segunda-feira, 13 de outubro de 2008

| Relembrando... | ESPECIAL Dia Das Crianças p.2

De volta com o Relembrando, depois de tanto tempo, mais por um motivo especial. Em plena passagem do Dia das Crianças (eu que já relembrei os meus desenhos favoritos), agora eu tava pesquisando por aqui e por aí e relembrei alguns programas, seriados e brinquedos muito populares quando eu era 'de menor'. Então, se tiver paciência, confira a seguir. Um detalhe: prepare-se para rir.

Eu via muuuuita televisão, mas muuuuito mesmo. Do tipo que deixava pra fazer o dever de casa em cima da hora e tinha dificuldade pra me concentrar em estudos, porque sempre queria ligar a tv e ver o que tava dando. Além dos desenhos, eu via muitas novelas tbém (agora, perdi totalmente a paciência) e cresci assistindo as mexicanas principalmente, mas as da Globo. Eu lembro que minhas novelas favoritas foram: "Quatro por Quatro" (da Letícia Spiller e do Marcelo Novaes e com ótima trilha sonora), "Renascer" e "Sonho Meu" (eu era apaixonada pelo Leonardo Vieira), "Perigosas Peruas", ah e "Explode Coração" por causa daquela música "Estoy enamorado..." e lembram do cigano Igor? rsrs, tbém tinha fixação pelo cabelo da Gloria Pires em "Mulheres de Areia". Ah! "Vamp"! Pow, essa eu tbém gostei, apesar de todo esse negócio vampiresco, mas não era que nem esses mutantes de hoje... E tinha uma das melhores novelas que já vi, e no Sbt, "Éramos Seis"! Putz, foi mt boa a novela e eu até vi as reprises. Como eu disse, vi muitas novelas mexicanas, a maioria da época adolescente, mas quando criança vi os inesquecíveis "Carrossel" o primeiro era bem melhor que o segundo, claro. E "Chispita", com as trancinhas dela, adorava! Até meu pai gostava de ver... fora isso, até as novelinhas infantis tipo "Carinha de Anjo", "Gotinha de Amor", "Luz Clarita", vi isso tudo. E claro, todas as Marias de Thalia, tinha "Cassandra" com aquele ator fortão, e muitas outras.

Anyway, além de novelas, eu assistia aos programas da época mesmo. Eu odeio admitir, mas fui um baixinha e gostava de ver Xou da Xuxa! Com direito a colecionar discos dela - todos rabiscados por mim - e sonhar em ir lá só pra mandar um beijo pro meu pai, minha mãe e especialmente pra Xuxa... aff, erght, mas tudo bem, felizmente já passou e hoje eu nem suporto ver a cara dela. Além da Xuxa, eu via muito Tudo por Brinquedo, da outra loira, a Mariane. Eu até gostava mais dela às vezes... Eu nunca fui muito fã da Angélica não - a não ser na época do Caça Talentos, aquela novelinha era legal, num sei por que, nem da Eliana, muito menos da Mara Maravilha... eu preferia o Sergio Malandro e a porta dos desesperados! Ca-ra-ca que mi-co! Eu tbém via muitos programas da tv cultura, era um ótimo canal na época! Tipo, X-Tudo. Adorava ver as receitas daquele menino! Tinha tbém Rá Tim Bum, e o 'senta que lá vem a história', ou então 'porque sim não é a resposta!' com aquele cara que se não me engano é do CQC, pelo menos parece o Marcelo Taz. Havia as escolinhas tbém. A Escolinha do Professor Raimundo (a Claudia Gimenez era mt comédia!) e depois a Escolinha do Golias (grande Nair Belo!) e mais tarde, Escolinha do Barulho. Putz, eu adorava ver Glub Glub tbém na cultura, daqueles peixinhos no fundo do mar e passava muitos desenhos tbém, sempre via! Assistia todos os domingos o Domingo Legal, adorava! Assim como Topa tudo por dinheiro, que eu via junto com meu pai as pegadinhas do Ivo Holanda, quando eu podia dormir mais tarde. Ah, e a Porta da Esperança então? eu sonhava em ir lá e pedir uma coleção de bonecas da Barbie... Tinha tbém As Olimpíadas do Faustão com a ponte do rio que cai, aquela que o cara tinha que correr num labirinto antes que a bola gigante o alcançasse, mt comédia! Ah, o Passa ou Repassa, Xaveco, Em nome do amor (gostava de ver na hora do quem dança com quem), o antigo Fantasia (com aquela que é cantora agora), aquele outro que o Gugu apresentava, acho que TV Animal. Outro mico: eu e minhas amigas ficávamos tentando falar aquilo do final 'quem cocoricou cocoricou, quem não cocoricou não cocorica mais' bem rápido! Era legal, mas a versão antiga, não essa atual. Pow, quase esqueci... TV Colosso ("Treinei o meu cachorro pra ser um campeão, pra ganhar a exposição...")! Priscila, Capachão, aquele francês gritando que era hora do almoço e sendo atropelado! kkk... E mais na adolescência tinha a TV Cruj, no Sbt, que passava desenhos da Disney. Era bem interessante, gostava demais.

Dentre os programas de tv, eu já via muitos seriados, mas nem ligava muito, não tanto quanto eu ligo hoje, sabe? Do tipo de ficar vidrada vendo. Os que eu via, era porque era na hora do almoço, ou depois da escola e tal. A maioria foi mais na época pré-adolescente, no Sbt, já que a Globo nunca foi muito vidrada em séries. Mas, tinha aqueles da Manchete, e vc já sabe quais são... os japoneses! Vixi, eu era muito novinha e mal lembro dos nomes ou acontecimentos, mas que eu via, ah via! Tinha Jaspion, o tal de Kamen Ryder, Patrine, Jiraya, Changeman... devo ter visto tudo isso, eu só lembro mesmo de um que eram vários que se uniam e gerava um robô gigante! Não, não era Power Rangers, nunca fui fã desse, a não ser daquele que tinha 'tiranousauro', essas coisas. Quanto ao seriados, tinha os brasileiros, ah bons tempos que tinham bons seriados brasileiros na tv... cultura! "Mundo da Lua", daquele menino com aquele radio gravador brilhoso; "Confissões de Adolescente" com a Deborah Secco novinha! "Castelo RáTimBum" com o Nino e as três crianças, putz, esse eu vi demais!!! ãh... "Sandy & Junior".... sem comentários... e claro, eles, os incríveis "Os Trapalhões"! Ah! Saudades! Deverim reprisar de novo, morria de rir com Zacarias e Mussum, ainda mais quando eles faziam paródias. Não esqueço de uma deles com música do Roberto Carlos e o Zacarias vestido de mulher, mt engraçado! Os seriados americanos já começavam a fazer parte da minha rotina.
8

"Punky, a levada da breca" infelizmente o Sbt só reprisava, nunca passou a fase adolescente dela... Adorava as roupas dela, todas coloridas e uma em cima da outra! Ah, e tinha a Cátia, mt engraçada! Tinha "Galera do Barulho" e aquele magrelo narigudo feio, a Julia de "Csi: miami", muito comédia! "O Mundo é dos Jovens" e a Topanga, nunca esqueço esse nome! O irmão do principal, Eric, mt idiota. "Alf - o ETeimoso" dava na Band e até vi os inéditos que o Sbt passou há um tempo atrás. "Blossom" eu simplesmente adoraria rever, porque era muito bom! até hoje fico rindo lembrando de alguns episódios... E, por incrível que pareça, eu via com meu pai "MacGyver"! kkk... eu via muito isso, sério, dava na Globo de tarde! Outro tbém que eu tive até álbum de figurinhas e vivia comendo chiclete pra pegar aquelas figurinhas que vc raspava e grudava em algum lugar, era "Família Dinossauro" (não é a mamãe!). Acredita que eu consegui ver até o último episódio?! Adorava o Baby e meu colega da escola tinha até um chaveiro dele. "Anos Incríveis" é outro seriado que eu sempre assistia na tv cultura tbém, e anos mais tarde, já adolescente, foi que eu finalmente consegui ver o episódio final. Tbem vi um pouco de "Barrados no Baile" e "Melrose", mas nem lembro. Ah, tem tbém um que dava na globo, com dois meninos: um gordo 'inteligente' e o magrelo idiota, eles até fizeram Burger-não-sei-o-que, um filme com algo a ver com hamburger, mt comédia tbém! Mas, óbvio que dentre todos os seriados que eu via, um prevalecia e até hoje eu vejo, Chaves e Chapolin. Nossa, desde que eu me lembro eu vejo, e é uma das coisas que mais representa a minha infância!

No quesito música, vcs realmente não vão querer saber o que meus lindos e infantis ouvidos se prestavam a ouvir. Não sei o que foi pior: minha fase pagode/axé/brega, fase odeio rock ou a fase mais infantil. Talvez a adolescente tenha sido a melhor fase, aquela das músicas românticas por causa das paixonites. Se você continuou lendo, é porque quer saber. Então, se prepare e ria e não julgue, porque com certeza vc deve ter algum podre em seu passado...

* Mais novinha, nos tempos de criança, bem, eu fazia o que a maioria da minha época fazia: ouvia Xuxa. E mais: tava fazendo coleção dos discos dela. A maioria foi rabiscado, graças a minha mãe que deixava canetinhas+capa do disco na minha mão. Aí pronto, detonei. Em compensação, os discos sumiram misteriosamente. Quanto a Angélica, não curtia muuuuito não, nem via o programa, a mesma coisa da Eliana. Só via o programa por causa dos desenhos mesmo. Eu gostei tbém das Paquitas, a primeira fase (Leticia Spiller, Cátia) e delas, as Chiquititas. Pois é, se podia piorar, piorou.
"Doce, doce, doce. A vida é um doce, vida é mel. Que escorre da boca feito um doce, pedaço do céu" - Xuxa "Meu herói, Flecha de amor não dói. Meu herói, ele é cupido" - Angélica "É tão bom, bom, bom, bom. Quem quer pão, pão, pão, pão. Bom estar contigo na televisão" - Paquitas "E mexe-mexe-lá, Cha-cha-cha. Todos a dançar, Cha-cha-cha. Mexe-mexe que a mover os pés, juntos outra vez, Che-che-che" - Chiquititas

* Na minha fase axé/pagode/brega, eu já ouvi muito Raça Negra, Molejo, adorava o Só pra
Contrariar, tinha tbém o Katinguelê (putz), aquele grupo do 'pimpolho' que nem lembro o nome, enfim, só do 'bom e do melhor'. Do lado do axé music, foi desde Netinho (ôh miiiiila, mil e uma noites de amor com você...), É o Tchan (comprei dois cd's!), a Banda Eva da época da Ivete era mt bacana, tinha a banda Cheiro de Amor tbém e a Daniela Mercury (o canto dessa cidade sou eu...) e se desesperem: tive uma fase lambada, com direito a fita cassete do Luiz Caldas (tieta não foi feita da costela de Adão...) e Beto Barbosa (adocica meu amor, adocica)! Mais ridículo? Latino no começo da carreira, com o hit "o baby me leva, me leva que eu te quero, me leva...". E-ca!
"Como é que uma coisa assim machuca tanto, toma conta de todo o meu ser, é uma saudade imensa que partiu meu coração, é a dor mais linda que a pessoa pode ter..." - SPC / "Bota a mão no joelho, dá uma abaixadinha, vai mexendo gostoso balançando a bundinha..." É o Tchan

* na minha época anti-rock (pq fazia mt barulho e eu ficava com dor de kbça fácil), além das porcairias acima, eu ouvia muita música romântica tbém e brasileira. Eu gostava pacas de Rosana, José Augusto (agora aguenta coração...), Patricia Marx, e uma dupla que só teve uma música: Vanessa e Luan. Ah, fora Sandy & Junior que eu adorava, de colecionar fotos! Mais novinha, eu adorava tbém o Grupo Polegar (tenho o disco!!) e o Yahoo! (tocavam na Xuxa), adorava o Alex do Polegar!!! Quanto ao Dominó, nunca fui muito fã, tbém eles eram mais 'antigos' e eu não peguei o auge deles.
"Desde quando te encontrei, já não pude te esquecer. É bom sonhar com você..."- Sandy & Junior / "Sou como sou aonde vou eu acho a minha saída....sou como sou e viver é a melhor pedida sou como sou"- Polegar / "Como uma deusa, você me mantém e as coisas que vc me diz, me levam além..."- Rosana / "Se uma estrela cadente o céu cruzar e uma chama no corpo acender, vou fazer um pedido e te chamar pro começo do sonho acontecer... sonho de amor"- Patricia Marx / "O seu nome eu escrevi na areia, a onda do mar apagou..." - Vanessa e Luan

* Sabe do que eu gostava muito e sem notar? música sertaneja. Pois é, eu ouvia os mais conhecidos mesmo tipo Zezé de Camargo e Luciano, Chitão e Xororó e Leandro e Leonardo. Aí é mais tranquilo né? rsrs
"E nessa loucura de dizer que não te quero. Vou negando as aparências, disfarçando as evidências. Mas para que viver fingindo se eu não posso enganar meu coração, eu sei que te amo..." - Chitãozinho e Xororó
"
Vou flutuando na paixão. Não, não sei onde vou chegar. Quem será essa ilusão. Que eu vivo a buscar. Diz pra mim se é você, esse alguém que eu tanto quero..." - Leandro e Leonardo

* No início da minha transição de música tosca pra música melhor, começou com Mamonas Assassinas! Comprei minha fita cassete e na inocência vivia cantando as músicas sem pensar no que elas diziam de verdade... lembro do meu choque quando ouvi no rádio a notícia da morte deles... nem segurei o choro! até hoje me lembro muito triste deles... Enfim, não tão pro lado de 'música boa', mas já mais internacionalizada, veio a febre mexicana e mais uma fitinha cassete, desta vez da Thalia! É, a que tinha a música da Maria do Bairro, eu me deslumbrava dançando! Mais evolução, agora pras boybands: Backstreet Boys, N'Sync, Five, Westlife e seus carinhas bonitinhos. E mais adolescente veio Britney Spears e Christina Aguilera, nos tempos que elas escondiam seus corpos ainda. Depois disso, felizmente me entreguei a boa música. Mas o meu passado, me condena. E como!
"Mina, seus cabelo é da hora, seu corpão violão, meu docinho de coco. Tá me deixando louco" - Mamonas Assassinas / "But my love is all I have to give. Without you I don't think I can live. I wish I could give the world to you...but Love is all I have to give" - Backstreet Boys / "Oops!... I did it again. I played with your heart and got lost in this game (oh baby, baby). Oops you think I'm love. That I'm sent from above. I'm not that innocent" - Britney Spears


Alguns Filmes: "A lagoa azul", "Corra que a polícia vem aí", "top gung", "o pai da noiva", "olha quem está falando", "dirty dancing", "curtindo a vida adoidado", "sem licença pra dirigir", "manequin", "namorada de aluguel", qualquer um dos filmes dos Trapalhões, o meu preferido era "o casamento dos trapalhões", vários da xuxa, mas preferia o "lua de cristal", aquele filme da Angélica com o Supla, aquele filme do Faustão e do menino que se parecia com ele, "Bill e Tedy", "Ace Ventura" (gravei cada cena do filme), "Os caça-fantasmas", "a malandrinha", "loucademia de polícia", "a morte lhe cai bem", "por favor, matem a minha mulher", "pare, senão mamãe atira", "ela é o diabo", "a princesinha", "Ghost", "Querida Encolhi as Crianças", "Querida Estiquei o Bebê", "um tira no jardim da infância", "Crocodilo dunde", os filmes com o gordão barbudo, com aquele gordinho engraçado, "Splash", "a casa caiu", filmes dos nerds e aquelas comédias adolescentes do Sbt, "Esqueceram de mim",...


Dentre os brinquedos...
> eu, como várias meninas, apesar de muito moleka, adorava bonecas. Tanto aquelas Meu Bebê, a Amiguinha (grandona), uma que faz xixi, as fofas Chuquinhas, aquela feia tipo fofão acho, tive uma que era boneca e eu fiz virar boneco (cortei o cabelo todo e chamei de Roberto, pode?), ah e tbém a Rockita, que eu tenho até hoje e meio amarela (não sei porque), mas bem cuidada. Sem querer, já tinha algo rock'n roll dentro de mim... rsrs Só tenho dois ursos de pelúcia: um de quando bebê e duro, e outro é um cachorro, Dudu (em homenagem ao primeiro garoto que eu gostei). Ah, mas claro que eu adorava uma Barbie! Tenho algumas aqui hoje, e só não estão perfeitas graças a minha mãe, que deixava tudo na minha mão e eu pintei as bonecas todas, cortei os cabelos, destruí a linda Branca de Neve! Mas enfim, mesmo as piores, eu as tratava super bem e realizei o sonho de ter a Casa da Barbie. Todo dia eu limpava, dava comida, trocava as roupas das bonecas, tudo! Foi super triste o dia que eu desmontei tudo... queria voltar aqueles tempos.... e assim, eu poderia realizar outro sonho: comprar um Ken com cabelo de verdade! Eu nunca consegui! Mas um dia, UM DIA, eu vou ter o meu Bob (chamava assim) de cabelo não-pintado... um dia...
..............................
> cara, até hoje em tenho aqui em casa (desligado, pena) o videogame pre-histórico Atari! Nossa, mas eu jogava muito! Lembro que adorava o jogo de futebol e um que era a policia correndo atrás do bandido mascarado pelas escadas rolantes e elevadores! Ah, e outro que era numa floresta e tinha de ir pulando um lago ou passando pelo esgoto! Putz, adorava! Fico até com vontade de jogar... será que o meu ainda pega? vou verificar... Falando em video game, teve uma época que a moda foram os minigames. Tinha aqueles menores, de corrida de carro e moto e aqueles maiorezinhos, com aqueles jogos do tijolinho que tinha de encaixar. Um dia desses tava querendo jogar, mas acho que perdi... :( O videogame que substitui o Atari aki em casa foi o Super Nitendo, um dos primeiros, que tinha o Super Mario que a gente nunca conseguiu ir até o final, dava pra jogar do Kart, ou Street Fighter, sabe esses jogos maneiros antigos e não esses Senhor dos anéis, Matrix, tudo bobagem!
..............................
Ç

> Aquaplay! o brinquedo foi dado pelo meu primo e era aquele do futebol. A gente vivia machucando o dedo de tanto fazer campeonatos aqui em casa! E tinha as versões mini tbém, que tinha de encaixar as argolas, mas eu nunca conseguia... :( O jeito pra isso era roubando, inclinando pro lado.. rs eu fazia isso, que feio!

Ç
..............................> não sei se já disse isso, mas eu vivia levando esporro da minha mãe por brincar de correr, de futebol, vôlei, corrida de carrinhos daqueles miniaturas que até hoje vendem em camelo (inclusive, destruí todos que meu irmão tinha, de tanto correr pelo quintal com eles amarrados no barbante...), enfim, fazia coisas "de menino". Outro motivo pra briga era quando eu decidia brincar de fazer casinha na areia suja, ou no barro. E os habitantes da casinha? Os bonequinhos Playmobil! Puxa, adorava brincar com eles e olha que eram do meu irmão hein, mas eu catei tudo dele (carrinhos, minigame) e ficava brincando. Lembro de uma amarelinha (era esse o nome tbém), que era a única menina e como eu queria mais o que eu fiz? Eu tirava o 'chapeuzinho' de um e botava uma pena, dessas de escola, e pronto, virava menina! rsrs serinho. Eu tinha até móveis, sofã, banheiro, cozinha, tudo pros bonequinhos. Ai, tão bom! Tinha vários jogos de tabuleiro tbém, além de damas e dominó que eu sempre gostei, tinha aqueles comerciais dos brinquedos do Gugu, aquele que eram vários bloquinhos pra montar, futebol de botão...
..............................
> além desses, eu brincava de coisas muito simples. Tive minha época da Peteca, do IôIô da Coca Cola, Pirocoptero, pega vareta, o cachorrinho que dava cambalhota, o elefante-telefone rosa, do irritante bate-bate, pega-peixe, já colecionei Tazoo (!), tinha a mola maluca, a guitarrinha que botava bateria e ia tocando vários sons em cada tecla, o tamagoshi... Eu vivia comendo Kinder Ovo pelos brindes, tbém comia muuuuito aquele cigarrinho de chocolate, as balas de caramelo (vivia engolindo!) e os mini chicletes, aquele biscoito muuuito bom da Elma Chips de queijo, mirabel, cara era mt bom! Eu tbém adorava ler, mas só bobeira, tipo gibis da Turma da Mônica e do Chaves, revistas da Barbie, os quadrinhos do Jornal O Globo. Lembro tbém que aqui a gente brincava muito com o Walk Talk, era um 'tijolão' que até pegava a frequência da polícia (!) serinho!

Pois bem, esse foi o especial Dia das Crianças e espero que não só tenha servido para eu relembrar (e querer voltar no tempo) o que eu via, meus brinquedos, mas tbém que você possa ter tido a paciência de ler e tbém relembrar um pouco que seja da sua infância. O bom é que a gente pode ficar mais velho, mas essas coisas sempre ficam dentro da gente!

Nenhum comentário: