terça-feira, 23 de junho de 2009

| REVIEW | Lost :: 5x14 :: 100º EPISÓDIO *

:: 5x14 :: "The Variable" * 100º EPISÓDIO *Pow, sacanagem! Como todo 100º episódio sempre é algo louvável, eu esperava alguma grande revelação aqui. Na verdade, o foco foi num personagem que nem é do elenco original nem nada, mas que em parte, contribuiu bastante pra abrir novas teorias daquela ilha maluca. Não foi um episódio ruim, ao contrário. Mas quando vc espera tanto de algo tão importante, é chato quando nada 'demais' acontece.
Pra começar, Dan chegou a ilha vindo de Ann Harbor e mostra a Miles que voltou depois de ver na foto da equipe Dharma a galera do voo 815. Agora ele quer saber como o pessoal voltou pra ilha e vai atrás de Jack. O doutor confirma que foi por meio de Eloise Hawkings que voltaram e Dan diz que sua mãe estava errada sobre Jack e os outros terem de voltar pra alí. Um tanto estranho, Dan corre pra estação Orquídea, conta um tempo e daí a gente tem aquela cena dele no primeiro episódio dessa temporada, quando houve um acidente com o lance da energia super poderosa. Dessa vez, Dan tenta avisar a Chang pra evacuar a ilha porque a energia já foi liberada e vai ter algo bem maior na estação Cisne! Pra provar suas teorias, ele se passa mais por louco ainda já que vem com o papo de ser do futuro e até diz que Miles é o filho dele quando mais velho. Chang deu uma olhada pra Miles, que negou logo. Durante o episódio vemos flashes da vida de Faraday, desde criança ele teve que largar a música porque sua mãe insistia que ele deveria 'seguir seu destino', de gênio da ciência. Anos depois, Dan se formava na universidade junto a namorada Thereza (aquela que ficou no coma depois dos experimentos dele) e Eloise apareceu por lá, e dá pra ver o quanto mãe e filho tem uma relação bem distante. Ela fica surpresa quando filho conta do patrocínio que ganhou de Charles Widmore e ela lhe dá de presente aquele diário.
De volta a ilha, Sawyer contou a Jack sobre o lance de Phil e uma reunião é organizada entre eles, vendo como vão fazer pra saírem dali antes de serem totalmente descobertos. Claramente, Sawyer e Juliet estão decepcionados por terem de largar a vida que construíram nesses três anos de Dharma. A intenção deles é ir pra antiga praia e recomeçar do zero. Por outro lado, Daniel aparece querendo ser levado até 'Os Outros', mas Sawyer fica em desacordo com ele, e não quer que Kate fale aonde estão os Outros, mas graças a Juliet (numa manobra bem esperta de mandar a sardenta pra longe de seu amado), o trio resolve seguir sua reta pro lado dos hostis enquanto Sawyer, Juliet, Hurley, Miles e Jin preferem ir pra praia. A intenção de Faraday na verdade é encontrar uma pessoa no acampamento dos outros que pode ajudá-los a sair novamente da ilha: sua mãe! Pois é, a tal Ellie é mesmo a Sra. Eloise Hawcking. Nada a ver, a Ellie é moreninha e de olhos escuros e a Ellie velha é branquela de olhos claros! Furos e furos! Antes de ir, Daniel não resiste e pára pra falar com a little Charlotte que ela tem de ir embora com sua mãe e que ele espera que o Dr.Chang tire as pessoas da ilha o quanto antes.
Nos flashes, Daniel aparece chorando ao ver a reportagem na tv sobre os destroços falsos da Oceanic 815, sendo que ele nem sabe o porque está se sentindo tão triste com aquilo. Pelo que eu entendi, depois do experimento frustrado na namorada, Dan ficou mal da memória, e vive esquecendo as coisas e parou de trabalhar. Mas agora, Widmore bate à sua porta pedindo para Dan ir a uma ilha fazer pesquisas e lá ele tbém poderá ser curado. Além disso, enquanto Daniel ficava nervoso com as imagens do avião na tv e Widmore confessa de uma vez que foi ele quem montou toda aquela cena. Em dúvida, Dan só aceita quando trabalho quando conversa com a mãe.
Off ilha e off flashes, Eloise Hawcking foi ao hospital visitar Desmond - que levou mesmo um tiro de Ben naquele outro episódio. O lance é que Eloise se desculpa com Penny dizendo que seu filho pode ter sido o culpado e que não sabe o que vai acontecer dali pra frente, algo inédito pra ela. Felizmente, Desmond melhora e reforça a esposa que nunca a deixará. Será que esse foi o fim do personagem na série? Quais motivos ele teria pra retornar a ilha afinal de contas? Kate, Jack e Dan pegam armas pra se defenderem e acabam flagrados justo pelo pentelho do Radzinski! Um tiroteio rola, o alarme é tocado e o trio aproveita pra fugir de vez. O ranzinza do Radzinski procura Sawyer pra falar disso e pra piorar, encontra Phil amarrado no armário deles e resta saber o que será de Juliet e Sawyer! Quanto a Kate, Jack e Dan, eles continuam andando e Dan explica sobre suas intenções. Bem, ele reforça o lance de 'o que aconteceu, aconteceu', mas que agora ao invés dele focar nas constantes (lembra do ep. 'The Constant' sobre o Desmond ir encontrar o Dan fora da ilha?) agora ele vê o lado das variáveis, que são todos eles, que tem suas próprias opiniões e atitudes que podem muito bem ser usadas pra mudar algumas coisas. Pensando assim, ele resolve armar um plano maluco que terminaria na não queda do voo da Oceanic naquela ilha.
Pra entender melhor, Dan diz naquele dia que estão acontecerá um acidente na est. Cisne e a partir disso, por causa da energia eletromagnética alí, eles terão de construir aquela escotilha aonde Desmond passará anos digitando um número pra 'salvar o mundo'. Daí, num belo dia quando ele não apertar o botão, o voo da Oceanic cairá naquela ilha e depois o cargueiro e depois isso tudo. Ou seja, a intenção de Dan é ir falar com a mãe e conseguir pegar aquela bomba de hidrogênio que havia mandado eles enterrarem, ele a usará pra explodir o local da Cisne e evitar toda aquela sequência de acontecimentos posteriores. Incrível, como uma só situação vai levar a toda essa loucura! Kate estranha esse lance de mudar as coisas e evitar tudo, já que sendo assim, ela, Jack, Sawyer e tal nunca teriam se conhecido. O lance é que ao chegar no acampamento dos Outros, Dan tenta falar com Richard (ele diz que não o reconhece, sendo que se conheceram há alguns anos, só não sei porque mentiu) que quer ver Eloise, mas antes disso acaba baleado... pela própria mãe!!! Ellie chega por trás e provavelmente, mata o próprio filho! Dan percebe que ela já sabia de tudo que ia acontecer e mesmo assim, o mandou ir pra lá pra ilha. Ele ficou com cara de morto e se é isso mesmo, o que vai acontecer? Pelo jeito, tudo vai ser como deve ser né?
30 anos a frente, Eloise sai do hospital aonde viu Desmond e é Widmore quem aparece perguntando sobre o genro e tal. Ela diz que ele deveria entrar mas ele fala que foi preciso sacrificar sua relação com a filha. Eloise fica magoada e diz que ela sim sabe o que é sacrifício, pois teve de mandar o filho pra ilha sabendo o que iria acontecer. Widmore tenta mostrar que sente o mesmo, falando que Dan é seu filho tbém!!! É mole? Vai dizer que o Faraday é mais um cria da ilha? Dose né?!
Bem louco né? Eloise fez de tudo pro filho virar um grande cientista, o apoiou pra ele ir pra ilha... pra ela matar ele!! Mt estranho isso.... Mas o que não é esquisito nesse seriado?! rs Ah, antes de saber que Desmond estava melhor, Eloise disse a Penny que 'Desmond se tornou uma baixa num conflito que é maior que ele e que todos'. Mas agora, sabendo que ela tava 'ajudando' (talvez de má vontade) Widmore, porque ela ajudou Ben a voltar? Acho que o malvado achou algo contra ela né? Mt louco gente!! Eu não quero que a série acabe, mas por outro lado, eu quero saber logo como isso vai terminar!!! Aff!
* eu sei, tá super atrasado mesmo. Nem lembro quando passou no axn, mas td bem.

Nenhum comentário: