segunda-feira, 27 de outubro de 2008

| Niversariantes da Semana |

Últimos dias de Outubro... como tá passando rápido! Há dois meses do Natal... Caramba. Mas, enfim, o mês não acabou por completo e ainda tem uma galera ficando mais velha essa semana. Tem minha atriz favorita na lista, mas ela merece um espaço e um post só pra ela, então o destaque fica por conta dos olhos charmosos de Joaquin Phoenix. Crescido em meio a artistas, Joaquin Rafael Bottom (o Phoenix foi adotado devido as muitas viagens com a família) dentre ele o irmão quatro anos mais velho, River Phoenix (falecido em 93, de overdose), Joaquin inicialmente usou o nome Leaf Phoenix e só na década de 90 readotou seu nome de verdade. Enfim, desde criança ele já fazia pequenos trabalhos, comerciais de tv e tal. Até que sua primeira atuação foi num seriado aonde River atuava, "Seven Brides for Seven Brothers" em 1982. Depois disso, seguiu-se pequenos papéis e enquanto isso, Joaquin cruzava várias partes da América do Sul e Central com os pais, meio nômades. O destaque na sua carreira foi em "SpaceCamp - Aventura no Espaço" (1986). Depois, Joaquin esteve em "O tiro que não saiu pela culatra" (1989) e deu uma parada na carreira, insatisfeito com os papéis que lhe eram oferecidos. Na real, Phoenix sempre foi muito exigente em seus trabalhos, sempre buscava personagens que lhe fizesse sentir prazer em atuar. Pouco tempo após a morte do irmão (Joaquin estava junto, foi ele quem chamou a ambulância), a família e os amigos o convenceu a voltar a ler roteiros e daí veio "Um sonho sem limite" (1995), "Círculo de paixões" (1997), "8 milímetros" (1999) e outros, até o estrondo de sua carreira em "Gladiador" (2000), filme que foi tanto sucesso de público quanto de crítica e que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar, de ator coadjuvante. Depois, Joaquin seguiu em filmes independentes, suspense "Sinais" (2002), a animação "Irmão urso" (2003), "Hotel Ruanda" (2004) e finalmente, o filme que lhe rendeu a 2º indicação ao Oscar, mas agora de melhor ator, "Johnny e June" (2005) e ele tbém ganhou um Globo de Ouro. Enfim, Phoenix é de poucos, mas valorosos trabalhos, um ator bem singular. Outros detalhes: ele é vegetariano e fervoroso defensor dos animais (até narrou um documentário a respeito); é muito reservado em sua vida amorosa (namorada conhecida só Liv Tyler, há alguns anos); em 2005 ele mesmo se internou numa clínica de reabilitação; tentou há um tempo atrás a carreira de cantor, mas quis tanta perfeição, que acho que o álbum nem lançado foi; entre seus amigos estão o cunhado Casey Affleck, os atores Matt Damon, Vince Vaughn e tbém foi amigo de Heath Ledger.
P.S. pra quem não sabe, a primeira resolução da charada do dia das crianças é o próprio Joaquin Phoenix, meio cheinho por sinal.


27/10 - o presidente Luís Inácio Lula da Silva [63] / a rockeira tão louca quando o pai, Kelly Osbourne [24]



28/10 - Joaquin Phoenix [34] / o apresentador Jon Stewart [36] / o cantor Ben Harper [39] / a minha atriz supe favorita, Julia Roberts [41] de "Uma linda mulher", "Nothing Hill" e "O sorriso de Monalisa" / a cantora brasuca Zélia Duncan [44]
29/10 - a apresentadora Claudete Troiano [55] / ator de "Refém", Ben Foster [28] / a voz americana e original de Homer Simpson há 20 anos, Dan Castellaneta [51] / Rufus Sewell [41], o astro da nova série da Warner, "The Eleventh Hour" / Winona Ryder [37] de "Edward mãos de tesoura" e alguns vídeos de lojas americanas.
30/10 - Nia Long [38], que foi a namorada do Will em "Um maluco no pedaço" / Diego Maradona [48], o argentino / Natália Lage [30] de "A grande família" / Gael García Bernal [30] de "Diários de Motocicleta".
31/10 - Larry Mullen Jr. [47] o baterista gostoso do U2 / o bobão de "Garota Veneno", "Gigolô por acidente" e qualquer filme do Adam Sandler, Rob Schneider [45] / um dos mais odiados do Brasil, o técnico Dunga [45] / Samaire Armstrong [28], a Anna de "The OC" e mais recente esteve em "Dirty Sexy Money" / o charmoso mas feio, Dermot Mulroney [45] de "O casamento do meu melhor amigo" / o diretor de grandes sucessos como "King Kong" e a trilogia "Senhor dos Anéis", Peter Jackson [47] / de "Showgirl" e "Doze é demais", Piper Perabo [32]

Um comentário:

KA disse...

Adoro Joaquin Phoenix!