela discussão, né? O lance é que Lisbon lembra a Jane que tem pessoas que se importam com ele e não o deixariam morrer e que a moça tá viva e vão achar Red Jonh. Mesmo assim, ele fica muito triste e desapontado. O xerife ainda tentou reagir e quase atirou em Lisbon, se não fosse Patrick pegar uma arma e atirar nele, que antes de morrer ficou falando o nome de Red Jonh e rindo da cara de Jane. Que safado!
Aff, agora eu tô tão bolada com esse cara! Até é bom eles deixarem passar um pouco mais com essa história, porque assim que Jane estiver na frente dele, vixi, o bicho vai pegar! Mas será que esse mistério vai perdurar por tanto tempo, tipo, se a série durar cinco anos só no último episódio a gente descobrirá? Bem, talvez não, até porque a série não é só isso né? Talvez se eles resolvessem logo esse crime, Patrick ficasse mais tranquilo pra fazer seu trabalho.
No geral, pra uma novata a temporada foi muito boa, cansou um pouco no final, mas nunca perdeu o brilho e tudo isso graças ao protagonista. Simon Baker merece uma indicação a algo gente, please! Quanto aos outros, a única coisa que sinto falta é um foco maior na vida deles, é tudo só ali no profissional. Hoje em dias as séries criminais já falam mais sobre seus detetives além do trabalho deles, tá faltando só isso nessa, mas ao todo, o elenco já é mt bom e divertido. Gostei mt e tô na espera da 2º temp!

Nenhum comentário: