sexta-feira, 16 de maio de 2014

| REVIEW | Person of Interest - 3x23 * Final de Temporada *


:: 3x23 :: "Deus Ex Machina"
Eeeeeita nós! Por que eu ainda me surpreendo com a qualidade dessa série? Não devia, né? Que episódio bem feitinho, bem escrito, caramba. Com tanta série que eu tenho visto cheia de furos de roteiro, sem história nem nada, essa aqui esbanja isso tudo! Que bom, e que continue assim na próxima temporada que pro-me-te!
Mas antes, deixa eu falar desse episódio, o julgamento armado pelo Peter Coullier. O cara que quer punir com violência os que ele acusa de fazer a mesma coisa com os outros ou eu entendi mal? Toda história tem dois lados e na série eles sempre fazem questão de colocar as justificativas de cada um. Daí que vem a qualidade no texto, caramba, aquela fala da Control para o Coullier foi um pisão nele, que se acha o herói da nação quando na realidade lutava por um propósito, assim como ela fazia a frente da Northern Lights. E ambos burlam a lei pra tal coisa. Hehe, não é à toa que ele queria meter bala nela assim como fez com o outro cara lá do governo.


Esse Coullier é meio estranho né, acho que essa coisa de Vigilância subiu muito à cabeça dele, sei lá. Pior que ele faz isso tudo sem nem conhecer quem o recrutou e cada vez foi ficando mais violento. Hum, mal sabia ele. Mal sabia... Mas por agora ele tá com as cartas na mão, querendo descobrir quem tá por trás desse poderoso sistema que ele tanto odeia e Harold, para proteger - olha só - a Control e os outros, resolve assumir!
À procura de Finch, está só o Reese por enquanto, junto com o Hersh eventualmente já que ele procura a chefe. Gostei da dinâmica dos dois, e do trio antes da Shaw sair pra ir atrás da Root que tava sozinha tentando invadir o lugar onde tava o samaritano. Alguém mais sentiu cheiro de velcro no ar? KKK... sei não hein, essas duas! rs Whatever...
Anyway, enquanto Harold desembuchava e tentava se justificar ao Coullier que só queria proteger o direito das pessoas e por isso criou o sistema para vigiá-las (!?), Hersh e Reese acharam que tinham encontrado seus chefes, mas acabaram numa armadilha literalmente bombástica. Caraca, só uma bomba mesmo pra matar o Hersh hein? O cara tomou sei lá quantos tiros e tava lutando pacas! rs Mas à bomba ele não sobreviveu. A Vigilância foi longe dessa vez, hein. Só que não foi Coullier e seu pessoal os responsáveis por isso!


Numa virada estratégica, Greer assume a ponta com seus agentes suicidas e se revela a maior cabeça pensante da trama! Primeiro que tudo que tá rolando é golpe dele. Inclusive, foi ele quem criou a Vigilância e recrutou Coullier esperando que ele ficasse revoltado a ponto de fazer tudo o que acabou fazendo. E isso pra que? Pra causar confusão, ué! Só assim que o governo ficaria com medinho e liberaria o funcionamento do Samaritano!! E não é que esse velho britânico conseguiu?! Caraaaaca! Peter nem teve tempo de recuperar o fôlego com essas revelações e acabou morto. Sorte que o Greer enrolou a tempo de Reese chegar e salvar Finch. Putz! Adoro o time dele! rs
Pior é que o máximo que a Root conseguiu fazer foi criar uns pontos cegos no Samaritano para deixar as novas identidades dela, da Shaw, do Harold, do John e daqueles nerds passarem desapercebidas no sistema. Ainda bem né, porque era óbvio que a primeira coisa que o old british man ia fazer era caçar seus inimigos! Mas realmente o pessoal passou em branco, resta saber por quanto tempo já que tem câmera em tudo quanto é canto e vai ficar difícil se esconderem por muito tempo, não?


Ô loco meu, muito tenso esse episódio! Essa temporada né? Dá pra acreditar que na metade dela teve aquele rebuliço todo de episódios que culminou na morte da Carter?! Pois é, tudo num ano só! A grande questão é como vai ficar a dinâmica da série daqui pra frente. Haverá mais CPFs para Finch? O que eles vão fazer da vida? E é impressão ou esse Samaritano também tem "vida própria" que nem a Máquina? Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas que ficarão até Setembro sem respostas, fazer o que... O jeito é esperar! Fui e até!

"Onde você estava quando o voo 77 acertou o Pentágono? Porque eu estava dentro dele. Ajudei os feridos. Enterrei corpos. Desde então, passei os dias matando os responsáveis e qualquer um que ouse achar que pode fazer aquilo ao nosso país novamente. Se quiser atirar em mim porque tive que grampear algumas ligações, ler alguns e-mails, então vá em frente. Mas é melhor virar a arma para você depois, Sr. Collier, porque desobedeceu tantas leis quanto eu. Só que eu não me enrolei na bandeira americana e tentei convencer o povo de que sou uma heroína."  (Control)
"Espera que acreditemos que pensou nos direitos das pessoas quando construiu uma arma de vigilância para o governo?"  (Collier)
"Quando tudo acabou e o pior aconteceu, ainda restava uma coisa dentro da Caixa de Pandora... esperança." (Root)

Nenhum comentário: