terça-feira, 30 de junho de 2009

| REVIEW | Lost :: 5x16 e 17 :: FINAL DE TEMPORADA

:: 5x16 e 17 :: "The Incident" * FINAL DE TEMPORADA DUPLO *
Ai Ai Ai Ai Ai Se esperamos cinco temporadas pra saber algumas coisas... teremos que aguardar sete meses pra descobrir outras... Ai Ai Ai Ai Ai Como eu odeio créditos...

Episódio de finale tão revelador quanto este, impossível. Tudo porque de quebra tem gente diferente na praia, um cara sozinho fazendo um lanchinho. Daí chega outro desconhecido e juntos olham no mar um barco se aproximando. É impressão ou parece o Black Rock? Enfim, o moreno comenta se o ruivo tranquilo é o responsável pela chegada do barco e que sabe que as pessoas vão chegar pra brigar e destruir tudo como sempre. O ruivo diz que tudo serve pra o progresso. O moreno fica incomodado falando que tem vontade de matá-lo e que 'um dia achará sua passagem de volta'. Eu não sei quem é o moreno nervoso, mas o ruivo tranquilo é JACOB !!!!!!!!!!!!!! E não é só isso, porque quando a imagem vai aumentando a paisagem, eis que um arrepio (e até certa emoção) vem em mim quando avistamos de pé, inteirinha, a famosa estátua !!!! Pois é !!!!! Parece um negócio de faraó, sei lá, tudo a ver com aquelas escrituras nas paredes do templo. Pow, que época é essa afinal de contas?!
Durante o episódio, alguns flashes interessantíssimos aparecem e todos eles com Jacob. O barato é com quem ele aparece... primeiro surge Kate little já trombadinha e quase se dá mal quando é descoberta, mas eis que Jacob surgiu do nada e a livrou, pedindo pra ela nunca mais roubar. Ela promete... mas pelo jeito não cumpriu né? Quem surge criança é Sawyer, no enterro do pai ou da mãe ou dos dois. Enfim, triste, ele começa a escrever aquela carta vingativa quando sua caneta falha e eis que lá está Jacob novamente e lhe empresta a caneta. Um cara conforta Sawyer e pede pra ele não terminar a carta, mas ele tbém não obedeceu né? Uma coisa em comum: diferentes épocas, mesma cara de Jacob? E a frase do cara que falava com James: 'o que esta feito, tá feito'. De volta a ilha... Jack, Sayid, Eloise e Richard chegam até a bomba e leem as anotações de Dan pra ver como transportá-la e como será a explosão. Engraçado é ver Richard perguntando a Jack se conhece Locke e falando que visitou ele mas não viu nada de especial e tal, e logo Jack diz pra Alpert não desistir de Locke! Olha só hein?! Richard está mais preocupado com o estado da sua líder (é ela e não Charles!) que tá grávida (Dan é quase 5 anos mais novo que Charlote?! putz) e prefere deixar que Sayid e Jack sigam em frente sozinhos e eles tem uma parede que dá exatamente na casa de Horace! Agora os dois tem de arrumar um jeito de passarem desapercebidos pelo pessoal da Dharma que está atrás deles! Kate conta dos planos de Jack a Sawyer pra que ele possa voltar e ajudá-la a impedí-lo, mas Sawyer prefere seguir em frente com Juliet. Não sei bem se a decisão é dele ou da loira... O lance é que Juliet fica disposta a ajudar e solta os três e fazem o submarino emergir, mas manda seguir adiante depois que saírem. Jack e Sayid pegaram uniformes Dharma e quase passaram tranquilos, se Roger não os tivesse visto! O tiroteio começou e Sayid se feriu, sorte que Hurley, Jin e Miles apareceram com a combe!
30 anos a frente... e Richard questiona Locke sobre Ben ter matado ele e Locke diz que tbém é estranho um cara não envelhecer (toma!). Alpert diz que é assim graças a Jacob (ãh?). Locke quer partir logo e fala algo de encontrar os outros passageiros da Ajira pra 'fazerem um acordo' (hã?). John estranha Ben não ter fofocado com Richard sobre seus planos de matar Jacob e descobre da visão estranha que ele teve com Alex lhe dizendo pra seguí-lo. Sendo assim, John já manda o recado: Ben é quem vai matar Jacob !!! Em outra parte, Illana e o seu grupo chegam a praia carregando o misterioso baú e dizendo que é melhor não se livrarem de Frank ainda, que ele pode ser um 'candidato' (hã?). Quando o piloto acorda, eles lhe mostram o que há no baú e parece algo realmente estranho.
Mais flashes: Sayid feliz da vida com Nadia em Los Angeles, provavelmente um tempo depois de sair da ilha. Ele pára pra dar informações a um cara - Jacob (!) - e Nadia se distrai na rua e acaba atropelada e antes de morrer pede pra Sayid levá-la de volta pra sua terra natal. Detalhe: o que a atropelou deu meia volta e saiu! Totalmente de propósito!! E Jacob lá, nem ligando e com a mesma cara. Eu hein. Que parada mais estranha! Pior ainda é quando Jacob vai visitar Illana num hospital e ela tá bem ferida. Ele lhe pede ajuda e ela promete fazer o que ele quer. Iff!
Illana e o pessoal chegam até seu destino: aquela cabana de Jacob?! Veem uma trilha de cinzas cortada no chão e ela segue sozinha. Lá dentro quase não tem nada, só um quadro estranho e o que parece ser uma mensagem: um desenho de um pé, da estátua!! Illana fala que Jacob já não está ali faz tempo e outra pessoa tem usado o local e manda queimarem tudo pra seguirem adiante. Ah, e quando Frank questionou sobre o que pretendem fazer com o que há na caixa, aquele cara disse que é pra mostrar pra alguém que o que está enfrentando, que segundo ele é bem mais grave do que tem naquela caixa e insiste que são os mocinhos da história. Quem não é? rs
30 anos antes... e Sawyer, Juliet e Kate reencontram o cachorro Vincent e o casal Rose e Bernard vivendo tranquilamente na praia! E parece que os dois não queriam mesmo ser encontrados, pois dizem que se aposentaram, não querem saber da briga deles e nem do lance da ilha poder explodir. Os dois só pensam em ficarem juntos. Quando há esse momento romântico, Juliet olha abobalhada pra Sawyer... que tá olhando pra Kate! Putz! Coitada da loira! Os três então seguem seus caminhos. Foi bacana mostrarem Rose e Bernard, principalmente que eles estão bem haja o que houver. Acho que foi a despedida deles da série. Enquanto isso, Jack tenta melhorar as coisas pra Sayid mas ele tá super mal e correm pra Cisne. Lá, o tosco do Radzinski tá exagerando nas máquinas e o Dr. Chang é outro bocó sem autoridade perto do 'Ranzinza'. No meio do caminho, a combe é interrompida por Sawyer, Juliet e Kate e James convoca Jack pra uma conversinha em particular.
Mais flashes: Sun e Jin estão se casando quando Jacob aparece desejando felicidades e falando pra sempre lutarem pelo amor deles. Creeedo. E ele fala em coreano mesmo hein?! Jack está em sua primeira cirurgia sozinho mas fica nervoso e paralisado e Christian tenta fazer ele se acalmar senão terminará seu trabalho, mas Jack segue em frente e depois discute com o pai dizendo que o envergonhou e não confia nele e tal, mas Christian diz que é Jack que não confia em si mesmo. Nisso, Jacob aparece na cena, mas só passa o doce da máquina pra Jack. Só? Jacob tava sentado lendo um pouco quando alguém cai do prédio!!! Foi Locke sendo jogado pelo pai!!!! Jacob se aproxima, toca em Jonh e ele acordou e lhe pediu desculpas por ter de passar por aquilo. Hum, foi impressão ou aquele foi um 'toque de vida'?
Locke e o pessoal chegam até o antigo acampamento da praia e Sun encontra no chão aquele anel que Charlie havia deixado pra Claire mas ela não viu, lembram? Enfim, Locke não quer ficar parado por muito tempo e lembra a Ben todo o sofrimento que ele passou na ilha e que foi tudo por causa de Jacob e se isso não era o bastante pra matá-lo. O barato foi Ben admitir que naquela vez que eles estiveram na cabana de Jacob, ele tava mesmo falando com uma cadeira vazia!! Só pra se exibir!! Mas o lance de tudo se mexer, aí ele não entendeu nada. Bem, logo eles partem pra moradia de Jacob. Engraçado ele dizendo sobre a mentira: 'é isso o que eu faço'. rs
30 anos antes... e Sawyer quer saber os verdadeiros motivos em Jack querer voltar no tempo e impedir a queda do avião e o doutor fala do que Locke dizia sobre 'destino', e que estragou tudo com Kate e é tarde demais. Sawyer não se satisfaz, e parte pra cima de Jack e os dois brigam muuuito feio. Dá pra entender essa raiva dele em impedir Jack. Se voltarem atrás, a vida dele volta a ser ruim. Se Juliet não tivesse chegado, acho que James teria matado o doutor! Sawyer não entende porque Juliet diz que agora aceita a ideia dele, e ela explica que viu o olhar dele para Kate. James se esquiva e diz que tá com ela agora, mas Juliet não aceita e diz que prefere nunca conhecer ele do que perdê-lo. E fala que não é porque se amam que devem ficar juntos (a mesma coisa que sua mãe lhe disse). Nossa, deu pena dela.
Mais flashes: Hurley saindo da prisão mas doido pra convencer os policiais pra ficar lá. Ele pega um táxi e o divide com ele, Jacob. E um violão tá dentro do carro. Dessa vez, Jacob foi mais direto perguntando porque Hugo não quer voltar a ilha. Ele chega a pensar que tá vendo outro morto e diz que se acha amaldiçoado, mas Jacob garante que ele é o contrário e diz o número do voo caso ele queira ir e larga o violão com ele. A essa altura, eu já até sabia que Jacob tinha um dedo nessa história do Hurley voltar! Num outro flash, Juliet é uma criança quando não aceita o anúncio de seus pais de que vão se divorciar (a mãe dela disse 'não é porque ama seu pai que devem ficar juntos') e ela sai correndo. Mas dessa vez, Jacob não apareceu. Ué? Jacob, Where are you?
Kate agora apóia Jack e como Sayid tá bem mal, ele vai sozinho com a bomba pra Cisne. Aquele olhar entre os dois foi profundo. Não tem jeito, eles se amam. Daí, Miles faz uma interessante reflexão: e se o tal acidente que gerou aquela situação não foi justamente causado por essa bomba ser detonada? E se o motivo deles estarem alí não seria impedir que a bomba explodisse? É, eu não tinha mesmo pensado nisso e acho bem aceitável a hipótese, hein? O lance é que o grupo vai atrás de Jack quando veem que o pessoal armado da Dharma foi pra Cisne!! Lá, Jack é atacado por tiros mas logo seus colegas chegam e dão uma força. Dr. Chang aproveita pra tentar desligar as máquinas, mas emperrou! Jack consegue chegar no poço, parece hesitar um pouco, dá mais uma olhada pra Kate, Sawyer dá mais uma olhada pra Juliet e Jack taca a bomba, expectativa, mas......... nada de explosão???? O que houve?!
Só sei que do nada, de alguma forma o poço começou a sugar os aparelhos, carro (não podia ter arrastado o Radzinski pro poço?!), parece que aquela energia eletromagnética foi liberada de alguma forma!!! Phil se dá mal, Radzinski foge, Miles salva o pai e Jack é ferido. Kate e Sawyer vão ajudá-lo e quando Juliet tbém vai, ela se enrola numas correntes e é puxada pro poço!!!!! Sawyer a segura desesperado e Kate tenta soltá-la, mas é muuito forte!!! Juliet não tá mais aguentando, diz que ama Sawyer, ele não quer desistir, mas não tem jeito e a loira é sugada!!!!!!! Sawyer fica desesperado! Que triiiiiiiste geeeente! Eu não gosto dela, mas tbém não podia terminar assim e tadinho dele!! Ah não! Kate e Jack se esforçam pra afastá-lo e fugirem logo.
30 anos depois... e finalmente eles chegam até o local aonde Richard diz que Jacob mora: justamente o pé daquela ex-estátua! Locke leva Ben junto mesmo com Richard dizendo que Jacob só ver um líder de vez, mas o careca não tá nem aí pra o que Richard acha e depois lembra a Ben de sua tarefinha e que quando fizer, tudo mudará. Lá fora, Illana, Frank e os outros chegam até o outro grupo e ela faz aquela pergunta 'o que tem no pé da estátua' pra Richard, que deve ter respondido certo, mas eu nem entendi que língua era aquela. Illana então lhe mostra o que tem na tal caixa, algo que acharam no bagageiro do avião, dentro de um caixão... e se a gente pensava que 'LOST' já tinha nos deixado de queixo caído o bastante... eis que dentro da caixa está o corpo de LOCKE. choque. W-H-A-T-?????? Acompanho o raciocínio deles: se aquele alí é John Locke... quem/o que é aquelo com Ben???????????
Fora disso, Ben entra no local que parece aquele túnel/templo do início do episódio onde Jacob tava fazendo um treco, que Ben vê na parede, parece hierógriflos. Daí Jacob aparece lá do nada sentado e não mt surpreso ao ver 'Locke' e diz 'você encontrou a sua passagem' e ele responde que J. não faz ideia do que ele passou para estar ali. H-Ã-? Até Ben estranha e pergunta se já se viram antes, e 'Locke' fala que foi mais ou menos isso e manda Ben fazer o combinado. Jacob fala pra Ben que ele tem uma escolha: fazer ou deixá-los a sós. Daí Ben começa a remoer tudo o que passou na ilha, e principalmente por Locke ter preferência e claro, invejoso que só ele, não gosta de ser descartado e fere Jacob. Então, Jacob cai e avisa a 'Locke': eles estão chegando e o careca dá um empurrão e o taca no fogo!!! QUE MERDA!
Eu só sei que lá no fundo do poço, Juliet ainda tava viva (ufa) e ops, olha a bomba do lado dela!!! A loira começa a bater nela desesperada e BUM. BRANCO. CRÉDITOS. EU ODEIO CRÉDITOOOOOOOOOOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Seriously? Julho. Agosto. Setembro. Outubro. Novembro. Dezembro. Janeiro. Só em Janeiro a gente vai saber o que vai acontecer. Que merda! Huuuuuuuuuuurrr. Odeio Créditos! Eles adoram aparecer na hora que tudo tá bem ali, pronto pra acontecer!!! Por mais que eu esteja roendo o que restou das minhas unhas pra ver logo, em parte esse 'logo' vai significar o 'the end'. Dá pra imaginar o fim de LOST? Será que vai ter um fim em, sei lá, 18 episódios??? Cinco anos de mistérios em tão pouco tempo??? Ai Ai Ai Ai Ai que raiva! Eu sabia que devia ter segurado minha curiosidade e deixar pra ver LOST em dezembro, assim não vou esperar tanto pra ver a continuação. Huuuuuuuurrrr! Desculpa o exagero nas letras e pontos, mas se quem curte essa série não tiver ficado com a mesma reação... assista de novo!
----------------------------------------------------------------
<< Perguntas Que Não Calarão Até Janeiro >>

* primeiro: que merda é aquela de Locke vivo e Locke morto??? Se Locke tá morto, que Locke é aquele que tava com eles??? Então alguém mais se decepcionou ao ver que pensou que Locke havia 'renascido' mais esperto mas que na verdade talvez nem seja ele. Jacob sabia com quem falava exatamente? Ben claramente foi manipulado pra aparentemente matar Jacob, mas foi fácil demais, não? Nem um passinho pra trás, Jacob? Deu mole assim pro Ben? Por que Ben matar e não o próprio 'Locke'?
* um fato interessantíssimo: no começo do episódio, Jacob conversa com um cara lá na ilha falando sobre a chegada do navio, que J. quer provar algo pro moreno, mas que sempre é o mesmo: as pessoas chegam, lutam, destroem e corrompem tudo. Mas J. insiste que um dia tem que acabar e que antes disso é sempre progresso e tal. O moreno fala o quanto quer matá-lo e que um dia 'achará uma passagem de volta'. J. diz que quando conseguir estará ali. Indo lá pro final, quando 'Locke' encontra Jacob o que o cara diz pro careca: 'vc encontrou sua passagem' e 'locke' responde que 'de fato encontrou' e não nega a Ben que já tenha visto antes Jacob. Bem, então o 'locke' será o moreno do começo??? Pensei de primeira poder ser Christian Shepard. Daí ele viveu na ilha, morreu fora e no que voltou morto, 'ressurgiu' e assim, teria uma 'explicação' pra o que pode ter acontecido a Locke. Mas, como Locke aparentemente não é o nosso Locke, então essa teoria afundou.
* Illana parece ter ido fazer um favor a Jacob, já que ele pediu pessoalmente a ela. Mas Richard tava por dentro, já que falou o que ela queria ouvir. Caraca, que tanto povo diferente num lugar só! Parece que só os losties e a gente, claro, que estamos sem entender nada enquanto chega mais gente nessa ilha maluca! Todo mundo se diz ser o 'mocinho'. Acho que o favor de Illana foi levar Sayid no avião né? Mas o que tem a ver ela pegar o corpo de Locke e mostrar a Richard, isso não sei.
* tá, que todo mundo já devia sacar que o avião da Oceanic não tinha caído tão á toa assim naquela ilha, tudo bem. Com esses saltos no tempo as coisas ficaram mais certas ainda. Mas não deixou de ser surpreendente como Jacob conheceu cada um dos losties principais e alguns ainda crianças. De alguma forma ou de outra, podem perceber que ele contribuiu pra o rumo que a vida deles seguiria. 1º Se Jacob não tivesse impedido Kate de ser levada à mãe pelo roubo talvez o esporro fosse tão grande que ela decidisse seguir uma vida mais certa, não seria presa e não estaria no voo. 2º se James não terminasse a carta quando Jacob emprestou a caneta talvez seu ódio na hora ficasse menor a ponto de esquecer de escrevê-la, sei lá e assim talvez não se tornasse o vigarista do futuro. 3º pedir informações a Sayid fez Nadia ser morta (de propósito, claramente) e assim ele voltaria a encontrar Ben e trabalharia pra ele, e tudo mais. 4º se não deixasse Hurley assustado o bastante, ele não iria no voo da Ajira. 5º tá na cara que aquela mãozinha no ombro de Locke deu uma 'acordada' no careca que tava parecendo morto e Jacob ainda se desculpou. Bem, se não tivesse ali talvez fosse o fim de Jonh. 6º não entendi o objetivo com Sun e Jin e o lance de 'dar benção' a eles. 7º tbém não sei do lance de Jack e do pai dele brigando e do chocolate destacado. 8º e teve aquele flash de Juliet aonde Jacob não apareceu né?
* não é à toa que Richard disse que Jacob fez ele não envelhecer, já que o 'chefe' da ilha tbém tá na mesma situação.
* Se a bomba não der certo, pelo menos são dois losties a menos: Sayid e Juliet. Tomara que não! Falando em menos, cadê Desmond? Sua história já acabou? Tbém, que motivos ele teria pra voltar pra aquele lugar né? Mas eu queria ver ele de novo, pow!
* sério, quero mesmo saber o lance daquela estátua! Como ela apareceu alí e como caiu. Tbém quero saber se aquele barco era mesmo o Black Rock, porque parecia. E a cabana de Jacob, quem tá ocupando o local, será Christian? Talvez Claire? E aquelas pinturas na parede, os templos? Porque Illana chamou Richard de 'Ricardius', um nome que parece dos tempos antigos?
* ainda haveria uma chance pra Sawyer e Kate? Por mais que eu gostasse do casal, realmente, depois de vê-lo com Juliet (quando ela botou a mão na barriga depois dele olhar pra Kate, pensei que ia dizer que tava grávida), nem sei se quero ver ele com a sardenta. Até porque, não tem jeito, a idiota da Austen ainda parece só ter olhos pra Jack. Mas esse doutor precisa de um cimancol dos bons, hein? Não dá uma dentro! Só faz burrada e acho que essa bomba foi mais uma!
* Afinal de contas quem Jacob disse estar chegando?? Illana ou Jack e sua turma do passado??
* E agora, será que a explosão vai mesmo levar todos eles de volta pro aeroporto em Los Angeles? 1º Kate ainda estaria presa, 2º Saywer ainda seria o vigarista, 3º Locke ainda seria o infeliz desacreditado em si mesmo, 4º Hurley continuaria ficando mais louco com desastres ao seu redor? 5º Jack seguiria pra enterrar o pai, 6º Juliet continuaria na ilha com Ben, Ethan e Tom na Vila, 7º Sayid poderia encontrar Nadia? 8º Desmond provavelmente nunca sairia da ilha e não reencontraria Penny, 9º Claire iria provavelmente dar Aaron pra adoção, 10º Sun e Jin continuariam afundando no casamento em crise, 11º Charlie estaria vivo mas talvez morresse de overdose, 12º Rose morreria do câncer o que acabaria com Bernard, 13º Michael estaria vivo mas será que sua relação com Walt seria boa? 14º Ana-Lucia, Mr.Eko, Libby, Boone, Rosseau, Alex, Shannon, Niki e Paulo estariam vivos 15º Dan, Charlote, Miles e Naomi não iriam pra ilha porque Widmore não a teria encontrado, provavelmente.
----------------------------------------------------------------
Pensando nisso, tudo, será que a obsessão de Jack em voltar a fita e apagar tudo o que viveram seria mesmo boa coisa? Por mais que coisas tristes tenham acontecido, as boas não as superam? Eu francamente duvido que esse lance de explodir a bomba vá resultar em evitar o acidente deles. Acho realmente quase impossível que os roteiristas sigam por esse caminho. Pra mim isso tudo foi mais manipulação que visava causar essa explosão que vai levar a alguma coisa. Talvez explodir a bomba tenha sido o desejo de alguém no passado que agora viu sua chance de realizar. Sabe-se lá...

Eloise, Widmore, Christian - o fantasminha, Ben, Richard, Illana, Jacob, o fake Locke, 'Ann Arbor', nossa, tem muita coisa a ser esclarecida! Eu tbém não acredito em mocinhos, só acho que os losties estão sendo mt bem manipulados, só resta saber por quem. Muitas coisas foram respondidas nessa temporada (finally!), mas muuuita coisa ainda falta e outras surgiram. Ai ai, será que tão poucos episódios será o bastante? Fala sério hein, vc que é fã da série, pensou em largar de tanta enrolação e tal, o que me diz agora? rsrs

Até a derradeira temporada de uma das melhores séries dos últimos tempos. Pelo menos pra mim, ué!

Nenhum comentário: