E aí pessoas! Quem o que foi dia 13? O rockeiros de plantão já devem estar por dentro, pois foi o Dia do Rock! Mas como pôr um dia pra um estilo de música né? Todo dia qualquer um pode ouvir um rock'n roll. Mas esse dia tem um significado bem bacana.
O Dia Mundial do Rock foi instituído em 1985, quando eu nem estava por esse mundo ainda, graças a a um festival chamado "Live Aid", que aconteceu na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Organizado pelo músico Bob Geldof, o evento era para arrecadar fundos para as vítimas da fome na Etiópia e teve entre as atrações nomes como: Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e claro, sempre eles, os humanitários do U2. Mas além de arrecadarem uma grana pra quem precisa, o concerto tbém produziu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", que reuniu cantores como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).
Mas a coisa não acabou por aí, pois a partir de 2005, o festival recebeu o nome de "Live 8", assumindo uma postura até mais política, já que o evento aconteceu nos países integrantes do G-8, além da África do Sul e tinha por objetivo pedir para que os países credores perdoassem a dívida dos países africanos afetados pela fome, o que nem deveria precisar pedir né, mas, estamos falando de países que contribem para a poluição mundial, e pro aumento ainda mais do capitalismo deles, então...
Enfim, no já "Live 8" realizado em 2005 estavam grandes nomes do cenário internacional: REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi. Inclusive, uma vez até já passou na band, pena que eles pararam, que pena, porque é um grande show!
Mas, o Rock tem muito mais que 23 anos, já se vão mais de 50 desde as primeiras gravações, então, que tal a gente conhecer um pouco mais sobre a origem do Rock, seus estilos e algumas bandas? Então, vamos lá!
A HISTÓRIA DE PONTA A CABEÇA |
O rock and roll surgiu nos Estados Unidos nos anos 50 e vem da mistura de três gêneros musicais distintos da música americana: blues, country e jazz. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular.
ANOS 50 | Quando tudo começou...
Rock and Roll surgiu lá no sul do Estados Unidos, durande a década de 50 e se espalhou pelo mundo rapidamente, evoluindo para diversos sub-gêneros. Com muito baixo, bateria e guitarra elétrica, o ritmo se espalhou logo e caiu no gosto popular, claro que tinham aqueles que não aceitavam, já que as mocinhas tão recatadas na época, começavam a enlouquecer pelos acordes e rebolados de Johnny Cash, Elvis Presley e Jerry Lee Lewis. Os três se tornaram os pioneiros do gênero, com seus modos frenéticos de tocar, e não só pela música, mas pela vida que levaram. Ambos metidos em escândalos com mulheres, bebidas e muita, mas muita droga. Ah, não posso esquecer de outro grande nome da época, Chuck Berry e Little Richard.
Diz-se que aqui no Brasil, o primeiro disco de rock foi gravado em 1940, por Gilberto Alves. Pois é, o hit "Bonitão" tinha um solo aonde se via desde já uns metais caracterizados pelo rock, outro exemplo do rock pré-histórico aqui no Brasil foi pela canção "Dizem que sou um mau rapaz" interpretada por Francisco Alves. Uou, seremos nós brasileiros os "inventores" do rock? rsrs sabe-se lá...
Apesar das músicas de Gilberto e Francisco Alves que eu citei mais acima, o pontapé inicial do rock brasileiro foi mesmo com uma mulher! É isso aê! Nora Ney gravou o primeiro rock, "Rock around the Clock", mas esse foi um rock internacionalizado, porque o originalmente nacional veio mesmo em 57, com "Rock and Roll em Copacabana" e vcs não vão acreditar em quem gravou a música: Cauby Peixoto!!! Que louco não? Sabe o que é mais comédia? As revistas Time and Life o definiu como: O Elvis Presley Brasileiro! kkkk... só rindo mesmo. Não ficou só por isso não, em 58 foi quando surgiram os ícones do rock nacional, com os irmãos Tony e Celly Campelo e a musiquinha dela "Estúpido Cupido" ("Oh! oh! Cupido! Vê se deixa em paz. Meu coração que já não pode amar. Oh! oh! Cupido! Eu amei há muito tempo atrás. Já cansei de tanto soluçar. Hei, hei, é o fim. Oh, oh, cupido! Prá longe de mim")
Bandas Conhecidas Que Se Formaram Na Década: Golden Boys, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, Johnny Cash, Little Richard, Bo Diddley, Buddy Holly.
ANOS 60 | Juventude TransviadaBem, na década de 60, infelizmente as drogas tomaram conta de vez do rock, a popularidade veio e muitos nomes de sucesso despontaram para o mundo, assim como novos estilos. E foi marcada pelo surgimento daqueles que seriam a maior banda de rock de todos os tempos para muito, The Beatles. Com seus cabelinhos tigelinhas, os quatro jovens de Liverpool estouraram nas paradas e nos corações das jovenzinhas. Os 'Anos Rebeldes" foram marcados pela Guerra do Vietnã, o que levou a muitas manifestações pacifistas e letras com caráter político e mais uma grande banda de sucesso, até hoje: Rolling Stones, que se mantém firmes e fortes depois de mais de 40 anos de carreira! O Psicodelismo, se infiltrou na cabeça (e na veia de alguns) graças a muita maconha e LSD. Jimi Hendrix e Janis Joplin arrepiaram, e estiveram no famoso concerto Woodstock, que se tornou o símbolo do lema da época "paz e amor". Outras bandas que surgiram nessa época: he Mamas & The Papas, The Who, Pink Floyd e The Doors, com o tbém 'doidão' Jim Morrison. P.S. Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix morreram do mesmo mal: as drogas. Tiveram curtas, porém marcantes, tragetórias de sucesso, e formam o que muita gente chama de “Santíssima Trindade Trágica do Rock".
Graças ao Yeah, Yeah, Yeah dos Beatles, aqui no Brasil surgiu o Iê-Iê-Iê comendado por Roberto e Erasmo Carlos e os hits "Splish Splash", "O Calhambeque" e "É Proibido Fumar"!!! Pois é, os caras já tiveram sua fase rockeiros, pelo menos é o que eles diziam né. Eles, junto a Golden Boys, Os Incríveis, Wanderleia, Martinha, Ronnie Von, Jerry Adriani e outros, participaram da Jovem Guarda. Em 66 surgiu a Tropicália, e o deboche tomou forma e corpo, Os Mutantes e Rita Lee inovaram o gênero, e ela virou o símbolo de rock no Brasil. Ah, vcs sabiam que Kurt Cobain do Nirvana foi influenciado pelos Mutantes? Pois é, vivendo e aprendendo.
Bandas Conhecidas Que Se Formaram Na Década: The Beatles, The Beach Boys, Os Incríveis, The Rolling Stones, The Fevers, The Who, The Doors, Pink Floyd, Os Mutantes, Scorpions, Judas Priest, Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Janis Joplin, Jimi Hendrix.
ANOS 70 | A revolução do somSe na década de 60 o rock era mais direto e primitivo, voltado pra psicodelia, quando tudo isso foi acabando, o que ficou é o rock progressivo e daí vieram as bandas mais conhecidas do rock atualmente, como Pink Floyd, The Doors (Blues Rock) e The Who (Ópera Rock) e Queen. O estilo Hard Rock se fundamentou e bandas como Led Zeppelin, Deep Purple, Aerosmith, Kiss e AC/DC se tornaram tão populares que viraram conceito de rock para muitas gerações. No final dos anos 70 chegou o Punk Rock, bem contrário ao rock progressivo, que andava meio em baixa. A rebeldia tomou conta, assim como a crítica social. Ramones, Sex Pistols e The Clash surgiram daí.
A ditadura militar, os exilados, a carreira solo de sucesso de Rita Lee e o fim dos Mutantes e o surgimento do "Secos e Molhados". Em 73 foi a vez do "Maluco Beleza" Raul Seixas com seu jeitão hiponga estourar em terras brasileiras.
Bandas Conhecidas Que Se Formaram Na Década: Aerosmith, Queen, Roupa Nova, The Clash, The Cure, U2 , The Eagles, Joy Division, The Police, Whitesnake, Aborto Elétrico (Capital Inicial+Legião Urbana), AC/DC, Kiss, Ramones, Rush, Van Halen, Paralamas do Sucesso, Marillion, Iron Maiden, The Pretenders, Sex Pistols.
ANOS 80 | The best ofAgora, se teve uma época boa pro rock, eu acho que foi a década de 80, pelo menos no Brasil e nos estilos que surgiram e continuam até hoje. O New Wave foi a maneira encontrada de unir o pop e o punk, além de ter recebido influência da disco music, e de ritmos jamaicamos. Seus principais nomes foram: The Police, The Clash, The Smith, Duran Duran. O Heavy Metal, veio do hard rock, mas ganhou sua própria força e estilo próprio, surgindo muita coisa de qualidade e os famosos solos. Entre os músicos mais conhecidos desse gênero: Iron Maiden e Judas Priest. Mais rápido ainda que Heavy Metal é o Thrash Metal, onde a gritaria tomou a vez. São exemplos: Metallica, Slayer, Pantera, Blind Guardian .
Os góticos ganharam espaço próprio com o Gothic Rock e suas letras e melodias melancólicas. O Rock Alternativo ou Indie Rock procurou fugir do hard rock, trazendo coisas novas, e bandas independentes, sem aquelas gravadoras famosas na época. Hardcore é uma variante do punk, mas com muito mais barulho e até com letras mais 'políticas'. Bad Religion é um exemplo desse estilo. Falando em letras politicamente corretas, vale lembrar que no começo dos anos 80 começou a fazer sucesso os irlandeses do U2! Inclusive, lá nos EUA entrou no ar a MTV, o que só ajudou a difundir a música e o rock, claro.Como eu já tinha dito, nos anos 80 aqui no Brasil, bombou (apesar de ter sido a geração 'sexo, drogas e rock'n roll')! Além do Rock in Rio ter trazido grandes nomes do cenário internacional pra cá, grandes nomes surgiram e o estilo se popularizou por aqui. A onda rock'n roll mundial finalmente chegou com tudo aqui e muitas bandas deram o primeiro sopro de vida nesta época. Os Replicantes, Ultraje a Rigor, Capital Inicial (ex-Aborto Elétrico), Barão Vermelho (1º com Cazuza, depois com Frejat), Os Paralamas do Sucesso (ao estilo The Police), Blitz, Lulu Santos (ex-Vímana), Catedral, Nenhum de nós, Biquini Cavadão, Kid Abelha, Cazuza, Engenheiros do Hawaii, RPM, Titãs (new wave+reggae+mpb), Ira!, Lobão (ex- Blitz e Vímana), Marina Lima, Léo Jaime, Ritchie, Sepultura e Angra são sucessos internacional), Renato Russo e Legião Urbana, todos esses numa mesma época. Ainda duvidam de que foi a melhor??? Ah... pena não ter nascido a tempo de ver Cazuza cantando, ele faleceu em 1989... ah...
Bandas Conhecidas Que Se Formaram Na Década: Bad Religion, R.E.M.,Tears for Fears, Engenheiros do Hawaii,Extreme, Guns N' Roses, RPM, Barão Vermelho, Ira!, Goo Goo Dolls, No Doubt, Pixies, Radiohead, Roxette, Pantera, Ratos de Porão (do João Gordo), Slayer, Sonic Youth, Titãs, Raimundos, Oficina G3, Nirvana, Ultraje a Rigor, Metallica, Catedral, Fruto Sagrado, Camisa de Vênus, Capital Inicial, Faith No More, Kid Abelha, Legião Urbana, The Smiths, Katsbarnea, A-Ha, Biquine Cavadão, Bon Jovi, Red Hot Chili Peppers, Blur, Green Day, Live, Marilyn Manson, The Cranberries, Sepultura, Mundo Livre S/A, The Offspring
ANOS 90 | Experimentações, fusões...
Na década de 90 o rock deu uma mudada e mais uma vez, uma enchurrada de novos estilos surgiram, como o Grunge, mais voltado pro punk e representado por Nirvana, ou mais voltado para hard rock e rock alternativo, como Pearl Jam, ou como o Silverchair e seu vocalista anoréxico. Já ouviram falar em Britpop? Eu não sei direito o que é, mas Oasis e Green Day se encaixam neste gênero e Neo-Psicodelismo? São as bandas que trouxeram de volta aqueles ideiais de Paz e Amor dos anos 60, mas com um tom mais real, sem muita ingenuidade. Um grande exemplo é o U2, que veio lá do movimento punk-rock dos anos 80, e o R.E.M.
Se tem um lado bom no funk, é quando se mistura com heavy metal e gera o funk metal, que surgiu no início dos anos 90 com o Red Hot Chili Peppers. Uma forma mais 'eclética' do heavy metal pode ser o Evanescence ou System of a down, a volta das bandas de 'garagem' com o Indie Rock, como Radiohead, The Strokes, The Libertines, White Stripes. Tem o Nu Metal, pois é, mas não são rockeiros peladões não, mas sim uma mistura de rock pesado com rap ou música eletrônica (o que é mt bacana), como Linkin Park, Slipknot, P.O.D., Korn, Limp Bizkit.Tem tbém um estilo nada legal, o que leva muita gente a massacrar o rock em geral, por causa do Death Metal e Black Metal que abordam letras que falam de satanismo, guerras, assassinatos, suicídios, carnificinas, ou seja, tudo que um verdadeiro amante do bom rock não deve curtir. Rock não significa zueira, nem é 'coisa do diabo', engana-se profundamente quem pensar nisso. Mas claro, há bandas e bandas né.
Mas enfim, saindo dessa 'escuridão', temos tbém o Pop Punk, uma mistura de Punk Rock e Pop, com uma veia bem independente, e até adaptadas ao mercado atual, como essas bandas que divulgam seus materiais de grátis por aí. Exemplos desse estilo: Blink-182, Green Day, Yellowcard e até os brasucas do Strike.
A MTV chega ao Brasil e acho que os anos 90 deve ter sido o mais 'fraquinho', com bandas que mais eram pop do que rock puro, exemplos de novas bandas nesta década: Skank e sua mistura de rock e reggae, os mineirinhos do Jota Quest e Fernanda Takai com o Pato Fu. Aos poucos a coisa ficou mais diversificada, e da mistura de guitarras pesadas e percurssão veio Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.
Em 94 e 95 o humor invadiu o rock brasileiro. Raimundos era uma mistura de forró+rock, e claro, eles, os inesquecíveis Mamonas Assassinas. Apesar dos curtos cinco meses de sucesso, os garotos de Garulhos estão eternamente nos corações daqueles que riram ouvindo "Robocop Gay" ou "Pelados em Santos". Saudades....
Outros destaques: O Rappa, também reggae+rock; Charlie Brown Jr., um "skate rock" com vocais rap; Cássia Eller, com um repertório de Cazuza e Renato Russo e Los Hermanos, que surgiram com "Anna Júlia", canção pop que não combinava com a imagem intelectual da banda, mas que deu a eles um estrelato que não mais tiveram. Ícones dos anos 80 se reinventaram, como Paralamas, Barão Vermelho, Lulu Santos, Fernanda Abreu (que era do Blitz), Arnaldo Antunes (sem Titãs), Kid Abelha e Titãs. Infelizmente, Renato Russo morreu e a Legião Urbana chegou ao "fim".
Bandas Conhecidas Que Se Formaram Na Década: The Corrs, Angra, The Calling, CPM 22, Foo Fighters, Jota Quest, Mamonas Assassinas, Nickelback, Slipknot, Nação Zumbi, Oasis, Pearl Jam, Death Cab for the Cutie, 3 doors down, Charlie Brown Jr, Skank, Blink-182, The Cardigans, Korn, P.O.D., Good Charlote, Keane, Linkin Park, Pato Fu, Sixpence None The Richer, White Stripes, Reação em Cadeia, Planet Hemp, O Rappa, Detonautas, 30 Seconds to Mars, The All-American Rejects, Coldplay, Evanescence, Hateen, Limp Bizkit, Los Hermanos, Interpol, Maroon 5, The Strokes, Muse, Placebo, Silverchair, Snow Patrol, System of a down, Tihuana, Simple Plan, Fresno, Cachorro Grande.
ANOS 2000 | Novo milênio, velho somBem, se nos anos 90 o rock estava nas paradas de sucesso e mais populares do que nunca, nos anos 2000 com tanta porcalheira por aí, acabou perdendo um pouco sua força, mas não morreu e sim, se atualizou, se deixando influenciar por outros estilos musicais, mas sempre mantendo seus fundamentos. A mídia vem querendo colocar os 'novos ícones' do rock, e algumas bandas se tornaram as queridinhas, como The Vines, Interpol, Libertines, White Stripes, mas são daquelas que viram moda num instante, e depois se mantem somente em alguns grupos, sabe.
Então,falando em atualizar-se, o Indie Rock voltou com proposta diferente das décadas anteriores e surgiram nomes como: Franz Ferdinand e Arctic Monkeys. Os adolescentes tbém tiveram seu espaço com a rockeira Avril Lavigne, os meninos do Simple Plan, Fall out boy, as baladas românticas de Lifehouse, os desenhos cantores de Gorillaz, os emos invadiram com My Chemical Romance e 30 seconds to mars despontou de vez pro sucesso e muito outros nomes que agitaram as rádios.
O começo do novo milênio foi marcado pro tragédias no rock nacional. Herbert Viana sofreu acidente de helicoptero e ficou paraplégico, o que não o impediu de voltar a tocar; Marcelo Yuka do O Rappa foi baleado e tbém ficou paraplégico, abandonando a banda; Marcelo Frommer dos Titãs faleceu depois de ser atropelado e Cássia Eller tbém morreu.
Muitas mudanças nas bandas que já tinham um sucesso concretizado: Skank ficou mais Britpop; o líder dos Raimundos, Rodolfo Abrantes, se converteu a Deus e formou a banda Rodox, que não durou muito, mas ele continua "cantando". Los Hermanos mudou o estilo, alguns integrantes do Charlie Brown Jr saíram e alguns ícones do rock nos anos 80 "ressuscitaram" como: Ira! e Capital Inicial, enquanto Lobão sumia, mas entrava na era "internética", divulgando seu material na web e até em bancas de jornal! Outras novidades: Tihuana, Leela, Detonautas Roque Clube (hardcore melódico+eletro+pop), CPM 22 (harcore melódico), O Surto, NX Zero, Pitty, CSS, Strike, e muito, mas muito mais.
Bandas Conhecidas Que Se Formaram, Estão Se Formando ou Nunca Se Formarão Na Década: Leela, Lifehouse, Shaaman, Audioslave, Fall out boy, Franz Ferdinand, Gorillaz, Jet, My Chemical Romance, NX Zero, Reliente K, Arctic Monkeys, Avril Lavigne, The Killers, Panic at the Disco, Luxúria, Strike, Juliette and the Licks, Dibob, Cansei de ser sexy, Paramore, Rodox, Velvet Revolver.
P.S. Britpop é um rock com arranjos radiofônicos e os principais representantes do gênero são: Oasis e Blur, apesar das influências terem sido dos Beatles. Começou mesmo com as "bandas de garagem" influenciadas pelo Punk dos anos 70 como Muse, depois veio Travis e Coldplay abusando de pianos e mais recentemente a linha mais 'romântica' do Keane e Snow Paltrow. Bem, agora deu pra entender. rsrs
________________________________________________________________________________________
FIQUEM DE OLHO NO Blog da Lulyy* e no Super Especial Sobre O Dia Do Rock, com os 20 Melhores Hits das 20 Melhores Bandas de Todos os Tempos, ou Pelo Menos as que Eu Lembrei!!!
________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário