quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

| REVIEW | Person of Interest - 3x11


:: 3x11 :: "Lethe"
Depois de tanta tensão e ação nos últimos episódios, ia chegar a hora que a coisa tinha que "relaxar" (no máximo que a série consegue fazer isso). Esse episódio foi assim, mais tranquilo, mas não menos interessante, ao contrário. Só acho que foi um erro colocá-lo nesse ano, sei lá. Com o fim do plot HR e a morte da Carter, deviam ter deixando a gente descansar a mente e empurrar esse episódio pra Janeiro, já que se trata de um recomeço, um novo foco.
Só foi dar uma melhorada que John bateu o pé e foi pro Colorado. Normal ele querer um tempo depois de todo o estresse que passou, da perda da amiga e tal, só espero que ele não se perca novamente como aconteceu antes de Finch resgatá-lo. Mas logo Reese percebe que não está tão sozinho assim, Fusco foi enviado para ficar de olho nele. 


Lá em NY, Finch deve tá meio traumatizado com esse negócio da Máquina e evita CPFs, mas Root faz o trabalho por ele e de cara deu pra sacar que ele conhecia o novo alvo deles, Arthur Claypool. Mas, disfarçou com Shaw, que teve de fazer o trabalho todo sozinha. Olha, eu aprendi  a gostar dela maaaas daí a deixá-la sozinha fazendo as coisas e deixando o John quase de figurante, ah não! A série é ele, o Finch e pronto. Já tiraram a Carter, se diminuirem a participação do John aí perde a graça, sorry. 
Anyway, Shaw banca a doutora para ficar de olho em Arthur, que tá com tumor na cabeça e trabalhava pro governo, tanto que é rodeado de seguranças. A questão é se é o governo mesmo que quer alguma informação dele e depois vai despachá-lo. Só que tá difícil pra Shaw fazer tudo sozinha, aí ela acaba pega no flagra. Daí Harold não teve alternativa a não ser se juntar e revelar que conhecia Arthur, que foi seu colega de faculdade. Com ele em risco, Shaw levou o cara e a esposa dele para um abrigo junto com Finch. Ok. 
Enquanto estavam lá, com Claypool falando o que fazia para o governo e pasmem, mas ele construiu uma máquina chamada "samaritano" que é a mesma máquina que Finch fez depois! Inclusive, se eu entendi bem, o sistema dele foi "desligado" para que o de Finch entrasse em funcionamento. Mas é a mesma coisa, achar potenciais terroristas, inteligência artificial... Inclusive, parece que os dois pensaram na coisa toda juntos e ele não tem ideia que o amigo também fez uma pra ele. Vish! Duas máquinas?!


Daí, no meio dessa descoberta, finalmente eles pararam para entender o que o Arthur queria dizer com 'não conhecer a esposa'. É porque ele não conhecia mesmo ela, aquela que tava ali o tempo todo não era a mulher dele!! E eles crentes que era coisa da doença dele, tsc... A mulher revelou ser... aquela que nunca aparecia e dava ordens pra aquele assassino, Hersh, que matou os caras do governo que tavam atrás da Máquina do Finch e aparentemente ela era da Controle, pra quem Shaw trabalhava. Agora ela deu as caras porque queria saber onde tá essa outra máquina, "samaritano", e a sorte dela é ter encontrado o Harold e agora ela também quer saber da Máquina dele!! Mas afinal de contas, quem é essa mulher? E, principalmente, como escapar dela e dos capangas?
Bem, vamos torcer pro Fusco e o John não serem presos depois de ficarem brigando para "afogar" as tristezas... Aí, acho que só eles com ajuda da Root podem salvar a galera daquela mulher lá. Até fiquei na dúvida agora, será que a Máquina que "fala" com a Root é mesmo a do Finch ou é essa tal "samaritano" (apesar do Arthur dizer que não a terminou)? Diz que tá desativado, mas who knows? Um novo mistério na série, juntando com aquele pessoal da Vigilância que tentou atacar Arthur para pegar suas informações.


Durante o episódio também rolou flashback sobre o Harold. E dessa vez foi bem fundo, mostrando ele pequeno já mostrando que mandava bem na tecnologia. Aí ele cresceu e só ficou melhor, mas não estudava porque tinha de cuidar do pai que parecia sofrer de perda de memória ou coisa do tipo. Ao invés de seguir conselho do pai e deixá-lo, Harold tava mais focado em pensar em construir algo que impedisse que ele piorasse, ajudasse com suas memórias, e aí provavelmente foi o começo da ideia que gerou a famosa Máquina! Como o episódio acabou meio "sem acabar", deve ter mais dessa história pela frente. Fora que tem de explicar melhor essa parada, fiquei confusa. rs

Agora episódio novo só em 7 de janeiro! Até lá, esperando o retorno de John à equipe!

P.S. um choque: John Reese sem terno e ainda por cima de jaqueta de couro e, wait for it, calça jeans! Uau!


Nenhum comentário: