domingo, 12 de outubro de 2008

| ESPECIAL | Dia das Crianças!!!

É Dia das Crianças! Yeah! Bom para elas que ganham presentes e pra nós, adultos/jovens/adolescentes, nada mais né? Mas fazer o que, a gente tem que crescer mesmo. Mas, enquanto as crianças abrem seus brinquedos, nós podemos relembrar um pouco os velhos tempos.
Sabe, aqueles que a gente não precisava pensar em procurar emprego ou acordar cedo pra trabalhar, ou então em como ia conseguir grana pra pagar a conta de luz. Aqueles velhos tempos de levantar cedo pra ir pra escola, e depois sentar no sofá pra ver Sessão da Tarde ou Sessão Desenho...
Por falar em desenhos, eu andei relembrando alguns dos que eu adorava ver. Eu não imaginava que eu já tinha visto tanta coisa! Muito menos que a maioria dos meus desenhos favoritos tenham sido criados lá pros anos 40 e 50! Muito louco, levando-se em consideração que eu nasci em meados dos anos 80.

Então, decidi falar um pouco sobre alguns dos desenhos/programas que eu vi até minha adolescência. Na verdade, uns até hoje, porque apesar de ser difícil de achar um canal que passe, quando dá eu vejo um desenho ou outro. Infelizmente é muito difícil, mas enfim, vamos lá.

* Clássicos se tem desenhos que eu lembro de ter visto todos os dias, várias reprises e não enjoava eram os da Looney Tunes ("que que há velhinho?"). Pernalonga, Patolino, Gaguinho, o gambá Pepe Le Pew (sempre apaixonado pela gatinha), Coyote e Papá Leguas (Beep-beep), Frajola e Piu Piu, Ligeirinho e outros tantos. Eu adorava ver como o coelho de pernas longas sempre se dava bem e tbém ria demais quando o pobre Coyote sempre se dava mal, coitado! A versão mais recente, Tiny Toon, que tinha os coelhos rosa e verde tbém eram divertidos, e claro que eu via a versão baby dos personagens, mt fotos. Caraca, lembrei agora de outro personagem que eu gostava: Felicia! Aquela doidinha infernal. Outro desenho super popular é o Pica Pau [1957], mas não esse mais recente, mas sim os antigos, desde aqueles que ele vivia cantando e tinha listras, até aqueles que ele era bem pequenininho e atazanava todo mundo. Bem, mas isso ele sempre fez, e às vezes parecia um louco psicótico! Um que até um tempo atrás eu via era a família futurista Os Jetsons [1962]. Sempre gostei muito desse desenho e inclusive, até o filme eu assisti. Ah, claro, outro super clássico que não poderia deixar de citar: Tom & Jerry, tanto a versão antiga quanto a mais recente (que tinha um cachorro lerdão-garanhão e o filho dele). Eu sempre achei interessante nunca aparecer a dona do Tom e era legal quando ele e o Jerry tinham de se unir pra conseguir algo, mesmo que a 'amizade' durasse bem pouco. Muito bom! Tinha tbém, claro, Os Flinstones [1960], cujos filmes foram bem legais tbém inclusive e as versões 'babies' e a dublagem com aquela voz antiga, era bem legal ver eles andando de carro só na pedalada, aliás, correndo mesmo né.
* Os Heróis eu sempre fui fã de super heróis, apesar de nunca ter lido um quadrinho sequer do gênero, mas quanto aos desenhos, até no segundo grau eu acompanhava. Um dos primeiros foi os Super Amigos [1973], aquele antigão que tinha Super Homem, Batman, Robin, Mulher Maravilha (e a nave invisível, só via a linha branca!), Aquaman, tinha um índio que aumentava e diminuía de tamanho, e uns irmãos de roupa roxa com um macaco. Mais recentemente tinha a Liga da Justiça, que tinha o Lanterna Verde, a Mulher Pássaro e eram bem mais bonitos os desenhos, e eu tbem gostei muito. Não só dos desenhos em grupo, mas tbém curtia ver os desenhos solo do Batman, e do Homem Aranha, ainda mais aquele recente, que dava na globo. Outros heróis que eu curto tbém são os X-Men e vi quase todos os episodios do Evolution, que dava no SBT. Mt bacana tbém, tinha personagens diferente dos do filme. Cara, alguém viu Carmem Sandiego [1994]? Putz, essa era mt maneiro! Bem, ela não era a heróina como os outros, mas pelo que lembro ela vivia fugindo por aí, e ainda tentavam fazer a gente aprender geografia, bem legal! E o Capitão Caverna [1977] e aqueles pêlos ou palhas que vivia batendo de cara em algum lugar e às vezes tinha companhia das gatinhas, ou panteras, sei lá. Ah, outro que não sei porque ainda não fizeram um filme e eu adorava era o Capitão Planeta [1990] (terra, fogo, vento, água e coração) e era show a parte que eles uniam os anéis! Mais recente, eu via muito no Adult Swin do Cartoon Network, Harvey o advogado, que se tratava do Homem Pássaro e seu novo trabalho: advogado dos desenhos da Hanna Barbera que se metiam em confusão! Muito comédia, era legal quando aparecia um dos desenhos ou aquele juiz que lia mentes!
* Super fã bem dos desenhos citados, sempre fui muito fã. Mas destes a seguir, eu era super fã mesmo! Do tipo que mal chegava da escola e já sentava na frente da tv ao invés de trocar de roupa! "Scooby Doo, cadê você?"[1969] era um dos meus favoritos, o lance de investigação já apontava que eu iria virar fã de séries do gênero no futuro... e eu morria de rir do medo do Salsicha, que se tremia todo!! Quanto aos filmes, detestei, sou mais o desenho mesmo. Outro que preferi tbém o desenho aos filmes era Dennis, o Pimentinha [1986]. Era muito legal cara, adorava ver o desenho! Lembro de um episódio que o Sr. Wilson queria se mudar e tava transportando a casa dele e claro, o Dennis acabou atrapalhado tudo! Nossa, mais um caso de filme e desenho: Riquinho [1980]. Putz, eu via muito e se der mole, ainda paro pra ver hoje... Esse ainda não foi para o cinema, mas seria interessante ver o marinheiro Popeye [1956] nas telonas (p.s. parece que o filme já foi pro cinema com Robin Williams), até porque tem várias atrizes prontas pra ser a Olivia Palito né? Apesar de todos os esforços, Popeye nunca me convenceu a comer espinafre, preferia mais o hamburguer... rsrs. Inspetor Bugiganga foi outro que virou filme e eu não gostei. Lembro que o desenho passava bem cedinho, na Vovó Mafalda (putz), mas eu sempre me divertia com aquele chapéu-helicoptero. Mais outro desenho que eu adorava, principalmente cantar a música de abertura, era Cavalo de Fogo [1986]. "E quando correndo eu vi, um cavalo de fogo ali.. que tocou meu coração...". Ah, e o desenho mais da época adolescente, Doug [1991]. Era um barato aquela história de diário, já que eu tinha um tbém e o lance da paixonite pela Pati Maionese. Saudades! E claro, não podia deixar de falar de um dos meus desenhos mais favoritos de todos: O fantástico mundo de Bobby [1990]!!! Tãtãtãtãrãrãrã... e ia o Bobby com o triciclo dele e cheio de imaginação, eu me amarrava! Porque não passa? EU quero VER!!!
* Boooobos demais. Mas eu via... desenhos são para crianças né, basicamente. E alguns devem ser pra bebês, de tão bobos que são. Mas eu nem ligava/ligo, e até hoje páro pra ver uns desenhos bobos na televisão, fazer o que né? É a vontade de voltar no tempo... Os bebês do Rugrats [1991] não eram bonitinhos, mas eu confesso que até os filmes eu assisti, fazer o que, eu gosto. Mas da versão adolescente, já não tinha tanta graça não. A versão piorada de Scooby Doo e mais marítima, Tutubarão [1976], era bem mais engraçada, até porque era bem idiota o desenho, mas muito bom! Sabe um outro que eu via demais? As aventuras de Babar [1989], um elefantinho que virava rei e contava histórias, bem infantil, mas eu adorava ver nos fins de tarde, acho que na tv cultura. Tinha tbém os Muppet Babies [1984], com Caco, Pig e compania. Tinha o feioso Frodo e a babá de meia listrada. Adorava! E agora, podem rir, não ligo, mais 5, 4, 3, 2, 1! Os Ursinhos Carinhosos [1983] estão aqui pra te ajudar... kkk... eu via sim! e adorava ver os ursinhos fofos com símbolos no peito. Tinha o Coração, o Valente, o Amor-Sem-Fim e a malvada Laurinha! Ah, eram uns amores! Se vendesse, eu compraria!
* Os desenhos da Disney eu particularmente, nunca fui muuuito fã dos desenhos da Disney. Pelo menos, não os protagonizados pelo Mickey, ou Pato Donald (nunca suportei a voz!), apesar de eu já ter parado pra ver diversas vezes. Mas gostar mesmo, eu gostava do Pateta. Desde aqueles desenhos antigos, que eram esquetes dele aprendendo a fazer algo, tipo a andar de bicicleta (mt maneiro), até a Turma do Pateta, que tinha o filho dele crescidinho e os vizinhos. Ambos muito divertidos. O que eu via bastante era o desenho do Tio Patinhas e dos sobrinhos: Huguinho, Zezinho e Luizinho e o cofre dele, que ele nadava em dinheiro não literalmente. Outros que vi: Aladin, Hércules, 101 dálmatas e A pequena Sereia, todos desenhos, não os filmes. Ah, a Hora do Recreio era bem legal tbém e alguém lembra de Marsupilami? eu lembrei da música!! Dois desenhos que eu e o pessoal daqui de casa sempre paravam pra ver: Tico & Teco (tanto com o Pato Donald, quanto sozinhos) e Timão e Pumba (Hakuna Matata). Outro do qual sou super fã e acordava cedinho pra assistir era o Pooh! Tão fofo, tão lerdinho! Gostava do Leitão, tão pequenino! Infantil, mas muito legal! Teve outros tbém, já que Doug, Cavalo de Fogo e Caverna do Dragão tbém eram da Disney. O chato dos desenhos, é que geralmente aparecem umas imagens feias, envolve muito o lance de magia e eu não curto muito isso.
* Os mais recentes como eu disse, eu vi desenhos constantemente até o segundo grau, tirando os antigos, os mais recentes tbém entram pra minha lista (pequena, não?) de favoritos. As Meninas Super Poderosas [1998] super fofas tbém e claro, eu me identificava com a Docinho... nem queiram saber o porquê! Bob esponja calça quadrada é um dos desenhos mais idiotas que já vi e por isso, um dos mais engraçados. Não resisto e até hoje, quando dá, eu acabo vendo um pouco! Falando em idiota, que tal o medroso Coragem, o cão covarde? [1999] tadinho, ele chegava a se desintegrar de tanto medo e olha que naquele lugar sem nada, ele devia é ter sossego. Jimmy Neutron tbém eram bem legalzinho, mas eu curtia mais pelo gordinho medroso, ria demais com ele! O Máskara, assim como o filme, o desenho era bem legal e até mais divertido, já que dava pra fazer mais loucuras ainda. O desenho do Super Choque era bem legal, via bastante no Sbt; E o metido a gostosão Johnny Bravo e todo seu charme e burrice? mt comédia! A turma do Seis Dezesseis até hoje eu dou uma conferida; eu tenho que confessar que os desenho que consigo parar pra ver hoje são a lindinha da Pucca, tarada pelo Garu e o Timmy com seu Padrinhos Mágicos. Adoro o Cosmo! Acho que sou viciada nesse desenho, porque dá de madrugada... AH, e claro, sem esquecer Os Simpsons (ñ que o desenho seja recente, mas os temas são mais 'adultos') que eu vejo desde quando dava no Sbt, e Uma família da Pesada e O Rei do Pedaço tbém são bem divertidos.
6


6
* Outros quem não lembra do Gato Félix [1900] e de sua bolsa mágica? E os perdidos (ou não) da Caverna do Dragão [1983]? Esse eu vi muito tbém hein, só que eu tinha um pouco de medo... Quando meu irmão parava pra ver, eu acaba sendo obrigada a assistir as Tartarugas Ninja [1987], mas nunca fui grande fã. Falando em tartaruga, que tal a Tartaruga Touché [1962]?! Eu curtia ver tbém a Família Adams [1973] e o mãozinha, superfã! O "oh querida, oh querida, oh querida, clementina" Dom Pixote [1958]; o jacaré entediado Wally Gator [1962]; o incansável ladrão de cestas de picnic, Zé Colméia [1960]; o esperto Manda Chuva [1961] e sua turma; Bibo Pai ('Bobi, meu filho!!!') e Bobi Filho ('Meu digníssimo pai') [1959] era um barato tbém! Pelos poderes de Greyskull... eu tbém via He Man [1983] e achava estranhíssimo o look dele, mas tudo bem, eu gostava daquele que voava, Gorpo; ah, e meu personagem escolhido nunca ganhava na Corrida Maluca [1968], o que sempre me frustrou. E sim, eu gostava da Penelope; tbém gostava da A Família Urso [1966], era um barato como o Ursolão sempre se dava mal e dá-lhe panelada e vassourada na cuca! e quem não lembra tbém "oh dia, oh azar" da dupla formada pelo leão Lippy e a hiena pessimista Hardy? um barato! A Nossa Turma [1984] que dava na tv cultura era bem legalzinho e era maneira as roupas estilo líder de torcida; Snoopy [1947] era show de bola, gostava muito da Patty Pimentinha e daquele bichinho, Woodstock; eu não lembro muito, mas sei que via (graças ao meu irmão) Thundercats [1985]; já que eu adorava o seriado, o mesmo foi com o desenho da Punky, a levada da breca [1985]; passado de geração, virei fã da Luluzinha, que minha mãe gostava quando criança!; e pra fechar, mais um que eu via na tv cultura: Pingu, aquela animação pobrezinha de macinha do pinguin que fazia uns barulhinhos engraçados.

Enfim, depois de tantos desenhos, deu pra perceber que sou "das antigas" né? é muito difícil de eu gostar desse desenhos recentes, cheios de efeitos especiais ou histórias mirabolantes e tal. Sou mais a animação tradicional mesmo, desenhada direitinho e ponto. Nunca vi Cavaleiros do Zodíaco, Naruto ou Avatar porque não curto esse estilo oriental, apesar de ter gostado de Hantaro (mais um!) e Três espiãs demais (lembra esses traços orientais). Que eu lembre, nem Transformers ou Speed Racer eu vi, apesar do meu irmão ter um carro que vira robô aqui! Deve ser do desenho né?

Então, espero que vocês tenham tido paciência pra ler tudo e relembrar... e se eu esqueci de alguns, e se você lembrou de outros, compartilhe! É só clicar no comentários logo aqui embaixo!


Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, que post legal! Um monte de coisa que eu gostava: Inspetor Bugiganga, Carmem Sandiego, Doug, Bobby, Pica pau, Pernalonga, Scooby Doo, os desenhos da Disney. E tem a Liga da Justiça que eu gosto hoje em dia (e gostava dos Superamigos quando era moleque). Hehehe...
www.tele-visao.zip.net