Mais uma festa do Oscar, o grande prêmio do cinema americano, aconteceu neste domingo (27/02). Muito glamour nas roupas das atrizes, homenagens, prêmios que não causaram surpresa - como sempre, e no resumo o pessoal que votou optou pelo clássico mesmo.
Com 12 indicações na noite, "O Discurso do Rei" levou só quatro. "Só" quatro, uma ova! O longa ganhou simplesmente três dos grandes prêmios da noite: Melhor Diretor (Tom Hopper) - batendo David Fincher; Melhor Ator (Daaaaaarcy! ops, Colin Firth) e Melhor Filme, batendo o que já não era mais tão favorito assim, "A Rede Social" - que só levou três prêmios, incluindo Melhor Roteiro Adaptado. E outro grande vencedor da noite, pelo menos em quesito de número de Oscars, foi "A Origem", que como era de se esperar, levou prêmios técnicos e talvez a surpresa tenha sido Melhor Fotografia.
O que não era surpresa nenhuma foram as vitórias da gravidíssima Natalie Portman (Melhor Atriz por "Cisne Negro"), além de Melissa Leo e Christian Bale que levaram Melhor Atriz e Ator Coadjuvante por "O Vencedor". "Alice no País das Maravilhas" e "Toy Story 3" ganharam dois prêmios na noite também. Destaque para Randy Newman, com vinte indicações no currículo e com dois Oscars somente!
Destaques da noite: não sei se foi graças à péssima tradução simultânea da TNT ou se realmente não foi lá essas coisas a apresentação de Anne Hathaway e James Franco (fofo, mas apagado). Tirando o vídeo de abertura com eles interagindo com os filmes indicados, o que mais chamou a atenção foi o desfile de roupas da Anne Hathaway. Vários!! Outra coisa: as aparições surpresas de Billy Crystal e Kirk Douglas (pai de Michael Douglas), este último com 94 anos, fez o pessoal cair na gargalhada; Zachary Levi (da série "Chuck") cantando ao lado de Mandy Moore, até que mandou bem; a parte das trilhas sonoras que o pessoal mais lembra, cantarolei a de 'Dirty Dancing' e 'Titanic', inesquecíveis! Até o presidente Obama deu a opinião dele; rolou homenagem a filmes clássicos, mas achei tão fraco; a montagem dos filmes indicados a Melhor do Ano ficou bem legal, e além dos spoilers, mostrava que "O Discurso do Rei" iria se dar bem; e no fim, um coral de crianças de um colégio americano cantarolando no palco, com orquestra e todos os vencedores da noite. Tá, destaque negativo: "Bravura Indômita" entrou com 10 indicações e saiu de mãos completamente vazias! Ouch.
Bem, depois de conferir os que estavam indicados, veja quem foram os vencedores da 83º cerimônia do Oscar e fique no aguardo do post 2 com os figurinos mais belos, estranhos, os galãs da festa e muito mais fotos pra você curtir!
MELHOR FILME "O Discurso do Rei"
MELHOR ATOR Colin Firth ("O Discurso do Rei")
MELHOR ATRIZ Natalie Portman ("Cisne Negro")
MELHOR DIRETOR Tom Hooper ("O Discurso do Rei")
MELHOR ATOR COADJUVANTE Christian Bale ("O Vencedor")
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE Melissa Leo ("O Vencedor")
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL David Seidler ("O Discurso do Rei")
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO Aaron Sorkin ("A Rede Social")
MELHOR ANIMAÇÃO "Toy Story 3"
MELHOR FILME ESTRANGEIRO "Em um Mundo Melhor" (Holanda)
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE "Alice no País das Maravilhas"
MELHOR FOTOGRAFIA "A Origem"
MELHOR MONTAGEM "A Rede Social"
MELHOR EFEITOS VISUAIS "A Origem"
MELHOR TRILHA SONORA Trent Reznor e Atticus Ross ("A Rede Social")
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL "We Belong Together" - Randy Newman ("Toy Story 3")
MELHOR EDIÇÃO DE SOM "A Origem"
MELHOR MIXAGEM DE SOM "A Origem"
MELHOR FIGURINO "Alice no País das Maravilhas"
MELHOR MAQUIAGEM "O Lobisomem"
MELHOR DOCUMENTÁRIO "Trabalho Interno"
MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM "Strangers no More"
MELHOR CURTA-METRAGEM "God of Love"
MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM "The Lost Thing"